A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Estanley Pires.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
Resumo: Este artigo científico versa sobre a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A pesquisa teve como objetivo principal diagnosticar a realidade de inserção do cinema nas aulas de geografia da Escola e, posteriormente, discutir maneiras para a melhoria da inclusão desse recurso audiovisual nas aulas da disciplina. A utilização de filmes em sala de aula, já é uma prática relativamente difundida nas escolas, porém, a maior dificuldade talvez resida na escolha desses filmes e na maneira de como utilizá-los em sala de aula. É partindo desta perspectiva que se justifica a relevância do presente estudo. Os procedimentos metodológicos adotados foram sistematizados da seguinte maneira: a) Estudo bibliográfico; b) Contato com a escola e professores de geografia da mesma; c) Levantamento, por meio de questionários, com os professores e alunos; d) Analise e sistematização dos dados coletados no levantamento; e) Estudo e analise de gabinete. Em termos gerais, percebemos que os filmes são instrumentos pedagógicos bastante difundidos na escola do Rosário, tendo em vista que, os professores de geografia afirmaram considerar importante a utilização do mesmo e que utilizam o recurso sempre que possível em suas aulas e de maneira adequada. Quanto aos alunos, observa-se que a maioria dos entrevistados afirmou gostar de assistir filmes e que conseguem prestar mais atenção às aulas e consequentemente aprender mais quando o professor utiliza o recurso audiovisual nas aulas de Geografia.
id UFCG_900c41e5150fa9d519de648b0a90dde1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22585
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.The use of films as a pedagogical tool at Escola Nossa Senhora do Rosário in Campina Grande - PB.Ensino de GeografiaFilme como ferramenta pedagógicaCinema e educaçãoEscola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB.Geografia e cinemaRecurso didático - filmeTeaching geographyFilm as a teaching toolCinema and educationNossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB.Geography and cinemaTeaching resource - filmGeografiaEste artigo científico versa sobre a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A pesquisa teve como objetivo principal diagnosticar a realidade de inserção do cinema nas aulas de geografia da Escola e, posteriormente, discutir maneiras para a melhoria da inclusão desse recurso audiovisual nas aulas da disciplina. A utilização de filmes em sala de aula, já é uma prática relativamente difundida nas escolas, porém, a maior dificuldade talvez resida na escolha desses filmes e na maneira de como utilizá-los em sala de aula. É partindo desta perspectiva que se justifica a relevância do presente estudo. Os procedimentos metodológicos adotados foram sistematizados da seguinte maneira: a) Estudo bibliográfico; b) Contato com a escola e professores de geografia da mesma; c) Levantamento, por meio de questionários, com os professores e alunos; d) Analise e sistematização dos dados coletados no levantamento; e) Estudo e analise de gabinete. Em termos gerais, percebemos que os filmes são instrumentos pedagógicos bastante difundidos na escola do Rosário, tendo em vista que, os professores de geografia afirmaram considerar importante a utilização do mesmo e que utilizam o recurso sempre que possível em suas aulas e de maneira adequada. Quanto aos alunos, observa-se que a maioria dos entrevistados afirmou gostar de assistir filmes e que conseguem prestar mais atenção às aulas e consequentemente aprender mais quando o professor utiliza o recurso audiovisual nas aulas de Geografia.This scientific paper deals with the use of film as a pedagogical tool for teaching geography, with the object of study Primary Education State School Our Lady of the Rosary in Campina Grande-PB. The research aimed to diagnose the reality of insertion of the film in geography classes at school and then discuss ways to improve the inclusion this visual aid in class discipline. The use of films in the classroom, it is a relatively common practice in schools, however, perhaps the greatest difficulty lies in the choice of these films and the way of using them in the classroom. It is starting from this perspective that justifies the relevance of this study. The adopted methodological procedures were summarized as follows: a) bibliographic study; b) Contact with the school and geography teachers of the same; c) Survey, using questionnaires, with teachers and students; d) Review and systematization of data collected in the survey; e) Study and analysis of case. In general, we see that the films are educational tools widespread in the Rosary school, considering that, geography teachers said consider important to use the same and using the resource whenever possible in their classes and appropriately. As students, we observe that the majority of respondents stated enjoy watching movies and who can pay more attention in class and consequently learn more when the teacher uses the visual aid in Geography lessons.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.ARAÚJO, S. M. S.http://lattes.cnpq.br/6693832655779279RIBEIRO, Estanley Pires.20152021-12-17T17:54:51Z2021-12-172021-12-17T17:54:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585RIBEIRO, Estanley Pires. A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB. 2015. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T17:55:50Zoai:localhost:riufcg/22585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T17:55:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
The use of films as a pedagogical tool at Escola Nossa Senhora do Rosário in Campina Grande - PB.
title A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
spellingShingle A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
RIBEIRO, Estanley Pires.
Ensino de Geografia
Filme como ferramenta pedagógica
Cinema e educação
Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB.
Geografia e cinema
Recurso didático - filme
Teaching geography
Film as a teaching tool
Cinema and education
Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB.
Geography and cinema
Teaching resource - film
Geografia
title_short A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
title_full A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
title_fullStr A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
title_sort A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB.
author RIBEIRO, Estanley Pires.
author_facet RIBEIRO, Estanley Pires.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
ARAÚJO, S. M. S.
http://lattes.cnpq.br/6693832655779279
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Estanley Pires.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Filme como ferramenta pedagógica
Cinema e educação
Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB.
Geografia e cinema
Recurso didático - filme
Teaching geography
Film as a teaching tool
Cinema and education
Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB.
Geography and cinema
Teaching resource - film
Geografia
topic Ensino de Geografia
Filme como ferramenta pedagógica
Cinema e educação
Escola Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB.
Geografia e cinema
Recurso didático - filme
Teaching geography
Film as a teaching tool
Cinema and education
Nossa Senhora do Rosário School - Campina Grande - PB.
Geography and cinema
Teaching resource - film
Geografia
description Este artigo científico versa sobre a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A pesquisa teve como objetivo principal diagnosticar a realidade de inserção do cinema nas aulas de geografia da Escola e, posteriormente, discutir maneiras para a melhoria da inclusão desse recurso audiovisual nas aulas da disciplina. A utilização de filmes em sala de aula, já é uma prática relativamente difundida nas escolas, porém, a maior dificuldade talvez resida na escolha desses filmes e na maneira de como utilizá-los em sala de aula. É partindo desta perspectiva que se justifica a relevância do presente estudo. Os procedimentos metodológicos adotados foram sistematizados da seguinte maneira: a) Estudo bibliográfico; b) Contato com a escola e professores de geografia da mesma; c) Levantamento, por meio de questionários, com os professores e alunos; d) Analise e sistematização dos dados coletados no levantamento; e) Estudo e analise de gabinete. Em termos gerais, percebemos que os filmes são instrumentos pedagógicos bastante difundidos na escola do Rosário, tendo em vista que, os professores de geografia afirmaram considerar importante a utilização do mesmo e que utilizam o recurso sempre que possível em suas aulas e de maneira adequada. Quanto aos alunos, observa-se que a maioria dos entrevistados afirmou gostar de assistir filmes e que conseguem prestar mais atenção às aulas e consequentemente aprender mais quando o professor utiliza o recurso audiovisual nas aulas de Geografia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-12-17T17:54:51Z
2021-12-17
2021-12-17T17:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
RIBEIRO, Estanley Pires. A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB. 2015. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
identifier_str_mv RIBEIRO, Estanley Pires. A utilização de filmes como ferramenta pedagógica na Escola Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - PB. 2015. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518903234560