Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAURINO, Maria do Socorro Vieira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
Resumo: Na tentativa de analisar como se utilizar recursos cinematográficos em sala de aula, em especial nas aulas de Geografia, na ânsia de torná-la mais atrativa, esse artigo se propõe a discutir como trabalhar os conteúdos geográficos a partir de recursos midiáticos, neste caso, filmes de animação. Acreditamos que esta seja uma proposta metodológica significativa capaz de auxiliar o professor no processo do ensino-aprendizagem na educação básica. Para tanto, usamos autores como Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), dentro outros como aporte teórico e nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa para a prática empírica. Esta se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily – CAIC - Campina Grande-PB como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/subprojeto Geografia.
id UFCG_7cc6369a50f7b00f6579f3e037be265e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22588
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.Animation films as a didactic resource for teaching Geography in basic education.Ensino de GeografiaFilme como recurso didáticoRecurso didático filmeCinema e educaçãoFilmes de animação e ensino de GeografiaGeografia escolarRecursos cinematográficos - sala de aulaTeaching geographyFilm as a teaching resourceFilm teaching resourceCinema and educationAnimation Films and Geography TeachingSchool geographyCinematic Resources - ClassroomGeografiaNa tentativa de analisar como se utilizar recursos cinematográficos em sala de aula, em especial nas aulas de Geografia, na ânsia de torná-la mais atrativa, esse artigo se propõe a discutir como trabalhar os conteúdos geográficos a partir de recursos midiáticos, neste caso, filmes de animação. Acreditamos que esta seja uma proposta metodológica significativa capaz de auxiliar o professor no processo do ensino-aprendizagem na educação básica. Para tanto, usamos autores como Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), dentro outros como aporte teórico e nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa para a prática empírica. Esta se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily – CAIC - Campina Grande-PB como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/subprojeto Geografia.In the attempt to analyse how o use cinematographic resources in the classroom, especially in geography classes, this article proposes to discuss how to work the geographic content from media resources, in this case, animated movies. We belive this is a significant methodological proposal capable of helping the teacher in the teaching-learning process in basic education. To do so, we use authors as Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), and other theoretical support and we base ourselves on the assumptions of qualitative research to empirical use. This took placr in the state middle and high school Jose Joffily -CAICCampina Grande-PB as part of the activities developed in the program of establishing the teaching initiation scholarship -PIBID/ Geography Subproject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDIAS, Angélica Mara de Lima.DIAS, A. M. L.http://lattes.cnpq.br/7174712865881726LAURINO, Maria do Socorro Vieira.2015-11-112021-12-17T18:14:42Z2021-12-172021-12-17T18:14:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588LAURINO, Maria do Socorro Vieira. Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T18:15:09Zoai:localhost:riufcg/22588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T18:15:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
Animation films as a didactic resource for teaching Geography in basic education.
title Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
spellingShingle Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
LAURINO, Maria do Socorro Vieira.
Ensino de Geografia
Filme como recurso didático
Recurso didático filme
Cinema e educação
Filmes de animação e ensino de Geografia
Geografia escolar
Recursos cinematográficos - sala de aula
Teaching geography
Film as a teaching resource
Film teaching resource
Cinema and education
Animation Films and Geography Teaching
School geography
Cinematic Resources - Classroom
Geografia
title_short Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
title_full Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
title_fullStr Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
title_full_unstemmed Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
title_sort Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica.
author LAURINO, Maria do Socorro Vieira.
author_facet LAURINO, Maria do Socorro Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Angélica Mara de Lima.
DIAS, A. M. L.
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726
dc.contributor.author.fl_str_mv LAURINO, Maria do Socorro Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Filme como recurso didático
Recurso didático filme
Cinema e educação
Filmes de animação e ensino de Geografia
Geografia escolar
Recursos cinematográficos - sala de aula
Teaching geography
Film as a teaching resource
Film teaching resource
Cinema and education
Animation Films and Geography Teaching
School geography
Cinematic Resources - Classroom
Geografia
topic Ensino de Geografia
Filme como recurso didático
Recurso didático filme
Cinema e educação
Filmes de animação e ensino de Geografia
Geografia escolar
Recursos cinematográficos - sala de aula
Teaching geography
Film as a teaching resource
Film teaching resource
Cinema and education
Animation Films and Geography Teaching
School geography
Cinematic Resources - Classroom
Geografia
description Na tentativa de analisar como se utilizar recursos cinematográficos em sala de aula, em especial nas aulas de Geografia, na ânsia de torná-la mais atrativa, esse artigo se propõe a discutir como trabalhar os conteúdos geográficos a partir de recursos midiáticos, neste caso, filmes de animação. Acreditamos que esta seja uma proposta metodológica significativa capaz de auxiliar o professor no processo do ensino-aprendizagem na educação básica. Para tanto, usamos autores como Pontuscka (2007), Carvalho (1925), Albuquerque (2011), Dias (2013), dentro outros como aporte teórico e nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa para a prática empírica. Esta se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily – CAIC - Campina Grande-PB como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/subprojeto Geografia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
2021-12-17T18:14:42Z
2021-12-17
2021-12-17T18:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
LAURINO, Maria do Socorro Vieira. Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
identifier_str_mv LAURINO, Maria do Socorro Vieira. Filmes de animação como recurso didático para o ensino de Geografia na educação básica. 2015. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518912671744