O ensino de gramática e a formação docente: a inovação/conservação influenciando a prática pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Rosa Maria da Silva.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2589
Resumo: O fato de o ensino de gramática ser um dos principais desafios a ser enfrentado pelos professores que se preocupam em dar um sentido funcional ao estudo da Gramática na sala de aula, despertou-nos o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre esse ensino, enquanto saber. Enquanto um saber que vem sendo estudado, ensinado e criticado há muito tempo. Um saber que tem uma trajetória histórica cujo conhecimento pode servir para a compreensão do seu desenvolvimento atual e da persistência de determinadas práticas de ensino antiquadas e ineficazes que, apesar das criticas, perduram até os dias atuais. Um saber que atravessa o tempo mantendo-se quase inalterável na prática de ensino de professores de gerações completamente diferentes. Esse interesse é consequência de uma inquietação adquirida por nós ao longo da leitura de trabalhos académicos (Travaglia, 1996; Possenti, 1998; Antunes, 2003) que, para discutir o modo como esse conteúdo é abordado em sala de aula, ora focam o olhar analítico no próprio manual de gramática, ora direcionam esse olhar aos procedimentos metodológicos adotados/ou a serem adotados pelo professor durante a aula. Não encontramos, todavia, nesses trabalhos, registro de um enfoque que buscasse compreender a construção desse saber ao longo do tempo, e que influência essa sua trajetória pode ter no modo como esse saber é tratado nas escolas. A fim de refletirmos sobre a construção desse saber, realizamos um estudo de caso com uma professora de Língua Portuguesa que leciona há 18 anos em uma escola pública de Campina Grande, e cujo perfil delineia uma profissional que está continuamente se formando. Entre os cursos de atualização, destacamos o curso de formação continuada dos Parâmetros em Ação (PA), por ela ter sido a única professora da área a concluí-lo. Como embasamento teórico, fizemos uma retrospectiva histórica sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil do século XVI ao XXI, e abordamos os estudos teórico-metodológicos vigentes, atualmente, sobre o ensino da gramática (Moura Neves, 2002); (PCN, 1998) etc. . Além desse arcabouço teórico, abordamos estudos reflexivos (Tardif, 2000), (Signorini, 2007) etc. acerca dos saberes docentes mobilizados na prática pedagógica e que contribuem para compreendêla e interpretá-la. Somando-se a esses estudos, também recorremos à noção de Memória, na perspectiva da História oral (Albert, 2004), (Pollak, 1992); (Menezes, 1983); e da Análise do Discurso (Orlandi, 2005), na intenção de (re)constituir a possível matriz de percepções, de apreciações e de ações (re)construída pela professora ao longo de sua formação. Constatamos que o saber (os saberes), relativo(s) a procedimentos teórico-metodológicos do ensino gramatical que influencia(m) a prática da professora, é um saber (saberes) constituído(s) tanto pela conservação como pela inovação desse ensino. E esse(s) saber(es) - juntos, imbricados - influencia(m) a sua prática pedagógica de modo que se pode configurar o seu saber-fazer/ensinar gramática como o entrelaçamento da Conservação x Inovação, 'fruto' da trajetória de formação inicial e continuada dessa professora.
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Um saber que atravessa o tempo mantendo-se quase inalterável na prática de ensino de professores de gerações completamente diferentes. Esse interesse é consequência de uma inquietação adquirida por nós ao longo da leitura de trabalhos académicos (Travaglia, 1996; Possenti, 1998; Antunes, 2003) que, para discutir o modo como esse conteúdo é abordado em sala de aula, ora focam o olhar analítico no próprio manual de gramática, ora direcionam esse olhar aos procedimentos metodológicos adotados/ou a serem adotados pelo professor durante a aula. Não encontramos, todavia, nesses trabalhos, registro de um enfoque que buscasse compreender a construção desse saber ao longo do tempo, e que influência essa sua trajetória pode ter no modo como esse saber é tratado nas escolas. A fim de refletirmos sobre a construção desse saber, realizamos um estudo de caso com uma professora de Língua Portuguesa que leciona há 18 anos em uma escola pública de Campina Grande, e cujo perfil delineia uma profissional que está continuamente se formando. Entre os cursos de atualização, destacamos o curso de formação continuada dos Parâmetros em Ação (PA), por ela ter sido a única professora da área a concluí-lo. Como embasamento teórico, fizemos uma retrospectiva histórica sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil do século XVI ao XXI, e abordamos os estudos teórico-metodológicos vigentes, atualmente, sobre o ensino da gramática (Moura Neves, 2002); (PCN, 1998) etc. . Além desse arcabouço teórico, abordamos estudos reflexivos (Tardif, 2000), (Signorini, 2007) etc. acerca dos saberes docentes mobilizados na prática pedagógica e que contribuem para compreendêla e interpretá-la. Somando-se a esses estudos, também recorremos à noção de Memória, na perspectiva da História oral (Albert, 2004), (Pollak, 1992); (Menezes, 1983); e da Análise do Discurso (Orlandi, 2005), na intenção de (re)constituir a possível matriz de percepções, de apreciações e de ações (re)construída pela professora ao longo de sua formação. Constatamos que o saber (os saberes), relativo(s) a procedimentos teórico-metodológicos do ensino gramatical que influencia(m) a prática da professora, é um saber (saberes) constituído(s) tanto pela conservação como pela inovação desse ensino. E esse(s) saber(es) - juntos, imbricados - influencia(m) a sua prática pedagógica de modo que se pode configurar o seu saber-fazer/ensinar gramática como o entrelaçamento da Conservação x Inovação, 'fruto' da trajetória de formação inicial e continuada dessa professora.The fact that grammar teaching is one of the main challenges to be faced by teachers who mind to give a functional meaning to the grammar study in schools roused us an interest to develop a research on this teaching as knowledge. As a knowledge that has being studied, taught and critisized for a long time. A knowledge that has a historie trajectory which acquaintance can serve to the comprehension of its present development and of the persisence of certain antiquated and useless teaching practices which, spite of the critics, endure until nowadays. A knowledge that crosses over time keeping itself almost unaltered in teaching practice of teachers from completely different generations. Such interest is a consequence of a disquiet acquired along reading of academic works (TRAVAGLIA, 1996; POSSENTI, 1998; ANTUNES, 2003) which, to discuss the way how the content is approached in classroons, now focus their analytic look to the grammar manual, now direct their look to the methodological procedures adopted/ or to be adopted by the teacher during the class. However we haven't found any registration of a focus which search for understanding the construction of this knowledge along time and what influence that trajectory can have in the way how this knowledge is treated in schools. To materialize this aim we accomplish a case study with a teacher of Portuguese who teaches for 18 years in a public school in Campina Grande city, whose profile designs a professional who is continually forming herself. Among the up-to-dating courses we highlight the continuous formation course of Parâmetros em Ação (PA), for she had been the only one who concluded it. As theoretical base, we made a historie retrospective on the teaching of Portugese in Brazil from XVI to XXI centuries and we apporache the actual methodologic-theoretic studies on grammar teaching (MOURA NEVES, 2002); (PCN, 1998) etc. Besides such theoretical framework, we approached reflexive studies (TARDIF, 2000), (SIGNORINI, 2007) etc. relating the teaching knowledge mobilized pedagogic practice and which contribute to understand it and interpret it. Adding to such studies, we went back over to the notion of Memory, in Oral History prespective (ALBERT, 2004), (POLLAK, 1992), (MENEZES, 1983); and to Discourse Analysis (ORLANDI, 2005) with the intention to (re)built the possible matrix os perceptions, appreciations and actions (re)built by the teacher along her formation. We ascertain that the knowledge related to methodologic-theoretic procedures of the grammatical teaching which influence the teacher's practice is a knowledge constituted both by conservation amd inovation of such teaching. And these knowledge _ together, overllaping _influence her pedagogical practice, so that it configurate her know-how-to-do/ how-to-teach grammar as the interlacement of Conservation X Inovation, consequence of that teacher's continuous and initial formation trajectory.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson LuizRAFAEL, E.L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358ARAÚJO, Denise Lino.PIETRI, Emerson.MEDEIROS, Rosa Maria da Silva.2008-072019-01-24T16:01:02Z2019-01-242019-01-24T16:01:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2589MEDEIROS, Rosa Maria da Silva. 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