Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9167
Resumo: O maior representante dos programas de transferência de renda no Brasil é o Programa Bolsa Família (PBF), criado em 2003. Sabe-se que este programa prioriza a titularidade a mulher e, portanto, não ignora a relação pobreza e gênero, os limites do empoderamento e a autonomia das mulheres. A exploração das mulheres e suas dificuldades se dão desde o seu papel histórico e as responsabilidades aliadas ao tipo de qualificação profissional requerida pelo mercado, feito que contribui para o aumento das suas dificuldades em busca do empoderamento. Como instrumento para a conquista deste empoderamento, a Educação Popular, através da estruturação de grupos, pode ser uma estratégia para este propósito. Dessa forma, compreender a perspectiva de empoderamento das mulheres deste programa em um estudo de caso é o objetivo a que se propôs este trabalho, e justifica-se a partir da experiência vivenciada em atividades desenvolvidas em um projeto de extensão voltado a práticas em Educação Popular com mulheres do PBF. Para tanto, buscou-se abordar por meio de entrevistas narrativas a história de vida dessas mulheres titulares e sua percepção do empoderamento. A pesquisa contou com a colaboração de seis entrevistadas. A análise foi feita pelo método de Schütze (1977; 1983) que visa à reconstrução dos eventos e processos biográficos do narrador. Os resultados encontrados apontaram para três categorias que tentam dialogar sobre os aspectos que construíram essa percepção: (1) mulheres do Bolsa Família e os caminhos para o empoderamento; (2) Grupo de Educação Popular e o viver junto;(3) a emancipação como perspectiva de mudança de vida pelas mulheres. Espera-se que os resutados colaborem para o empoderamento pessoal dessas mulheres, assim como consequência para o fortalecimento das escolhas alimentares no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada.
id UFCG_9037b7c0a551283e9eb58fac1d47bf77
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9167
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.Personal empowerment of women holders of family scholarship program in the context of popular education.Empoderamiento personal de mujeres titulares del programa Bolsa Família en el contexto de la educación popular.MulheresBolsa FamíliaEducação PopularMujeresMujerBeca familiaEducación popularNutriçãoO maior representante dos programas de transferência de renda no Brasil é o Programa Bolsa Família (PBF), criado em 2003. Sabe-se que este programa prioriza a titularidade a mulher e, portanto, não ignora a relação pobreza e gênero, os limites do empoderamento e a autonomia das mulheres. A exploração das mulheres e suas dificuldades se dão desde o seu papel histórico e as responsabilidades aliadas ao tipo de qualificação profissional requerida pelo mercado, feito que contribui para o aumento das suas dificuldades em busca do empoderamento. Como instrumento para a conquista deste empoderamento, a Educação Popular, através da estruturação de grupos, pode ser uma estratégia para este propósito. Dessa forma, compreender a perspectiva de empoderamento das mulheres deste programa em um estudo de caso é o objetivo a que se propôs este trabalho, e justifica-se a partir da experiência vivenciada em atividades desenvolvidas em um projeto de extensão voltado a práticas em Educação Popular com mulheres do PBF. Para tanto, buscou-se abordar por meio de entrevistas narrativas a história de vida dessas mulheres titulares e sua percepção do empoderamento. A pesquisa contou com a colaboração de seis entrevistadas. A análise foi feita pelo método de Schütze (1977; 1983) que visa à reconstrução dos eventos e processos biográficos do narrador. Os resultados encontrados apontaram para três categorias que tentam dialogar sobre os aspectos que construíram essa percepção: (1) mulheres do Bolsa Família e os caminhos para o empoderamento; (2) Grupo de Educação Popular e o viver junto;(3) a emancipação como perspectiva de mudança de vida pelas mulheres. Espera-se que os resutados colaborem para o empoderamento pessoal dessas mulheres, assim como consequência para o fortalecimento das escolhas alimentares no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada.El más representativo de los programas de transferencia de renta en el Brasil es el Programa Bolsa Familia (PBF), creado en 2003. Se sabe que este programa reconoce las mujeres como sus titulares de derecho y, por lo tanto, no ignora la relación pobreza y género, los límites de el empoderamiento y la autonomía de las mujeres. La explotación de las mujeres y sus dificultades se dan desde el papel histórico asignado a ellas y sus responsabilidades relacionadas con el tipo de calificación profesional requerida por el mercado, hecho que contribuye para el aumento de las dificultades en la búsqueda de empoderamiento. Como una herramienta para el logro de este empoderamiento, la Educación Popular, por medio de la construcción de grupos, puede ser una estrategia para este propósito. Por lo tanto, comprender la perspectiva de empoderamiento de las mujeres que son titulares por derecho de este programa en un estudio de caso es la meta que se ha fijado para esa investigación, en el principio un proyecto de extensión universitário dirigido a prácticas en Educación Popular con mujeres del PBF. Con este fin, se buscó abordar a través de entrevistas narrativas la historia de vida de estas mujeres y su percepción del empoderamiento. La investigación contó con la colaboración de seis personas entrevistadas. El análisis se realizó por el método Schütze (1977; 1983) destinado a la reconstrucción de los hechos y los procesos biográficos narrador. Los resultados señalaron tres categorías que tratan de hablar de los aspectos que construyeron esta percepción: (1) mujeres del Bolsa Família y las rutas de acceso al empoderamiento; (2) grupo de Educación Popular y el vivir juntos; (3) la emancipación como perspectiva de cambio en la vida de las mujeres. Se espera que los resultados colaboren para el desarrollo del empoderamiento personal de estas mujeres, y así, por consecuencia, para el fortificación de la Seguridad Alimentaria y Nutricional y para el Derecho Humano a la Alimentación Adecuada.El mayor representante de los programas de transferencia de renta en Brasil es el Programa Bolsa Família (PBF), creado en 2003. Se sabe que este programa prioriza la propiedad de las mujeres y, por lo tanto, no ignora la relación entre pobreza y género, los límites del empoderamiento y empoderamiento de la mujer. La explotación de la mujer y sus dificultades surgen de su papel y responsabilidades históricas aliadas al tipo de calificación profesional requerida por el mercado, hecho que contribuye para el aumento de sus dificultades en la búsqueda de empoderamiento. Como instrumento para lograr este empoderamiento, la Educación Popular, a través de la estructuración de grupos, puede ser una estrategia para este propósito. De esta forma, comprender la perspectiva de empoderamiento de las mujeres de este programa en un estudio de caso es el objetivo de este trabajo, y se justifica a partir de la experiencia vivida en actividades desarrolladas en un proyecto de extensión enfocado a prácticas en Educación Popular con mujeres PBF . Para ello, buscamos abordar a través de entrevistas narrativas la historia de vida de estas mujeres titulares y su percepción de empoderamiento. La investigación contó con la colaboración de seis entrevistados. El análisis se llevó a cabo utilizando el método de Schütze (1977; 1983) que tiene como objetivo reconstruir los acontecimientos y procesos biográficos del narrador. Los resultados encontrados apuntaron a tres categorías que tratan de hablar sobre los aspectos que construyeron esa percepción: (1) las mujeres de Bolsa Família y los caminos hacia el empoderamiento; (2) Grupo de Educación Popular y convivencia, (3) la emancipación como perspectiva de cambio de vida de las mujeres. Se espera que los resultados colaboren para el empoderamiento personal de estas mujeres, así como una consecuencia para el fortalecimiento de las opciones alimentarias en el ámbito de la Seguridad Alimentaria y Nutricional y el Derecho Humano a la Alimentación Adecuada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.PESSOA, V. V. Bhttp://lattes.cnpq.br/8060112428857185SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.MEDEIROS, Michellehttp://lattes.cnpq.br/1788932483645882SOUSA, Luciana Maria Pereira de.MORAIS, Nuara Freire.OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de.20152019-11-13T17:27:51Z2019-11-132019-11-13T17:27:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9167OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de. Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular. 2015. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-14T17:00:14Zoai:localhost:riufcg/9167Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-14T17:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
Personal empowerment of women holders of family scholarship program in the context of popular education.
Empoderamiento personal de mujeres titulares del programa Bolsa Família en el contexto de la educación popular.
title Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
spellingShingle Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de.
Mulheres
Bolsa Família
Educação Popular
Mujeres
Mujer
Beca familia
Educación popular
Nutrição
title_short Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
title_full Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
title_fullStr Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
title_full_unstemmed Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
title_sort Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular.
author OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de.
author_facet OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
PESSOA, V. V. B
http://lattes.cnpq.br/8060112428857185
SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.
MEDEIROS, Michelle
http://lattes.cnpq.br/1788932483645882
SOUSA, Luciana Maria Pereira de.
MORAIS, Nuara Freire.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de.
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Bolsa Família
Educação Popular
Mujeres
Mujer
Beca familia
Educación popular
Nutrição
topic Mulheres
Bolsa Família
Educação Popular
Mujeres
Mujer
Beca familia
Educación popular
Nutrição
description O maior representante dos programas de transferência de renda no Brasil é o Programa Bolsa Família (PBF), criado em 2003. Sabe-se que este programa prioriza a titularidade a mulher e, portanto, não ignora a relação pobreza e gênero, os limites do empoderamento e a autonomia das mulheres. A exploração das mulheres e suas dificuldades se dão desde o seu papel histórico e as responsabilidades aliadas ao tipo de qualificação profissional requerida pelo mercado, feito que contribui para o aumento das suas dificuldades em busca do empoderamento. Como instrumento para a conquista deste empoderamento, a Educação Popular, através da estruturação de grupos, pode ser uma estratégia para este propósito. Dessa forma, compreender a perspectiva de empoderamento das mulheres deste programa em um estudo de caso é o objetivo a que se propôs este trabalho, e justifica-se a partir da experiência vivenciada em atividades desenvolvidas em um projeto de extensão voltado a práticas em Educação Popular com mulheres do PBF. Para tanto, buscou-se abordar por meio de entrevistas narrativas a história de vida dessas mulheres titulares e sua percepção do empoderamento. A pesquisa contou com a colaboração de seis entrevistadas. A análise foi feita pelo método de Schütze (1977; 1983) que visa à reconstrução dos eventos e processos biográficos do narrador. Os resultados encontrados apontaram para três categorias que tentam dialogar sobre os aspectos que construíram essa percepção: (1) mulheres do Bolsa Família e os caminhos para o empoderamento; (2) Grupo de Educação Popular e o viver junto;(3) a emancipação como perspectiva de mudança de vida pelas mulheres. Espera-se que os resutados colaborem para o empoderamento pessoal dessas mulheres, assim como consequência para o fortalecimento das escolhas alimentares no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-13T17:27:51Z
2019-11-13
2019-11-13T17:27:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9167
OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de. Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular. 2015. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9167
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mário Marcio Eufrasio de. Empoderamento pessoal de mulheres titulares do programa bolsa família no contexto da educação popular. 2015. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413091430400