Agenda ambiental na administração pública: possibilidades e desafios de implementação no campus de Limoeiro do Norte do IFCE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AQUINO, Francisco Diogenilson Almeida de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21063
Resumo: Esta Dissertação aborda questões ligadas à sustentabilidade, ao desenvolvimento sustentável e à responsabilidade socioambiental, voltadas para o âmbito da administração pública. Em busca da sustentabilidade, todos os atores, sejam sociais, institucionais ou organizacionais assumem papéis relevantes. Isto se sobressai, sobretudo, na administração pública, com a função de formulação e execução de políticas públicas com objetivo de promover a cultura da sustentabilidade. No Brasil, uma política pública que visa difundir a sustentabilidade na própria administração pública é a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Desse modo, o objetivo desta dissertação foi analisar as possibilidades e desafios de implantação das diretrizes e eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no contexto das atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus de Limoeiro do Norte. Esta pesquisa buscou colaborar com a construção de uma administração pública voltada para práticas de gestão que visem a redução do desperdício, a administração adequada dos resíduos gerados e a utilização apropriada dos recursos naturais, humanos e econômicos disponíveis. Este estudo apresenta a natureza de pesquisa aplicada, uma vez que buscou produzir conhecimentos para aplicação prática, orientados à solução de problemas específicos, quanto à implantação da A3P em instituições federais de ensino. Quanto aos objetivos, a pesquisa se classifica como descritiva e adotou o estudo de caso como método de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se pautou na abordagem mista (qualitativa e quantitativa). As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa documental, questionário, entrevista semiestruturada. Foram usadas as seguintes técnicas de análise: análise estatística descritiva, análise de conteúdo e triangulação de dados. Por meio da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 20192023 do IFCE, identificou-se que as diretrizes organizacionais são pautadas em ações de sustentabilidade socioambiental. Conforme os resultados obtidos com as análises dos dados coletados por meio da aplicação do questionário com os servidores e com a realização das entrevistas com os gestores, concluiu-se que, apesar de não ter adesão formal ao Programa A3P, o IFCE – campus de Limoeiro do Norte desenvolve práticas socioambientais sustentáveis que estão em conformidade com os seis eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Em relação aos desafios encontrados para implantação de práticas sustentáveis no IFCE – campus de Limoeiro do Norte, identificou-se dificuldades de natureza administrativa e de natureza cultural, ressaltando-se como principais desafios a falta de conhecimento e treinamento dos atores a respeito de ações de sustentabilidade e a inexistência de políticas institucionais voltadas para a sustentabilidade. A partir das análises dos resultados obtidos neste estudo, identificou-se potencial para o IFCE – campus de Limoeiro do Norte aderir e implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), considerando as ações sustentáveis já desenvolvidas na instituição e o interesse dos gestores em implementar o Programa na unidade.
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No Brasil, uma política pública que visa difundir a sustentabilidade na própria administração pública é a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Desse modo, o objetivo desta dissertação foi analisar as possibilidades e desafios de implantação das diretrizes e eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no contexto das atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus de Limoeiro do Norte. Esta pesquisa buscou colaborar com a construção de uma administração pública voltada para práticas de gestão que visem a redução do desperdício, a administração adequada dos resíduos gerados e a utilização apropriada dos recursos naturais, humanos e econômicos disponíveis. Este estudo apresenta a natureza de pesquisa aplicada, uma vez que buscou produzir conhecimentos para aplicação prática, orientados à solução de problemas específicos, quanto à implantação da A3P em instituições federais de ensino. Quanto aos objetivos, a pesquisa se classifica como descritiva e adotou o estudo de caso como método de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se pautou na abordagem mista (qualitativa e quantitativa). As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa documental, questionário, entrevista semiestruturada. Foram usadas as seguintes técnicas de análise: análise estatística descritiva, análise de conteúdo e triangulação de dados. Por meio da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 20192023 do IFCE, identificou-se que as diretrizes organizacionais são pautadas em ações de sustentabilidade socioambiental. Conforme os resultados obtidos com as análises dos dados coletados por meio da aplicação do questionário com os servidores e com a realização das entrevistas com os gestores, concluiu-se que, apesar de não ter adesão formal ao Programa A3P, o IFCE – campus de Limoeiro do Norte desenvolve práticas socioambientais sustentáveis que estão em conformidade com os seis eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Em relação aos desafios encontrados para implantação de práticas sustentáveis no IFCE – campus de Limoeiro do Norte, identificou-se dificuldades de natureza administrativa e de natureza cultural, ressaltando-se como principais desafios a falta de conhecimento e treinamento dos atores a respeito de ações de sustentabilidade e a inexistência de políticas institucionais voltadas para a sustentabilidade. A partir das análises dos resultados obtidos neste estudo, identificou-se potencial para o IFCE – campus de Limoeiro do Norte aderir e implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), considerando as ações sustentáveis já desenvolvidas na instituição e o interesse dos gestores em implementar o Programa na unidade.This Dissertation addresses issues related to sustainability, sustainable development, and socioenvironmental responsibility, aimed at the scope of public administration. In search of sustainability, all actors, whether social, institutional or organizational, play relevant roles. That stands out, mainly, in public administration, with the function of formulating and executing public policies focused on promoting a culture of sustainability. In Brazil, a public policy that aims to spread sustainability in the public administration itself is the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). Thus, the objective of this dissertation was to analyze the possibilities and challenges of implementing the guidelines and thematic axes of the Environmental Agenda in Public Administration (A3P) within the context of the activities of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Ceará (IFCE) – Limoeiro do Norte Campus. This research sought to collaborate with the construction of a public administration focused on management practices aimed at reducing waste, the proper administration of generated waste, and the appropriate use of the natural, human, and economic resources available. This study presents the nature of applied research, as it sought to produce knowledge for practical application, aimed at solving specific problems, regarding the implementation of A3P in federal educational institutions. As for the objectives, the research is classified as descriptive, and adopted the case study as a research method. As for the procedures, the research was based on a mixed approach (qualitative and quantitative). The research techniques used were: document research, questionnaire, and semistructured interview. The following analysis techniques were used: descriptive statistical analysis, content analysis, and data triangulation. Through the documentary analysis of the IFCE Institutional Development Plan (PDI) 20192023, it was identified that the organizational guidelines are based on social and environmental sustainability actions. According to the results obtained from the analysis of the data collected through the application of the questionnaire with the public servants, and the interviews with the managers, it was concluded that, in spite of not having formal adherence to the A3P Program, the IFCE Campus in Limoeiro do Norte develops sustainable socioenvironmental practices that comply with the six thematic axes of the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). Regarding the challenges encountered in implementing sustainable practices on the IFCE Campus in Limoeiro do Norte, administrative and cultural difficulties were identified, with the main challenges being the lack of knowledge and training of actors regarding sustainability actions, and the lack of institutional policies aimed at sustainability. From the analysis of the results obtained in this study, the potential for the IFCE Campus in Limoeiro do Norte to adhere and implement the Environmental Agenda in Public Administration (A3P) was identified, by considering the sustainable actions already developed in the institution, and the managers’ interest in implementing the Program on the campus.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGMOTTA, Verônica Macário de Oliveira.MOTTA, V. M. O.ALMEIDA, Vera Lúcia de.ALMEIDA, V. L.BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.BARBOTIN, M. A. S. P.AQUINO, Francisco Diogenilson Almeida de.2021-08-172021-09-09T21:29:42Z2021-09-092021-09-09T21:29:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21063AQUINO, Francisco Diogenilson Almeida de. Agenda ambiental na administração pública: possibilidades e desafios de implementação no campus de Limoeiro do Norte do IFCE. 2021. 214f. : il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). 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