A educação na cidade de Baixio - CE: ontem e hoje.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisca Benilda de Santiago.
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13811
Resumo: Após a experiência vivida durante o estágio supervisionado, onde tive oportunidade de evidenciar questões por mim colocadas no início deste trabalho concluo o seguinte: a) O processo educacional da cidade de Baixio desenvolvido até o ano de 1992 (ONTEM) ocorria de maneira bastante alheia, ou seja, incoerente com a realidade da comunidade. Chega mesmo a apontar a inexistência de uma relação pedagógica na escola. O mais elementar não havia, que era um(a) Secretário(a) da Educação e, mesmo coma sua Criação pela Lei 196/91 de 14 de outubro de 1991 a situação não alterou, uma vez que, não houve nomeação de um Secretário para assumir esse cargo, ou seja, a Educação na cidade de Baixio se manteve desde a criação do OME ocorrendo de forma insatisfatória onde se constatava de um lado uma prática educativa tradicional e conservadora sujeitando o homem a valores e normas pré-determinadas, de outro lado a falta de engajamento não somente do aluno, como também da sua família e ainda da comunidade. Vale ressa1tar que, não foi somente a inexistência de uma Secretaria que não fez a Educação de Baixio uma Educação de qualidade, coerente com a realidade de todos, mas sim, a falta de conscientização de todos, principalmente dos "educadores", no sentido de lutar por melhoria do ensino; da comunidade no sentido de cobrar dos Administradores Públicos, os seus direitos e falta de conscientização e vontade política dos administradores, pois para que se tenha uma Educação de qualidade e necessário muita vontade política por parte dos administradores. b) O processo educativo da cidade de Baixio desenvolvido apart ir do início de 1993 (HOJE), vem ocorrendo de maneira mais comprometida e participativa, o que nos permite afirmar que se existe participação, existe preocupação com a qualidade do ensino; em treinar professores: extinguir multisseriado; engajar a comunidade a escola, etc. A Educação em Baixio, hoje, está melhor porque a postura da Secretaria e do Prefeito estão coerente com a realidade. Porém, para se chegar a um processo educativo de qualidade é preciso muita força de vontade e compromisso por parte de todos que fazem a Educação do Município, pois nem só do Prefeito e da Secretaria dependera o sucesso desse processo. Toda a comunidade tem a sua parcela de compromisso a ser cumprida. Portanto, e necessário que o Prefeito tenha vontade política de melhorar a qualidade do ensino, que a Secretaria seja participativa e comprometida com a causa, que os professores procurem realmente assumir a sua responsabi1idade, que os alunos procurem participar com mais intensidade do processo ensino-aprendizagem, enfim, que haja um intercambio maior entre Secretaria X Escola X Comunidade, o que para isso necessita que se desencadeie um processo de conscientização, o que, pelo que pude observar, este é um dos projetos que já está em fase de desenvolvimento no município. Enfim, apartir desta constatação chego a sugerir para melhoria da Educação da cidade de Baixio.
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spelling NÓBREGA, Ana Maria.SOUSA, Ana Maria Nóbrega de.NÓBREGA, Ana Maria.http://lattes.cnpq.br/3407833890425604SANTOS, Francisca Benilda de Santiago.Após a experiência vivida durante o estágio supervisionado, onde tive oportunidade de evidenciar questões por mim colocadas no início deste trabalho concluo o seguinte: a) O processo educacional da cidade de Baixio desenvolvido até o ano de 1992 (ONTEM) ocorria de maneira bastante alheia, ou seja, incoerente com a realidade da comunidade. Chega mesmo a apontar a inexistência de uma relação pedagógica na escola. O mais elementar não havia, que era um(a) Secretário(a) da Educação e, mesmo coma sua Criação pela Lei 196/91 de 14 de outubro de 1991 a situação não alterou, uma vez que, não houve nomeação de um Secretário para assumir esse cargo, ou seja, a Educação na cidade de Baixio se manteve desde a criação do OME ocorrendo de forma insatisfatória onde se constatava de um lado uma prática educativa tradicional e conservadora sujeitando o homem a valores e normas pré-determinadas, de outro lado a falta de engajamento não somente do aluno, como também da sua família e ainda da comunidade. Vale ressa1tar que, não foi somente a inexistência de uma Secretaria que não fez a Educação de Baixio uma Educação de qualidade, coerente com a realidade de todos, mas sim, a falta de conscientização de todos, principalmente dos "educadores", no sentido de lutar por melhoria do ensino; da comunidade no sentido de cobrar dos Administradores Públicos, os seus direitos e falta de conscientização e vontade política dos administradores, pois para que se tenha uma Educação de qualidade e necessário muita vontade política por parte dos administradores. b) O processo educativo da cidade de Baixio desenvolvido apart ir do início de 1993 (HOJE), vem ocorrendo de maneira mais comprometida e participativa, o que nos permite afirmar que se existe participação, existe preocupação com a qualidade do ensino; em treinar professores: extinguir multisseriado; engajar a comunidade a escola, etc. A Educação em Baixio, hoje, está melhor porque a postura da Secretaria e do Prefeito estão coerente com a realidade. Porém, para se chegar a um processo educativo de qualidade é preciso muita força de vontade e compromisso por parte de todos que fazem a Educação do Município, pois nem só do Prefeito e da Secretaria dependera o sucesso desse processo. Toda a comunidade tem a sua parcela de compromisso a ser cumprida. Portanto, e necessário que o Prefeito tenha vontade política de melhorar a qualidade do ensino, que a Secretaria seja participativa e comprometida com a causa, que os professores procurem realmente assumir a sua responsabi1idade, que os alunos procurem participar com mais intensidade do processo ensino-aprendizagem, enfim, que haja um intercambio maior entre Secretaria X Escola X Comunidade, o que para isso necessita que se desencadeie um processo de conscientização, o que, pelo que pude observar, este é um dos projetos que já está em fase de desenvolvimento no município. Enfim, apartir desta constatação chego a sugerir para melhoria da Educação da cidade de Baixio.After the experience I had during the supervised internship, where I had the opportunity to highlight issues raised by me at the beginning of this work, I conclude the following: a) The educational process in the city of Baixio developed up to 1992 (YESTERDAY) took place in a very foreign way, that is, inconsistent with the reality of the community. It even goes so far as to point out that there is no pedagogical relationship at school. There was not the most elementary, who was a Secretary of Education and, even with his Creation by Law 196/91 of October 14, 1991 the situation did not change, since there was no appointment of a Secretary to assume this position, that is, Education in the city of Baixio has been maintained since the creation of the OME, occurring in an unsatisfactory way, on the one hand, a traditional and conservative educational practice was found subjecting man to predetermined values ​​and norms, on the other the lack of engagement not only by the student, but also by his family and the community. It is worth mentioning that it was not only the inexistence of a Secretariat that did not make Baixio Education a quality education, consistent with the reality of all, but rather the lack of awareness of all, especially the "educators", in the sense of strive for better teaching; of the community in order to demand from the Public Administrators, their rights and lack of awareness and political will from the administrators, because in order to have a quality education and much political will is needed by the administrators. b) The educational process in the city of Baixio developed since the beginning of 1993 (TODAY), has been taking place in a more committed and participatory way, which allows us to affirm that if there is participation, there is a concern with the quality of teaching; in training teachers: extinguish multi-series; engaging the community, school, etc. Education in Baixio, today, is better because the position of the Secretariat and the Mayor are consistent with reality. However, in order to reach a quality educational process, it takes a lot of willpower and commitment on the part of everyone who does the Municipal Education, as it is not only the Mayor and the Secretariat will depend on the success of this process. The whole community has its share of commitment to be fulfilled. Therefore, it is necessary that the Mayor has the political will to improve the quality of education, that the Secretariat is participatory and committed with the cause, that teachers really try to assume their responsibility, that students try to participate more intensively in the teaching-learning process, in short, that there is a greater exchange between Secretariat X School X Community, which for that it needs to trigger an awareness process, which, as far as I could see, this is one of the projects that is already under development in the municipality. Anyway, from this observation I suggest to improve Education in the city of BaixioSubmitted by Girlene Lourenço (girlene_100@hotmail.com) on 2020-08-06T19:42:43Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCA BENILDA DE SANTIAGO SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1993.PDF: 8709878 bytes, checksum: c5a8e628ae27a10be77924285bc2bc94 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-06T19:42:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCA BENILDA DE SANTIAGO SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1993.PDF: 8709878 bytes, checksum: c5a8e628ae27a10be77924285bc2bc94 (MD5) Previous issue date: 1993-09Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.EducaçãoSupervisão EscolarProcesso educacional - Baixio - CEEnsino - aprendizagemEducationSchool SupervisionEducational Process - Baixio - CETeaching - LearningA educação na cidade de Baixio - CE: ontem e hoje.Education in the city of Baixio - CE: yesterday and today.1993-092020-08-06T19:42:43Z2020-08-062020-08-06T19:42:43Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13811SANTOS, Francisca Benilda de Santiago. A educação na cidade de Baixio - CE: ontem e hoje.1993. 64f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCISCA BENILDA DE SANTIAGO SANTOS. RELATÓRIO PEDAGOGIA. CFP 1993.pdfFRANCISCA BENILDA DE SANTIAGO SANTOS. RELATÓRIO PEDAGOGIA. 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