“Isso é Esparta”: Esparta e espartanos sob a película cinematográfica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cleyton Tavares da Silveira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37015
Resumo: Nossa proposta parte no sentido de pensarmos como o cinema, como compositor de imagens que criam certo tipo de arquivo visual, produz uma realidade, e como esta composição é fruto de práticas discursivas para produzir determinados elementos na sociedade atual, para tanto nos utilizaremos do exemplo de Esparta e Espartanos. Como este regime políade que existira na bacia mediterrânica até meados do início da Era Cristã é até a atualidade visto e revisto tanto através da historiografia quanto da cinematografia, pautadamente estadunidense dos séculos XX e XXI; para tanto analisaremos dois casos: o épico The 300 Spartans de Rudolph Maté de 1962, e 300 de Zack Snyder de 2007. Procuraremos observar os filmes a partir de três vieses analíticos: o contexto no quais foram produzidos; a composição dramática e recursos visuais utilizados; e por fim, as particularidades, individualidades que fazem destes filmes únicos em suas composições.
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