A produção textual no Ensino Fundamental: pelo direito à palavra.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/229 |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “Produção textual no Ensino Fundamental: pelo direito à palavra”, procura refletir, expor e/ou evidenciar a escrita como prática social relevante, bem como averiguar a problemática que circunda as práticas de produção textual no Ensino Fundamental, observando-se o trabalho educativo realizado em duas escolas pertencentes a rede pública de ensino (Municipal). Ressaltamos a importância funcional da escola no processamento da escrita para o desenvolvimento linguístico e as relações sociais dos indivíduos, bem como destacar o seu papel enquanto instância mediadora do desenvolvimento de competências inerentes à produção escrita. Utilizou-se, além de um referencial teórico, uma pesquisa de campo, a fim de detectar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na produção de textos, considerando-se, igualmente, o trabalho didático-pedagógico do educador para com essa atividade dentro dos contextos de ensino público. Portanto, esta pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e aplicada, teve, também, o objetivo de diagnosticar e categorizar as principais dificuldades de aprendizagem detectadas nas produções de texto escrito das duas turmas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais do estado da Paraíba. Após este diagnóstico, realizou uma intervenção com o intuito de comprovar, através do procedimento sequência didática, que o ensino de produção textual escrita, se bem planejado, estudado e aplicado resultará em resultados eficazes. Para isso, as teorias defendidas por Schneuwly e Dolz (2013), foram de suma importância para a realização deste momento. Com base nos estudos realizados, inferi-se que a maioria dos alunos enfrentam dificuldades em exporem suas idéias, porque, dentre outras razões, não possuem o hábito da leitura e que, são expostos a práticas de escrita ineficientes. Mas, quando se realiza um trabalho que valorize a escrita do aluno, feito de forma planejada, antes, durante e após o processo, a prática de produção textual escrita se torna bem mais significativa para os envolvidos neste processo. A sequência didática pôde proporcionar aos alunos o seu direito, de fato, à palavra. |
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A produção textual no Ensino Fundamental: pelo direito à palavra.The textual production in Elementary School: by the right to the word.Produção textualEscrita - ensinoEnsino da lingua portuguesaEscola e escritaReading and writing strategiesPortuguese language teachingSchool and writingLetras.O presente trabalho, intitulado “Produção textual no Ensino Fundamental: pelo direito à palavra”, procura refletir, expor e/ou evidenciar a escrita como prática social relevante, bem como averiguar a problemática que circunda as práticas de produção textual no Ensino Fundamental, observando-se o trabalho educativo realizado em duas escolas pertencentes a rede pública de ensino (Municipal). Ressaltamos a importância funcional da escola no processamento da escrita para o desenvolvimento linguístico e as relações sociais dos indivíduos, bem como destacar o seu papel enquanto instância mediadora do desenvolvimento de competências inerentes à produção escrita. Utilizou-se, além de um referencial teórico, uma pesquisa de campo, a fim de detectar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na produção de textos, considerando-se, igualmente, o trabalho didático-pedagógico do educador para com essa atividade dentro dos contextos de ensino público. Portanto, esta pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e aplicada, teve, também, o objetivo de diagnosticar e categorizar as principais dificuldades de aprendizagem detectadas nas produções de texto escrito das duas turmas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais do estado da Paraíba. Após este diagnóstico, realizou uma intervenção com o intuito de comprovar, através do procedimento sequência didática, que o ensino de produção textual escrita, se bem planejado, estudado e aplicado resultará em resultados eficazes. Para isso, as teorias defendidas por Schneuwly e Dolz (2013), foram de suma importância para a realização deste momento. Com base nos estudos realizados, inferi-se que a maioria dos alunos enfrentam dificuldades em exporem suas idéias, porque, dentre outras razões, não possuem o hábito da leitura e que, são expostos a práticas de escrita ineficientes. Mas, quando se realiza um trabalho que valorize a escrita do aluno, feito de forma planejada, antes, durante e após o processo, a prática de produção textual escrita se torna bem mais significativa para os envolvidos neste processo. A sequência didática pôde proporcionar aos alunos o seu direito, de fato, à palavra.The present work, entitled "textual production in fundamental teaching: for the right to word," seeks to reflect expose and / or evidence writing as relevant social practice, as well as ascertain the problems surrounding textual production practices in elementary school, watching -if the educational work carried out in two schools belonging to the public school teaching (Municipal). We jut the functional importance of the school in the writing processing for language development and social relations of individuals as well as detach its role as a mediator instance skills development inherent in the written production. Was used, and a theoretical referential, a camp research in order to detect the main difficulties presented by the students in the production of texts, considering also the didactic and pedagogical work of the teacher for this activity within the contexts of public education. So this research, of nature exploratory, qualitative and applied had also, in order to diagnose and categorize the main learning difficulties detected in the text productions written of the two classes of students in 9th grade of elementary school from two public schools the state of Paraiba. After this diagnosis, an intervention performed with the intention to establish, through the following teaching procedure, the production of teaching written text, if well designed, studied and applied result in effective results. For this, the theories defended by Schneuwly and Dolz (2013), were of paramount importance for the realization of this moment. Based on studies, it infer that most students face difficulties in exposing their ideas, because, among other reasons, do not have the habit of reading and that are exposed to inefficient writing practices. But when performing a job that improve student writing, done in a planned manner, before, during and after the process, the practice of textual production writing becomes more significant for those involved in this process. The didactic sequence could provide students their right, indeed the word.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCOSTA, Onireves Monteiro da.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828SILVA, Sônia Maria Cândido da.SILVA, Geranilde Costa e.SILVA, Pedro Alves da.2015-08-312018-01-10T16:33:28Z2018-01-102018-01-10T16:33:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/229SILVA, Pedro Alves da. Produção textual no Ensino Fundamental: pelo direito à palavra. 2015. 165p. 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