Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto.
id UFCG_937c1b504a87596960edd9c2c85e25ec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28691
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers.Avaliação - escrita de língua portuguesaPrática avaliativa - professores de língua portuguesaCorrigindo textos - professores de língua portuguesaProfessores de língua portuguesa - avaliação de textos escritosConcepção de escrita - professores de língua portuguesaCorreção de escrita - professores de língua portuguesaLinguística aplicadaRedação escolarAvaliação escolarAssessment - Portuguese language writingEvaluative practice - Portuguese language teachersCorrecting texts - Portuguese language teachersPortuguese language teachers - evaluation of written textsConception of writing - Portuguese language teachersWriting correction - Portuguese language teachersApplied LinguisticsSchool writingSchool evaluationLinguísticaO presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.FELICIANO, Glenda Hilnada Meira.FELICIANO, G. H. M.ARAÚJO, Regina Maria Alves de.2018-022023-01-06T18:38:56Z2023-01-062023-01-06T18:38:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T18:39:33Zoai:localhost:riufcg/28691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T18:39:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers.
title Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
spellingShingle Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
Avaliação - escrita de língua portuguesa
Prática avaliativa - professores de língua portuguesa
Corrigindo textos - professores de língua portuguesa
Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos
Concepção de escrita - professores de língua portuguesa
Correção de escrita - professores de língua portuguesa
Linguística aplicada
Redação escolar
Avaliação escolar
Assessment - Portuguese language writing
Evaluative practice - Portuguese language teachers
Correcting texts - Portuguese language teachers
Portuguese language teachers - evaluation of written texts
Conception of writing - Portuguese language teachers
Writing correction - Portuguese language teachers
Applied Linguistics
School writing
School evaluation
Linguística
title_short Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
title_full Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
title_fullStr Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
title_full_unstemmed Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
title_sort Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
author ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
author_facet ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Márcia Candeia.
RODRIGUES, M. C.
FELICIANO, Glenda Hilnada Meira.
FELICIANO, G. H. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação - escrita de língua portuguesa
Prática avaliativa - professores de língua portuguesa
Corrigindo textos - professores de língua portuguesa
Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos
Concepção de escrita - professores de língua portuguesa
Correção de escrita - professores de língua portuguesa
Linguística aplicada
Redação escolar
Avaliação escolar
Assessment - Portuguese language writing
Evaluative practice - Portuguese language teachers
Correcting texts - Portuguese language teachers
Portuguese language teachers - evaluation of written texts
Conception of writing - Portuguese language teachers
Writing correction - Portuguese language teachers
Applied Linguistics
School writing
School evaluation
Linguística
topic Avaliação - escrita de língua portuguesa
Prática avaliativa - professores de língua portuguesa
Corrigindo textos - professores de língua portuguesa
Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos
Concepção de escrita - professores de língua portuguesa
Correção de escrita - professores de língua portuguesa
Linguística aplicada
Redação escolar
Avaliação escolar
Assessment - Portuguese language writing
Evaluative practice - Portuguese language teachers
Correcting texts - Portuguese language teachers
Portuguese language teachers - evaluation of written texts
Conception of writing - Portuguese language teachers
Writing correction - Portuguese language teachers
Applied Linguistics
School writing
School evaluation
Linguística
description O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02
2023-01-06T18:38:56Z
2023-01-06
2023-01-06T18:38:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
identifier_str_mv ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744567419797504