Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto. |
id |
UFCG_937c1b504a87596960edd9c2c85e25ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28691 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico.Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers.Avaliação - escrita de língua portuguesaPrática avaliativa - professores de língua portuguesaCorrigindo textos - professores de língua portuguesaProfessores de língua portuguesa - avaliação de textos escritosConcepção de escrita - professores de língua portuguesaCorreção de escrita - professores de língua portuguesaLinguística aplicadaRedação escolarAvaliação escolarAssessment - Portuguese language writingEvaluative practice - Portuguese language teachersCorrecting texts - Portuguese language teachersPortuguese language teachers - evaluation of written textsConception of writing - Portuguese language teachersWriting correction - Portuguese language teachersApplied LinguisticsSchool writingSchool evaluationLinguísticaO presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.FELICIANO, Glenda Hilnada Meira.FELICIANO, G. H. M.ARAÚJO, Regina Maria Alves de.2018-022023-01-06T18:38:56Z2023-01-062023-01-06T18:38:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T18:39:33Zoai:localhost:riufcg/28691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T18:39:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. Correcting texts: a study on the evaluative writing practice of primary school LP teachers. |
title |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. |
spellingShingle |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Avaliação - escrita de língua portuguesa Prática avaliativa - professores de língua portuguesa Corrigindo textos - professores de língua portuguesa Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos Concepção de escrita - professores de língua portuguesa Correção de escrita - professores de língua portuguesa Linguística aplicada Redação escolar Avaliação escolar Assessment - Portuguese language writing Evaluative practice - Portuguese language teachers Correcting texts - Portuguese language teachers Portuguese language teachers - evaluation of written texts Conception of writing - Portuguese language teachers Writing correction - Portuguese language teachers Applied Linguistics School writing School evaluation Linguística |
title_short |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. |
title_full |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. |
title_fullStr |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. |
title_full_unstemmed |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. |
title_sort |
Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. |
author |
ARAÚJO, Regina Maria Alves de. |
author_facet |
ARAÚJO, Regina Maria Alves de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Márcia Candeia. RODRIGUES, M. C. FELICIANO, Glenda Hilnada Meira. FELICIANO, G. H. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Regina Maria Alves de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação - escrita de língua portuguesa Prática avaliativa - professores de língua portuguesa Corrigindo textos - professores de língua portuguesa Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos Concepção de escrita - professores de língua portuguesa Correção de escrita - professores de língua portuguesa Linguística aplicada Redação escolar Avaliação escolar Assessment - Portuguese language writing Evaluative practice - Portuguese language teachers Correcting texts - Portuguese language teachers Portuguese language teachers - evaluation of written texts Conception of writing - Portuguese language teachers Writing correction - Portuguese language teachers Applied Linguistics School writing School evaluation Linguística |
topic |
Avaliação - escrita de língua portuguesa Prática avaliativa - professores de língua portuguesa Corrigindo textos - professores de língua portuguesa Professores de língua portuguesa - avaliação de textos escritos Concepção de escrita - professores de língua portuguesa Correção de escrita - professores de língua portuguesa Linguística aplicada Redação escolar Avaliação escolar Assessment - Portuguese language writing Evaluative practice - Portuguese language teachers Correcting texts - Portuguese language teachers Portuguese language teachers - evaluation of written texts Conception of writing - Portuguese language teachers Writing correction - Portuguese language teachers Applied Linguistics School writing School evaluation Linguística |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo apontar quais as práticas e conceitos de avaliação e correção de escrita estão adotados pelos professores do ensino básico, assim como as concepções de língua(gem) subjacentes a tais práticas. Está pesquisa concretiza-se a partir coleta de dados em campo, através da aplicação de questionários, o paradigma de análise que seguimos foi o de fundo qualitativo interpretativista. Tivemos como colaboradores, professores da rede pública de ensino que atuassem no ensino básico, na disciplina de Língua Portuguesa e que fossem graduados em Letras – Língua Portuguesa. Utilizamos como principal aporte teórico os estudos levantados por Serafini (1989) e Ruiz (2001) a respeito das técnicas de correção de escrita, assim como os estudos de Luckesi (2011) e Suassuna (2012) a respeito de avaliação de escrita. Para as questões ligadas a concepção de escrita e língua(gem) nos norteamos a partir dos estudos de Gerldi (1984), Ivanic (2004) e Koch e Elias (2010). A análise de dados se deu a partir de quatro critérios de análise, que nortearam as respostas dadas aos questionamentos feitos aos professores. O primeiro e segundo critérios se direcionaram respectivamente para as concepções e objetos de ensino de escrita assumidos pelos professores, assim como o terceiro e quarto para as práticas de avaliação e correção. A partir destes critérios pudemos observar que os sujeitos assumem concepções de escrita enquanto gênero, habilidade, processo e prática político-social. No tocante as práticas de avaliação, foi possível perceber que ao avaliar, a grande maioria dos sujeitos considera o todo textual, deixando de lado erros localizados – ortográficos e gramaticais- com foco em questões semânticas e estruturais do textos. Já ao nos voltarmos para as práticas de correção, observamos um movimento contrário: os professores afirmaram que corrigiam principalmente as inadequações ortográficas e gramaticais, havendo pouquíssimas referências a aspectos que ultrapassassem a superfície do texto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02 2023-01-06T18:38:56Z 2023-01-06 2023-01-06T18:38:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Regina Maria Alves de. Corrigindo textos: um estudo sobre a prática avaliativa de escrita dos professores de LP do ensino básico. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744567419797504 |