O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Danilo de Sousa.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286
Resumo: A presente pesquisa realizou um estudo acerca do uso das tecnologias educacionais em duas escolas públicas locadas na cidade de São Domingos, município situado no sertão do estado da Paraíba (PB). O problema da pesquisa foi: Como se dá o uso das tecnologias educacionais em sala de aula pelos professores das escolas públicas do município de São Domingos PB? O objetivo geral da pesquisa foi: compreender como os professores das escolas públicas de São Domingos-PB estão utilizando tecnologias educacionais em sala de aula, e também teve como objetivos específicos: analisar como está se dando o uso pedagógico por parte dos professores das tecnologias educacionais nas duas escolas; identificar se há adequação na instituição que permita a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula pelos docentes e refletir como se dá a prática dos professores frente às tecnologias educacionais em ambas as instituições. A fundamentação teórica teve base nos estudos de Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) e Pretto (2013). E como fundamentação metodológica a pesquisa foi de abordagem qualitativa e exploratória (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o instrumento de coleta de dados foi: a aplicação de um questionário semiestruturado com dois professores de cada instituição. Os resultados provenientes da pesquisa apontaram que, apesar das qualificações dos professores para atuarem frente às tecnologias educacionais, ainda existem dificuldades quanto à disponibilização de equipamentos que possibilitem um eficiente uso dessas tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que as Escolas públicas de São Domingos em conjunto com as autoridades superiores, invistam mais no uso das tecnologias educacionais e na formação dos professores para atuarem com elas. Os resultados apontam a essa necessidade escancarada nas escolas, uma maior disponibilização de equipamentos tecnológicos tornará tanto o ensino remoto como o presencial, mais interessante e consequentemente mais eficiente.
id UFCG_9428d41ba1d3188c2a1f492dbe92722f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19286
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.The use of educational technologies in two schools in the city of São Domingos-PB.Tecnologias educacionaisEnsino-aprendizagemEscolaEducaçãoEducational technologiesTeaching-learningSchoolEducationEducação.A presente pesquisa realizou um estudo acerca do uso das tecnologias educacionais em duas escolas públicas locadas na cidade de São Domingos, município situado no sertão do estado da Paraíba (PB). O problema da pesquisa foi: Como se dá o uso das tecnologias educacionais em sala de aula pelos professores das escolas públicas do município de São Domingos PB? O objetivo geral da pesquisa foi: compreender como os professores das escolas públicas de São Domingos-PB estão utilizando tecnologias educacionais em sala de aula, e também teve como objetivos específicos: analisar como está se dando o uso pedagógico por parte dos professores das tecnologias educacionais nas duas escolas; identificar se há adequação na instituição que permita a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula pelos docentes e refletir como se dá a prática dos professores frente às tecnologias educacionais em ambas as instituições. A fundamentação teórica teve base nos estudos de Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) e Pretto (2013). E como fundamentação metodológica a pesquisa foi de abordagem qualitativa e exploratória (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o instrumento de coleta de dados foi: a aplicação de um questionário semiestruturado com dois professores de cada instituição. Os resultados provenientes da pesquisa apontaram que, apesar das qualificações dos professores para atuarem frente às tecnologias educacionais, ainda existem dificuldades quanto à disponibilização de equipamentos que possibilitem um eficiente uso dessas tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que as Escolas públicas de São Domingos em conjunto com as autoridades superiores, invistam mais no uso das tecnologias educacionais e na formação dos professores para atuarem com elas. Os resultados apontam a essa necessidade escancarada nas escolas, uma maior disponibilização de equipamentos tecnológicos tornará tanto o ensino remoto como o presencial, mais interessante e consequentemente mais eficiente.This research will carry out a study about the use of educational technologies in two public schools located in the city of São Domingos, a municipality located in the hinterland of the state of Paraíba (PB). The research problem will be: How is the use of educational technologies in the classroom by teachers from public schools in the city of São Domingos PB? The general objective of the research will be: to understand how teachers from public schools in São Domingos-PB are using educational technologies in the classroom, and will also have as specific objectives: to analyze how pedagogical use is taking place by teachers of educational technologies in both schools; to identify if there is adequacy in the institution that allows the use of educational technologies in the classroom by teachers and to reflect on how teachers practice in relation to educational technologies in both institutions. The theoretical basis will be based on the studies of Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) and Pretto (2013). And as a methodological basis, the research will be of a qualitative and exploratory approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), the data collection instrument will be: the application of a semi-structured questionnaire with two professors from each institution. The results from the research pointed out that, despite the teachers' qualifications to provide freight to educational technologies, there are still difficulties regarding the availability of equipment that enables an efficient use of these technologies for the benefit of the teaching and learning process. In view of the results presented, it is essential that the public schools of São Domingos, together with the higher authorities, invest more in the use of educational technologies and in the training of teachers to work with them. The results point to this gaping need in schools, a greater availability of technological equipment will make both remote and face-to-face teaching more interesting and consequently more efficient.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SOUSA, Rozilene Lopes de.SILVA, Danilo de Sousa.2020-06-102021-06-08T13:26:16Z2021-06-082021-06-08T13:26:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286SILVA, Danilo de Sousa. O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T19:26:55Zoai:localhost:riufcg/19286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T19:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
The use of educational technologies in two schools in the city of São Domingos-PB.
title O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
spellingShingle O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
SILVA, Danilo de Sousa.
Tecnologias educacionais
Ensino-aprendizagem
Escola
Educação
Educational technologies
Teaching-learning
School
Education
Educação.
title_short O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
title_full O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
title_fullStr O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
title_full_unstemmed O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
title_sort O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
author SILVA, Danilo de Sousa.
author_facet SILVA, Danilo de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Danilo de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educacionais
Ensino-aprendizagem
Escola
Educação
Educational technologies
Teaching-learning
School
Education
Educação.
topic Tecnologias educacionais
Ensino-aprendizagem
Escola
Educação
Educational technologies
Teaching-learning
School
Education
Educação.
description A presente pesquisa realizou um estudo acerca do uso das tecnologias educacionais em duas escolas públicas locadas na cidade de São Domingos, município situado no sertão do estado da Paraíba (PB). O problema da pesquisa foi: Como se dá o uso das tecnologias educacionais em sala de aula pelos professores das escolas públicas do município de São Domingos PB? O objetivo geral da pesquisa foi: compreender como os professores das escolas públicas de São Domingos-PB estão utilizando tecnologias educacionais em sala de aula, e também teve como objetivos específicos: analisar como está se dando o uso pedagógico por parte dos professores das tecnologias educacionais nas duas escolas; identificar se há adequação na instituição que permita a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula pelos docentes e refletir como se dá a prática dos professores frente às tecnologias educacionais em ambas as instituições. A fundamentação teórica teve base nos estudos de Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) e Pretto (2013). E como fundamentação metodológica a pesquisa foi de abordagem qualitativa e exploratória (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o instrumento de coleta de dados foi: a aplicação de um questionário semiestruturado com dois professores de cada instituição. Os resultados provenientes da pesquisa apontaram que, apesar das qualificações dos professores para atuarem frente às tecnologias educacionais, ainda existem dificuldades quanto à disponibilização de equipamentos que possibilitem um eficiente uso dessas tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que as Escolas públicas de São Domingos em conjunto com as autoridades superiores, invistam mais no uso das tecnologias educacionais e na formação dos professores para atuarem com elas. Os resultados apontam a essa necessidade escancarada nas escolas, uma maior disponibilização de equipamentos tecnológicos tornará tanto o ensino remoto como o presencial, mais interessante e consequentemente mais eficiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
2021-06-08T13:26:16Z
2021-06-08
2021-06-08T13:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286
SILVA, Danilo de Sousa. O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286
identifier_str_mv SILVA, Danilo de Sousa. O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744494748237824