Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassis, Fabiana [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192669
Resumo: Esta tese de doutorado tem como principal objetivo uma análise dos relatos de pesquisas em educação ambiental, relacionadas ao contexto escolar, e que problematizam, de alguma forma, a questão da cidadania. Entre os principais focos desta investigação, o trabalho pretende explorar as palavras, ou conjunto de palavras que, nas teses e dissertações, estabelecem relações de sentido com o termo cidadania, além de explorar os sentidos que são passíveis de serem mobilizados quando consideramos o papel da educação, educação ambiental e da escola no processo de formação da cidadania. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, com foco na análise das teses e dissertações identificadas e selecionadas no Banco EArte e que se voltam para a temática em questão. A partir de uma aproximação com o referencial teórico metodológico bakhtiniano, no qual o diálogo é entendido como característica fundante da interação discursiva, esta pesquisa toma como material de análise os enunciados presentes nas teses e dissertações nos quais o termo cidadania é explorado. O processo de análise dos textos das teses e dissertações nos permitiram apontar para um conjunto de palavras associadas ao termo cidadania, tais como, participação, direitos e deveres, autonomia e emancipação, cidadania ambiental, cidadania planetária, e cidadania ecológica / ecocidadania. No que diz respeito aos sentidos passíveis de serem mobilizados em relação ao papel da educação e da educação ambiental no processo de formação da cidadania, exploramos as possibilidades que são levantadas para a Educação / EA como processo de transformação social, como uma prática educativa crítica e libertadora; e para as possibilidades que se abrem para a formação da cidadania ambiental, planetária e ecológica; além disso, explora-se as possibilidades da pedagogia crítica do lugar; do pertencimento, do direito à participação e a necessária dimensão axiológica vinculada a esses processos. Quanto ao papel da escola nesse processo, as pesquisas consideram a instituição escolar enquanto uma importante instituição social, embora não a única, no desenvolvimento de valores sociais e ambientais e na capacitação do aluno enquanto sujeito reflexivo sobre seu ambiente e realidade, além de enfatizarem, também, as dificuldades e os desafios que a escola ainda precisa superar, sendo que alguns textos das teses e dissertações relacionam tais desafios às novas exigências do mundo e à necessidade de adequação por parte das escolas. Considerando o conjunto dos textos analisados, evidenciamos, também, uma dificuldade relacionada à falta de circulação tanto intracoletiva quanto intercoletiva de ideias e os problemas que isso acarreta para a construção do campo de pesquisa em educação ambiental.
id UNSP_a5d2ce4617e9b776e034fe2ec67652a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192669
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileirasEnvironmental education and citizenship: an analysis from brazilian theses and dissertationsEducaçãoEducação ambientalEscolaCidadaniaTeses e dissertações em educação ambientalEducationEnvironmental educationSchoolCitizenshipTheses and dissertations on environmental educationEsta tese de doutorado tem como principal objetivo uma análise dos relatos de pesquisas em educação ambiental, relacionadas ao contexto escolar, e que problematizam, de alguma forma, a questão da cidadania. Entre os principais focos desta investigação, o trabalho pretende explorar as palavras, ou conjunto de palavras que, nas teses e dissertações, estabelecem relações de sentido com o termo cidadania, além de explorar os sentidos que são passíveis de serem mobilizados quando consideramos o papel da educação, educação ambiental e da escola no processo de formação da cidadania. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, com foco na análise das teses e dissertações identificadas e selecionadas no Banco EArte e que se voltam para a temática em questão. A partir de uma aproximação com o referencial teórico metodológico bakhtiniano, no qual o diálogo é entendido como característica fundante da interação discursiva, esta pesquisa toma como material de análise os enunciados presentes nas teses e dissertações nos quais o termo cidadania é explorado. O processo de análise dos textos das teses e dissertações nos permitiram apontar para um conjunto de palavras associadas ao termo cidadania, tais como, participação, direitos e deveres, autonomia e emancipação, cidadania ambiental, cidadania planetária, e cidadania ecológica / ecocidadania. No que diz respeito aos sentidos passíveis de serem mobilizados em relação ao papel da educação e da educação ambiental no processo de formação da cidadania, exploramos as possibilidades que são levantadas para a Educação / EA como processo de transformação social, como uma prática educativa crítica e libertadora; e para as possibilidades que se abrem para a formação da cidadania ambiental, planetária e ecológica; além disso, explora-se as possibilidades da pedagogia crítica do lugar; do pertencimento, do direito à participação e a necessária dimensão axiológica vinculada a esses processos. Quanto ao papel da escola nesse processo, as pesquisas consideram a instituição escolar enquanto uma importante instituição social, embora não a única, no desenvolvimento de valores sociais e ambientais e na capacitação do aluno enquanto sujeito reflexivo sobre seu ambiente e realidade, além de enfatizarem, também, as dificuldades e os desafios que a escola ainda precisa superar, sendo que alguns textos das teses e dissertações relacionam tais desafios às novas exigências do mundo e à necessidade de adequação por parte das escolas. Considerando o conjunto dos textos analisados, evidenciamos, também, uma dificuldade relacionada à falta de circulação tanto intracoletiva quanto intercoletiva de ideias e os problemas que isso acarreta para a construção do campo de pesquisa em educação ambiental.This doctoral thesis has as main objective an analysis of the reports of researches in environmental education, related to the school context, and that somehow complicate the citizenship issue. Among the main focuses of this research, the work intends to explore the words, or set of words that, in theses and dissertations, establish relations of meaning with the term citizenship, in addition to exploring the senses that can be mobilized when we consider the role of education, environmental education and the school in the process of citizenship formation. The research was carried out through documentary analysis, focused on the analysis of the theses and dissertations, identified and selected at Banco EArte, and that turn to the matter in question. Based on a semantic analysis approach, the work focuses mainly on the dialogue present in theses and dissertations, so it uses as a theoretical-methodological reference the Bakhtinian perspective, which considers dialogue as the most important form of discursive interaction. The process of analyzing the texts of theses and dissertations allowed us to point to a set of words, associated with the term citizenship, such as participation, rights and duties, autonomy and emancipation, environmental citizenship, planetary citizenship, and ecological citizenship / ecocity. Regarding to the senses that can be mobilized in relation to the role of education and environmental education in the process of citizenship formation, we explore the possibilities that are raised for Education / EA as a process of social transformation, as a critical educational practice and liberating; and to the possibilities that open up for the formation of environmental, planetary and ecological citizenship; in addition, the possibilities of the critical pedagogy of the place are explored; belonging, the right to participation and the necessary axiological dimension linked to these processes. Concerning the role of the school in this process, research considers the school institution as an important social institution, although not the only one, in the development of social and environmental values and in the student's capacity as a reflexive subject about their environment and reality, besides emphasizing, as well as the difficulties and challenges that the school still needs to overcome, and some texts of theses and dissertations relate these challenges to the new demands of the world and the need for adaptation by the schools. Considering the set of texts analyzed, we also show a difficulty related to the lack of both intracolective and intercollective circulation of ideas and the problems that this entails for the construction of the field of research in environmental education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fassis, Fabiana [UNESP]2020-05-29T12:46:21Z2020-05-29T12:46:21Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19266900093153233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:14:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192669Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:43.035546Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
Environmental education and citizenship: an analysis from brazilian theses and dissertations
title Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
spellingShingle Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
Fassis, Fabiana [UNESP]
Educação
Educação ambiental
Escola
Cidadania
Teses e dissertações em educação ambiental
Education
Environmental education
School
Citizenship
Theses and dissertations on environmental education
title_short Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
title_full Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
title_fullStr Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
title_full_unstemmed Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
title_sort Educação ambiental e cidadania: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras
author Fassis, Fabiana [UNESP]
author_facet Fassis, Fabiana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassis, Fabiana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação ambiental
Escola
Cidadania
Teses e dissertações em educação ambiental
Education
Environmental education
School
Citizenship
Theses and dissertations on environmental education
topic Educação
Educação ambiental
Escola
Cidadania
Teses e dissertações em educação ambiental
Education
Environmental education
School
Citizenship
Theses and dissertations on environmental education
description Esta tese de doutorado tem como principal objetivo uma análise dos relatos de pesquisas em educação ambiental, relacionadas ao contexto escolar, e que problematizam, de alguma forma, a questão da cidadania. Entre os principais focos desta investigação, o trabalho pretende explorar as palavras, ou conjunto de palavras que, nas teses e dissertações, estabelecem relações de sentido com o termo cidadania, além de explorar os sentidos que são passíveis de serem mobilizados quando consideramos o papel da educação, educação ambiental e da escola no processo de formação da cidadania. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, com foco na análise das teses e dissertações identificadas e selecionadas no Banco EArte e que se voltam para a temática em questão. A partir de uma aproximação com o referencial teórico metodológico bakhtiniano, no qual o diálogo é entendido como característica fundante da interação discursiva, esta pesquisa toma como material de análise os enunciados presentes nas teses e dissertações nos quais o termo cidadania é explorado. O processo de análise dos textos das teses e dissertações nos permitiram apontar para um conjunto de palavras associadas ao termo cidadania, tais como, participação, direitos e deveres, autonomia e emancipação, cidadania ambiental, cidadania planetária, e cidadania ecológica / ecocidadania. No que diz respeito aos sentidos passíveis de serem mobilizados em relação ao papel da educação e da educação ambiental no processo de formação da cidadania, exploramos as possibilidades que são levantadas para a Educação / EA como processo de transformação social, como uma prática educativa crítica e libertadora; e para as possibilidades que se abrem para a formação da cidadania ambiental, planetária e ecológica; além disso, explora-se as possibilidades da pedagogia crítica do lugar; do pertencimento, do direito à participação e a necessária dimensão axiológica vinculada a esses processos. Quanto ao papel da escola nesse processo, as pesquisas consideram a instituição escolar enquanto uma importante instituição social, embora não a única, no desenvolvimento de valores sociais e ambientais e na capacitação do aluno enquanto sujeito reflexivo sobre seu ambiente e realidade, além de enfatizarem, também, as dificuldades e os desafios que a escola ainda precisa superar, sendo que alguns textos das teses e dissertações relacionam tais desafios às novas exigências do mundo e à necessidade de adequação por parte das escolas. Considerando o conjunto dos textos analisados, evidenciamos, também, uma dificuldade relacionada à falta de circulação tanto intracoletiva quanto intercoletiva de ideias e os problemas que isso acarreta para a construção do campo de pesquisa em educação ambiental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2020-05-29T12:46:21Z
2020-05-29T12:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192669
000931532
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/192669
identifier_str_mv 000931532
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128794525958144