Vai ter ChanacomChana, sim!: construção de um grupo lesbiano feminista em São Paulo na década de 1980.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jaíne Chianca da.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22612
Resumo: A problemática envolvendo a lesbiandade na História está marcadamente vinculada à sua violenta invisibilidade, essa característica provoca consequências sociais, políticas e historiográficas. As discussões acerca da homossexualidade feminina, por ter bases racistas, sexistas e classistas, são muito silenciadas, mas vale destacar que nunca silenciosas. Deste modo, procuramos entender a trajetória do movimento lesbiano brasileiro, utilizando a história do Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF 19811988), de São Paulo, e as treze edições do Jornal e Boletim ChanacomChana (19811987), arquivo fonte desta pesquisa. O periódico foi um espaço e agente de resistência, que questionava a dominação sexista patriarcal, os padrões binários de feminino e masculino, marcadamente heterossexuais, como também, criticava o movimento feminista branco e heterossexista, além de ter discutido sobre saúde e sexualidade feminina e lesbiana. O objetivo geral da nossa pesquisa é refletir como as lesbianas do GALF, ao assumiremse politicamente enquanto lésbicas, inscreveram em seus discursos, mapeados principalmente pelo ChanacomChana, um significado de identidade lesbiana diferente da visão estigmatizada que ligava essas identidades à crime ou doença. Além deste, construímos três objetivos específicos, que articulados, guiaram nossa produção dissertativa. São eles: Compreender o início do movimento lesbiano e feminista; Discutir a relação entre o movimento feminista e homossexual com o movimento lesbiano, pontuando os atritos e as semelhanças e; Problematizar acerca da sexualidade e saúde lesbiana. Adotamos a metodologia da análise do discurso, a partir das reflexões de Michel Foucault acerca do conceito de discurso, para a análise de todas as edições do ChanacomChana, como também dos outros periódicos que foram utilizados. Para a operacionalização da pesquisa, utilizamos diálogos teóricos e metodológicos fornecidos por Stuart Hall (2006), Patrícia Lessa (2007), Tânia NavarroSwain (2004), Monique Wittig (1980; 2006), Adrienne Rich (2010), Michel Foucault (1996; 1978; 1987; 1999), Kimberlé Crenshaw (2002), Audre Lorde (2020), dentre tantos outros autores e autoras que serviram para embasar este trabalho.
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O periódico foi um espaço e agente de resistência, que questionava a dominação sexista patriarcal, os padrões binários de feminino e masculino, marcadamente heterossexuais, como também, criticava o movimento feminista branco e heterossexista, além de ter discutido sobre saúde e sexualidade feminina e lesbiana. O objetivo geral da nossa pesquisa é refletir como as lesbianas do GALF, ao assumiremse politicamente enquanto lésbicas, inscreveram em seus discursos, mapeados principalmente pelo ChanacomChana, um significado de identidade lesbiana diferente da visão estigmatizada que ligava essas identidades à crime ou doença. Além deste, construímos três objetivos específicos, que articulados, guiaram nossa produção dissertativa. São eles: Compreender o início do movimento lesbiano e feminista; Discutir a relação entre o movimento feminista e homossexual com o movimento lesbiano, pontuando os atritos e as semelhanças e; Problematizar acerca da sexualidade e saúde lesbiana. Adotamos a metodologia da análise do discurso, a partir das reflexões de Michel Foucault acerca do conceito de discurso, para a análise de todas as edições do ChanacomChana, como também dos outros periódicos que foram utilizados. Para a operacionalização da pesquisa, utilizamos diálogos teóricos e metodológicos fornecidos por Stuart Hall (2006), Patrícia Lessa (2007), Tânia NavarroSwain (2004), Monique Wittig (1980; 2006), Adrienne Rich (2010), Michel Foucault (1996; 1978; 1987; 1999), Kimberlé Crenshaw (2002), Audre Lorde (2020), dentre tantos outros autores e autoras que serviram para embasar este trabalho.The problematic involving the lesbianity in History is markedly liked to its violent invisibility, this characteristic causing social, political and historiographic consequences. Discussions about female homosexuality, for having racist, sexist and classist bases, are very silente, but it is worth noting that they are never silent. In this way, we seek to undestand the trajectory of the brazilian lesbian movement, using the history of Feminist Lesbian Action Group (FLAG 19811988), from São Paulo, and the thirteen editions of Newspapper and Bulletin ChanacomChana (19811987), main file for this research. The periodical was a space and agent of resistance, which questioned patriarchal sexist domination, the binary patterns of female and male, markedly heterosexual, as well as criticizing the white and heterosexist feminist movement, besides having discussed famele and lesbian health and sexuality. The general objective of our research is to reflect how the lesbians of the FLAG, when they assumed themselves politically as lesbians, inscribed in their speeches, mainly mapped by ChanacomChana, a meaning of lesbian identity different from the stigmatized view that linked these identities to crime or desease. In addition to this, we built three specifics objectives, which articulated, guided our dissertation production. They are: Understanding the beginning of the lesbian and feminist movement; Discuss the relationship between the feminist and homossexual movement with the lesbian movement, pointing out the frictions and similarities; Discussing lesbian sexuality and health. We adopted the methodology of discourse analysis, based on Michel Foucault reflections on the concept of discourse, for the analysis of all editions of ChanacomChana, as well as other periodicals that were used. For the operationalization of the research, we used theoretical and methodological dialogues provided by Stuart Hall (2006), Patrícia Lessa (2007), Tânia NavarroSwain (2004), Monique Wittig (1980; 2006), Adrienne Rich (2010), Michel Foucault (1996; 1978; 1987; 1999), Kimberlé Crenshaw (2002), Audre Lorde (2020), among many other authors who served to base this research.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGCORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.http://lattes.cnpq.br/9349011283819103SILVA, Marcos Antônio da.http://lattes.cnpq.br/1316553394800268ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira.http://lattes.cnpq.br/2017104349633265SILVA, Jaíne Chianca da.2021-09-212021-12-18T18:39:31Z2021-12-182021-12-18T18:39:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22612SILVA, Jaíne Chianca da. 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