Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Patricia Gonçalves da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563
Resumo: Objetivamos com esta monografia expressar nossa preocupação com a questão ambiental, pois se torna urgente compreendermos nossa participação na destruição do meio ambiente e o que devemos fazer para preserva-lo. A partir dessa reflexão na pratica docente elaboramos a seguinte questão norteadora, qual a compreensão de alunos do segundo ano do ensino fundamental I acerca do meio ambiente? E de que maneira poderemos trabalhar a preservação ambiental a partir dessa compreensão? Mediante essas questões elaboramos os objetivos: Analisar a importância da preservação ambiental para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, Investigar qual a compreensão que alunos tem sobre o meio ambiente e Identificar a pratica de alunos em sala de aula com relação a educação ambiental. A monografia esta organizada em três capítulos sendo assim organizada: No primeiro capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para importância da Preservação Ambiental a partir de alguns autores como: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), dentre outros que subsidiaram a discussão teórica. No segundo capitulo temos o procedimento metodológico no qual destacamos a contextualização do tema, a escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa, os instrumentos para a coleta dos dados: observação da dinâmica de sala de aula e entrevista semi-estruturada com cinco alunos. No terceiro capitulo temos a analise dos dados coletados e a compreensão de alunos acerca da temática abordada. Ao finalizarmos a pesquisa concluímos o quanto e importante que sejam trabalhadas em sala de aula atividades e reflexões voltadas para a preservação do meio ambiente, para além do nosso espaço particular, e que a escola tem grande parcela de contribuição para que benéficas transformações ocorram nas acoes cotidianas de alunos de diferentes idades.
id UFCG_94f457de88bc9110a273689fe2136dce
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13563
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.Environmental education: challenges in the classroom and for the classroom.Educação ambientalPreservação ambientalMeio ambiente - ensino e aprendizagemenvironmental educationEnvironmental preservationEnvironment - teaching and learningEducação.Objetivamos com esta monografia expressar nossa preocupação com a questão ambiental, pois se torna urgente compreendermos nossa participação na destruição do meio ambiente e o que devemos fazer para preserva-lo. A partir dessa reflexão na pratica docente elaboramos a seguinte questão norteadora, qual a compreensão de alunos do segundo ano do ensino fundamental I acerca do meio ambiente? E de que maneira poderemos trabalhar a preservação ambiental a partir dessa compreensão? Mediante essas questões elaboramos os objetivos: Analisar a importância da preservação ambiental para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, Investigar qual a compreensão que alunos tem sobre o meio ambiente e Identificar a pratica de alunos em sala de aula com relação a educação ambiental. A monografia esta organizada em três capítulos sendo assim organizada: No primeiro capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para importância da Preservação Ambiental a partir de alguns autores como: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), dentre outros que subsidiaram a discussão teórica. No segundo capitulo temos o procedimento metodológico no qual destacamos a contextualização do tema, a escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa, os instrumentos para a coleta dos dados: observação da dinâmica de sala de aula e entrevista semi-estruturada com cinco alunos. No terceiro capitulo temos a analise dos dados coletados e a compreensão de alunos acerca da temática abordada. Ao finalizarmos a pesquisa concluímos o quanto e importante que sejam trabalhadas em sala de aula atividades e reflexões voltadas para a preservação do meio ambiente, para além do nosso espaço particular, e que a escola tem grande parcela de contribuição para que benéficas transformações ocorram nas acoes cotidianas de alunos de diferentes idades.We aim with this monograph to express our concern with the issue because it is urgent to understand our participation in the destruction of the environment and what we should do to preserve it. From this reflection on teaching practice we elaborated the following guiding question, which is the understanding of second year students of elementary school I about the environment? Is that how can we work on environmental preservation based on this understanding? Through these questions we elaborate the objectives: To analyze the importance of environmental preservation for elementary school students, Investigate what students understand about the environment and identify the practices of students in the classroom in relation to environmental education. The monograph it is organized in three chapters and is organized as follows: In the first chapter we present a theoretical discussion focused on the importance of Preservation Environmental from some authors such as: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), among others that supported the theoretical discussion. At the second chapter we have the methodological procedure in which we highlight the contextualization of the theme, the choice of field and research subjects, the instruments for data collection: observation of classroom dynamics and semi-structured interview with five students. In the third chapter we have the analysis of collected data and students' understanding of the topic addressed. To finalizing the research we conclude how important it is to work on classroom activities and reflections aimed at preserving the environment, to beyond our private space, and that the school has a large share of contribution so that beneficial transformations occur in the daily actions of students from different ages.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501SILVA, Patricia Gonçalves da.20102020-07-27T20:07:15Z2020-07-272020-07-27T20:07:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563SILVA, Patricia Gonçalves da. Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. 2010. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T12:54:29Zoai:localhost:riufcg/13563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T12:54:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
Environmental education: challenges in the classroom and for the classroom.
title Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
spellingShingle Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
SILVA, Patricia Gonçalves da.
Educação ambiental
Preservação ambiental
Meio ambiente - ensino e aprendizagem
environmental education
Environmental preservation
Environment - teaching and learning
Educação.
title_short Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
title_full Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
title_fullStr Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
title_full_unstemmed Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
title_sort Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula.
author SILVA, Patricia Gonçalves da.
author_facet SILVA, Patricia Gonçalves da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Patricia Gonçalves da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Preservação ambiental
Meio ambiente - ensino e aprendizagem
environmental education
Environmental preservation
Environment - teaching and learning
Educação.
topic Educação ambiental
Preservação ambiental
Meio ambiente - ensino e aprendizagem
environmental education
Environmental preservation
Environment - teaching and learning
Educação.
description Objetivamos com esta monografia expressar nossa preocupação com a questão ambiental, pois se torna urgente compreendermos nossa participação na destruição do meio ambiente e o que devemos fazer para preserva-lo. A partir dessa reflexão na pratica docente elaboramos a seguinte questão norteadora, qual a compreensão de alunos do segundo ano do ensino fundamental I acerca do meio ambiente? E de que maneira poderemos trabalhar a preservação ambiental a partir dessa compreensão? Mediante essas questões elaboramos os objetivos: Analisar a importância da preservação ambiental para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, Investigar qual a compreensão que alunos tem sobre o meio ambiente e Identificar a pratica de alunos em sala de aula com relação a educação ambiental. A monografia esta organizada em três capítulos sendo assim organizada: No primeiro capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para importância da Preservação Ambiental a partir de alguns autores como: Carvalho (2006); Reigota (1998); Sousa (2008); Tabanez (1998), dentre outros que subsidiaram a discussão teórica. No segundo capitulo temos o procedimento metodológico no qual destacamos a contextualização do tema, a escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa, os instrumentos para a coleta dos dados: observação da dinâmica de sala de aula e entrevista semi-estruturada com cinco alunos. No terceiro capitulo temos a analise dos dados coletados e a compreensão de alunos acerca da temática abordada. Ao finalizarmos a pesquisa concluímos o quanto e importante que sejam trabalhadas em sala de aula atividades e reflexões voltadas para a preservação do meio ambiente, para além do nosso espaço particular, e que a escola tem grande parcela de contribuição para que benéficas transformações ocorram nas acoes cotidianas de alunos de diferentes idades.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-27T20:07:15Z
2020-07-27
2020-07-27T20:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563
SILVA, Patricia Gonçalves da. Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. 2010. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13563
identifier_str_mv SILVA, Patricia Gonçalves da. Educação ambiental: desafios em sala de aula e para sala de aula. 2010. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449091141632