TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529 |
Resumo: | A sociedade perpassa por processos de evolução e de transformação em todos os campos que a cerca, algumas mudanças acontecem de forma gradativa, outras, porém, surgem velozmente modificando significativamente a sociedade, como é o caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos. Desta forma, reconhecendo a importância das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) e a importância do ensino acompanhar as demandas atuais, as políticas públicas educacionais desenvolveram aparatos que melhor norteiam os professores para implantação destes recursos no ensino, como é o caso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), empenhados na popularização do uso dos recursos digitais nas escolas. Deste modo, este trabalho se justifica por reconhecermos o processo de mudança que ocorre no meio escolar advindo das novas tecnologias digitais, e por percebermos a importância do ensino acompanhar as relações tecnológicas atuais em favor de um uso mais dinâmico da língua. Assim, esta pesquisa tem como intuito analisar os gêneros digitais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e como objetivos específicos: discutir sobre as novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa (LP), descrever se e como os gêneros textuais digitais estão presentes no livro, propor reflexões para o professor sobre o uso da ferramenta podcast nas aulas de LP. Para tanto, nos embasamos nas contribuições de Marcuschi (2002- 2012), Freitas (2006), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Rojo (2012), PCN (1997), PNLD (2016), BNCC (2017), Lakatos (2010), etc. e tomamos como corpus para análise dos dados o Livro Didático Português Linguagens de Cereja e Cochar (2014- 2015). Quanto a metodologia, esta pesquisa é de cunho bibliográfico por tratar de estudos realizados por meio de livros, textos escritos e digitais acadêmicos. Além de ser uma pesquisa de método descritivo, de natureza qualitativa, uma vez que a pesquisa qualitativa permite maior familiaridade entre o ambiente a ser analisado e o pesquisador. Nossas análises sugerem que o professor não deve esperar apenas a inclusão das TDICs no livro didático, e sim seguir as propostas sugeridas pela BNCC e demais políticas educacionais, para que cada vez mais o ensino contemple o letramento digital, pois o livro didático ainda precisa de melhorias. |
id |
UFCG_954871a67835bfcc4896135ef1691178 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11529 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II.TDIC and Portuguese language teaching: analysis of digital genres Present in elementary school textbooks II.Inovação educacionalTecnologia digitalLivro didáticoGêneros digitaisLíngua portuguesa - ensinoNovas tecnologias - ensino de língua portuguesaEducational innovationDigital technologyTextbookDigital genresPortuguese language – teachingNew technologies - Portuguese language teachingLetras - Língua Portuguesa.A sociedade perpassa por processos de evolução e de transformação em todos os campos que a cerca, algumas mudanças acontecem de forma gradativa, outras, porém, surgem velozmente modificando significativamente a sociedade, como é o caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos. Desta forma, reconhecendo a importância das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) e a importância do ensino acompanhar as demandas atuais, as políticas públicas educacionais desenvolveram aparatos que melhor norteiam os professores para implantação destes recursos no ensino, como é o caso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), empenhados na popularização do uso dos recursos digitais nas escolas. Deste modo, este trabalho se justifica por reconhecermos o processo de mudança que ocorre no meio escolar advindo das novas tecnologias digitais, e por percebermos a importância do ensino acompanhar as relações tecnológicas atuais em favor de um uso mais dinâmico da língua. Assim, esta pesquisa tem como intuito analisar os gêneros digitais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e como objetivos específicos: discutir sobre as novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa (LP), descrever se e como os gêneros textuais digitais estão presentes no livro, propor reflexões para o professor sobre o uso da ferramenta podcast nas aulas de LP. Para tanto, nos embasamos nas contribuições de Marcuschi (2002- 2012), Freitas (2006), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Rojo (2012), PCN (1997), PNLD (2016), BNCC (2017), Lakatos (2010), etc. e tomamos como corpus para análise dos dados o Livro Didático Português Linguagens de Cereja e Cochar (2014- 2015). Quanto a metodologia, esta pesquisa é de cunho bibliográfico por tratar de estudos realizados por meio de livros, textos escritos e digitais acadêmicos. Além de ser uma pesquisa de método descritivo, de natureza qualitativa, uma vez que a pesquisa qualitativa permite maior familiaridade entre o ambiente a ser analisado e o pesquisador. Nossas análises sugerem que o professor não deve esperar apenas a inclusão das TDICs no livro didático, e sim seguir as propostas sugeridas pela BNCC e demais políticas educacionais, para que cada vez mais o ensino contemple o letramento digital, pois o livro didático ainda precisa de melhorias.Society goes through processes of evolution and transformation in all of its fields. Some changes happen in a gradual way, others, however, come quickly changing society significantly, as it is the case, for example, of technological advances. In this way, recognizing the importance of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the importance of aligning teaching with current demands, educational public policies have developed devices that better guide teachers to implement these resources in education, as is the case of Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (National Curricular Basis), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (National Textbook Program), and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (National Curriculum Parameters), which are committed to popularizing the use of digital resources in schools. Thus, this work is justified by our consciousness of the changing process that occurs in the school environment coming from new digital technologies, and because we also realize the importance of making teaching to meet the current technological relations for the sake of more dynamic use of the language. The purpose of this research is to analyze the digital genres present in the textbook of Portuguese Language for Final Years. Its specific objectives are: to discuss about new technologies in the teaching of Portuguese Language (PL), to describe if and how digital textual genres are present in the book, propose reflections to teachers about the use of the podcast tool in PL classes. In order to do so, we rely on the contributions of Marcuschi (2002- 2012), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Red (2012), PCN (1997), PNLD , Lakatos (2010), etc. and we took as corpus for data analysis the Textbook Português Linguagens, by Cherry and Cochar (2014-2015). As for the methodology, this research is of a bibliographic character because it deals with studies carried out through books, academic written and digital texts. Besides being qualitative and descriptive method research, since qualitative researches allow more familiarity between the environment to be analyzed and the researcher. Our analysis suggests that the teacher should not only expect the inclusion of DICTs in the textbook but follow the proposals suggested by the BNCC and other educational policies, so that teaching will increasingly contemplate digital literacy since textbooks still need improvements.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208MACHADO, Viviane Guidotti.SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Gilberlânia Soares da.2019-04-032020-02-05T15:03:21Z2020-02-052020-02-05T15:03:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529SILVA, Gilberlânia Soares da. TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-22T10:40:19Zoai:localhost:riufcg/11529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-22T10:40:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. TDIC and Portuguese language teaching: analysis of digital genres Present in elementary school textbooks II. |
title |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. |
spellingShingle |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. SILVA, Gilberlânia Soares da. Inovação educacional Tecnologia digital Livro didático Gêneros digitais Língua portuguesa - ensino Novas tecnologias - ensino de língua portuguesa Educational innovation Digital technology Textbook Digital genres Portuguese language – teaching New technologies - Portuguese language teaching Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. |
title_full |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. |
title_fullStr |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. |
title_full_unstemmed |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. |
title_sort |
TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. |
author |
SILVA, Gilberlânia Soares da. |
author_facet |
SILVA, Gilberlânia Soares da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. OLIVEIRA, R. M. L. http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 MACHADO, Viviane Guidotti. SILVA, Abdoral Inácio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gilberlânia Soares da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação educacional Tecnologia digital Livro didático Gêneros digitais Língua portuguesa - ensino Novas tecnologias - ensino de língua portuguesa Educational innovation Digital technology Textbook Digital genres Portuguese language – teaching New technologies - Portuguese language teaching Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Inovação educacional Tecnologia digital Livro didático Gêneros digitais Língua portuguesa - ensino Novas tecnologias - ensino de língua portuguesa Educational innovation Digital technology Textbook Digital genres Portuguese language – teaching New technologies - Portuguese language teaching Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A sociedade perpassa por processos de evolução e de transformação em todos os campos que a cerca, algumas mudanças acontecem de forma gradativa, outras, porém, surgem velozmente modificando significativamente a sociedade, como é o caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos. Desta forma, reconhecendo a importância das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) e a importância do ensino acompanhar as demandas atuais, as políticas públicas educacionais desenvolveram aparatos que melhor norteiam os professores para implantação destes recursos no ensino, como é o caso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), empenhados na popularização do uso dos recursos digitais nas escolas. Deste modo, este trabalho se justifica por reconhecermos o processo de mudança que ocorre no meio escolar advindo das novas tecnologias digitais, e por percebermos a importância do ensino acompanhar as relações tecnológicas atuais em favor de um uso mais dinâmico da língua. Assim, esta pesquisa tem como intuito analisar os gêneros digitais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e como objetivos específicos: discutir sobre as novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa (LP), descrever se e como os gêneros textuais digitais estão presentes no livro, propor reflexões para o professor sobre o uso da ferramenta podcast nas aulas de LP. Para tanto, nos embasamos nas contribuições de Marcuschi (2002- 2012), Freitas (2006), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Rojo (2012), PCN (1997), PNLD (2016), BNCC (2017), Lakatos (2010), etc. e tomamos como corpus para análise dos dados o Livro Didático Português Linguagens de Cereja e Cochar (2014- 2015). Quanto a metodologia, esta pesquisa é de cunho bibliográfico por tratar de estudos realizados por meio de livros, textos escritos e digitais acadêmicos. Além de ser uma pesquisa de método descritivo, de natureza qualitativa, uma vez que a pesquisa qualitativa permite maior familiaridade entre o ambiente a ser analisado e o pesquisador. Nossas análises sugerem que o professor não deve esperar apenas a inclusão das TDICs no livro didático, e sim seguir as propostas sugeridas pela BNCC e demais políticas educacionais, para que cada vez mais o ensino contemple o letramento digital, pois o livro didático ainda precisa de melhorias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-03 2020-02-05T15:03:21Z 2020-02-05 2020-02-05T15:03:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529 SILVA, Gilberlânia Soares da. TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gilberlânia Soares da. TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744433579556864 |