A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Célio da.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
Resumo: Esta monografia tem como objetivo compreender a construção da identidade do povo Xukuru de Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, através da educação contextualizada, considerando a luta pela terra, os processos migratórios da comunidade e as práticas culturais que afirmam as propostas de educação comunitária, específica, diferenciada e intercultural, a partir da implantação do currículo e do projeto político-pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, amparado na abordagem qualitativa, história oral e observação participante. O estudo aponta que os espaços das práticas educativas do povo Xucuru e o projeto político pedagógico constituído para/pela educação indígena são meios de manter viva a cultura da etnia indígena, oportunizando esse povo a ser educado no seu contexto. Consideramos que a volta da apropriação do território ao povo Xucuru tem contribuído para a afirmação da identidade indígena, sendo possível a partir da perspectiva da educação contextualizada como estabelece seu projeto político-pedagógico.
id UFCG_95e17c905902a1d532c1acf8340bc158
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8725
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).The return of the white wing: the influence of contextualized education in the construction of the identity of the Xucuru de Ororubá people (Pesqueira-PE).Cultura indígenaEducação contextualizadaIdentidadeTerritório povo Xukuru de OrorubáIndigenous cultureContextualized education  IdentityXukuru People's Territory of OrorubaEsta monografia tem como objetivo compreender a construção da identidade do povo Xukuru de Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, através da educação contextualizada, considerando a luta pela terra, os processos migratórios da comunidade e as práticas culturais que afirmam as propostas de educação comunitária, específica, diferenciada e intercultural, a partir da implantação do currículo e do projeto político-pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, amparado na abordagem qualitativa, história oral e observação participante. O estudo aponta que os espaços das práticas educativas do povo Xucuru e o projeto político pedagógico constituído para/pela educação indígena são meios de manter viva a cultura da etnia indígena, oportunizando esse povo a ser educado no seu contexto. Consideramos que a volta da apropriação do território ao povo Xucuru tem contribuído para a afirmação da identidade indígena, sendo possível a partir da perspectiva da educação contextualizada como estabelece seu projeto político-pedagógico.This monograph has as objective to understand the construction of the identity of the people Xukuru of Ororubá, in the city of Fishing-foot, through the education contextualized, considering the fight for the earth, the community's migratory processes and the cultural practices that they affirm the proposals of community education, it specifies, differentiated and intercultural, starting from the to implant of the curriculum and of the pedagogic political project. Methodology, the research he/she/it characterizes as a case study, aided in the qualitative handle, oral History and participant observation. This study points that the spaces of the educational practices of the people Xucuru and the project politicize pedagogic constituted the indigenous education they are means of maintaining he/she lives the culture of indigenous head office, opportunyng that people to be educated in its context. We considered that the turn of the appropriation of the territory of the people Xucuru contributed to the statement of the indigenous identity, being possible starting from the perspective of the education contextualized.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGWANDERLEY, Alba Cleide Calado.WANDERLEY, A. C. C.http://lattes.cnpq.br/9371569091580634SILVA, Isaac Alexandre da.VITAL, Adriana de Fátima Meira.SILVA, Célio da.20112019-10-31T12:27:02Z2019-10-312019-10-31T12:27:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva4http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725SILVA, Célio da. A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). 2011. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T12:55:33Zoai:localhost:riufcg/8725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T12:55:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
The return of the white wing: the influence of contextualized education in the construction of the identity of the Xucuru de Ororubá people (Pesqueira-PE).
title A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
spellingShingle A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
SILVA, Célio da.
Cultura indígena
Educação contextualizada
Identidade
Território povo Xukuru de Ororubá
Indigenous culture
Contextualized education  
Identity
Xukuru People's Territory of Ororuba
title_short A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
title_full A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
title_fullStr A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
title_full_unstemmed A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
title_sort A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
author SILVA, Célio da.
author_facet SILVA, Célio da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
WANDERLEY, A. C. C.
http://lattes.cnpq.br/9371569091580634
SILVA, Isaac Alexandre da.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Célio da.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura indígena
Educação contextualizada
Identidade
Território povo Xukuru de Ororubá
Indigenous culture
Contextualized education  
Identity
Xukuru People's Territory of Ororuba
topic Cultura indígena
Educação contextualizada
Identidade
Território povo Xukuru de Ororubá
Indigenous culture
Contextualized education  
Identity
Xukuru People's Territory of Ororuba
description Esta monografia tem como objetivo compreender a construção da identidade do povo Xukuru de Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, através da educação contextualizada, considerando a luta pela terra, os processos migratórios da comunidade e as práticas culturais que afirmam as propostas de educação comunitária, específica, diferenciada e intercultural, a partir da implantação do currículo e do projeto político-pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, amparado na abordagem qualitativa, história oral e observação participante. O estudo aponta que os espaços das práticas educativas do povo Xucuru e o projeto político pedagógico constituído para/pela educação indígena são meios de manter viva a cultura da etnia indígena, oportunizando esse povo a ser educado no seu contexto. Consideramos que a volta da apropriação do território ao povo Xucuru tem contribuído para a afirmação da identidade indígena, sendo possível a partir da perspectiva da educação contextualizada como estabelece seu projeto político-pedagógico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-10-31T12:27:02Z
2019-10-31
2019-10-31T12:27:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
SILVA, Célio da. A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). 2011. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
identifier_str_mv SILVA, Célio da. A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). 2011. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744408934875136