Censura, corte ou geladeira: homossexualidade, adultério e incesto no cinema pornográfico brasileiro (1970-1978).
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35045 |
Resumo: | O presente trabalho tem vinculação com o projeto de extensão intitulado “Uma ditadura (in)decente: sexo, censura e poder do cinema brasileiro (1964-1988)” pela Universidade Estadual da Paraíba, sob coordenação do professor Carlos Adriano Ferreira de Lima, com base na documentação disponibilizada no portal eletrônico Memória do Cinema Brasileiro, coordenado por Leonor Souza Pinto. O projeto tem como objetivo mapear a produção cinematográfica produzida durante os anos da ditadura militar brasileira. Através da análise da documentação emitida pela censura e pela imprensa da época sobre os filmes A Família do Barulho (1970) dirigido por Júlio Bressane e A Mulher Que Põe a Pomba no Ar (1978), dirigido por José Mojica Martins, propomos refletir como a homossexualidade, o adultério e o incesto são percebidos pelos pareceristas a partir de suas opiniões acerca dos conceitos de família, moral, bons costumes, arte e sexualidade. Torturas, prisões, assassinatos, desaparecimento de opositores, crescimento acelerado da economia, intervenção dos sindicatos, proibição de partidos e censura a imprensa: tudo isso fez parte dos chamados anos de Chumbo do regime militar de 1964. A ditadura militar durou vinte e um anos, o mais longo período de supressão da democracia na história republicana brasileira. Vinte e um anos que foram responsáveis por um dos capítulos mais violentos e supressores de liberdades individuais da história do país. O governo militar desenvolveu mecanismos altamente eficientes para controlar a produção artística nacional. A liberdade de expressão encontrou um gigante adversário em seu caminho, chamado censura. Paralelamente ao processo de censura e repressão interna de nossa produção cultural, a imagem do Brasil era difundida no exterior como “democrática”, sendo utilizada como veículo difusor dessa imagem, a excelente produção cinematográfica do país. Os brasileiros só vieram ter conhecimento de algumas dessas produções com a abertura dos arquivos da censura em 1990, através de pareceres dos censores. Nem mesmo as limitações intelectuais dos censores pareciam representar qualquer tipo de impedimento ao órgão do Departamento de Polícia Federal chamado de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) que parecia ser um dos mais eficientes em vigência no país na época. |
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Censura, corte ou geladeira: homossexualidade, adultério e incesto no cinema pornográfico brasileiro (1970-1978).Censorship, cut or refrigerator: homosexuality, adultery and incest in Brazilian pornographic cinema (1970-1978).CinemaCensura e cinemaCinema e HistóriaPornografia e cinemaCinema brasileiroHistória do cinema brasileiroFilme A Família do Barulho - 1970Filme A mulher que põe a pomba no ar - 1978IncestoHomossexualidadeAdultérioMovie theaterCensorship and cinemaCinema and HistoryPornography and cinemaBrazilian cinemaHistory of Brazilian cinemaFilm The Noise Family - 1970Film The woman who puts the dove in the air - 1978IncestHomosexualityAdulteryHistória.O presente trabalho tem vinculação com o projeto de extensão intitulado “Uma ditadura (in)decente: sexo, censura e poder do cinema brasileiro (1964-1988)” pela Universidade Estadual da Paraíba, sob coordenação do professor Carlos Adriano Ferreira de Lima, com base na documentação disponibilizada no portal eletrônico Memória do Cinema Brasileiro, coordenado por Leonor Souza Pinto. O projeto tem como objetivo mapear a produção cinematográfica produzida durante os anos da ditadura militar brasileira. Através da análise da documentação emitida pela censura e pela imprensa da época sobre os filmes A Família do Barulho (1970) dirigido por Júlio Bressane e A Mulher Que Põe a Pomba no Ar (1978), dirigido por José Mojica Martins, propomos refletir como a homossexualidade, o adultério e o incesto são percebidos pelos pareceristas a partir de suas opiniões acerca dos conceitos de família, moral, bons costumes, arte e sexualidade. Torturas, prisões, assassinatos, desaparecimento de opositores, crescimento acelerado da economia, intervenção dos sindicatos, proibição de partidos e censura a imprensa: tudo isso fez parte dos chamados anos de Chumbo do regime militar de 1964. A ditadura militar durou vinte e um anos, o mais longo período de supressão da democracia na história republicana brasileira. Vinte e um anos que foram responsáveis por um dos capítulos mais violentos e supressores de liberdades individuais da história do país. O governo militar desenvolveu mecanismos altamente eficientes para controlar a produção artística nacional. A liberdade de expressão encontrou um gigante adversário em seu caminho, chamado censura. Paralelamente ao processo de censura e repressão interna de nossa produção cultural, a imagem do Brasil era difundida no exterior como “democrática”, sendo utilizada como veículo difusor dessa imagem, a excelente produção cinematográfica do país. Os brasileiros só vieram ter conhecimento de algumas dessas produções com a abertura dos arquivos da censura em 1990, através de pareceres dos censores. Nem mesmo as limitações intelectuais dos censores pareciam representar qualquer tipo de impedimento ao órgão do Departamento de Polícia Federal chamado de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) que parecia ser um dos mais eficientes em vigência no país na época.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-12T21:20:06Z2024-03-122024-03-12T21:20:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35045GRANGEIRO, Glaucenilda da Silva; LIMA, Jéssica Natane Pessoa de. HIPÓLITO, Paulo. Censura, corte ou geladeira: homossexualidade, adultério e incesto no cinema pornográfico brasileiro (1970-1978). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35045porGRANGEIRO, Glaucenilda da SilvaLIMA, Jéssica Natane Pessoa de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-12T21:20:31Zoai:localhost:riufcg/35045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-12T21:20:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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