Censura, corte ou geladeira: homossexualidade, adultério e incesto no cinema pornográfico brasileiro (1970-1978).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANGEIRO, Glaucenilda da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LIMA, Jéssica Natane Pessoa de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35045
Resumo: O presente trabalho tem vinculação com o projeto de extensão intitulado “Uma ditadura (in)decente: sexo, censura e poder do cinema brasileiro (1964-1988)” pela Universidade Estadual da Paraíba, sob coordenação do professor Carlos Adriano Ferreira de Lima, com base na documentação disponibilizada no portal eletrônico Memória do Cinema Brasileiro, coordenado por Leonor Souza Pinto. O projeto tem como objetivo mapear a produção cinematográfica produzida durante os anos da ditadura militar brasileira. Através da análise da documentação emitida pela censura e pela imprensa da época sobre os filmes A Família do Barulho (1970) dirigido por Júlio Bressane e A Mulher Que Põe a Pomba no Ar (1978), dirigido por José Mojica Martins, propomos refletir como a homossexualidade, o adultério e o incesto são percebidos pelos pareceristas a partir de suas opiniões acerca dos conceitos de família, moral, bons costumes, arte e sexualidade. Torturas, prisões, assassinatos, desaparecimento de opositores, crescimento acelerado da economia, intervenção dos sindicatos, proibição de partidos e censura a imprensa: tudo isso fez parte dos chamados anos de Chumbo do regime militar de 1964. A ditadura militar durou vinte e um anos, o mais longo período de supressão da democracia na história republicana brasileira. Vinte e um anos que foram responsáveis por um dos capítulos mais violentos e supressores de liberdades individuais da história do país. O governo militar desenvolveu mecanismos altamente eficientes para controlar a produção artística nacional. A liberdade de expressão encontrou um gigante adversário em seu caminho, chamado censura. Paralelamente ao processo de censura e repressão interna de nossa produção cultural, a imagem do Brasil era difundida no exterior como “democrática”, sendo utilizada como veículo difusor dessa imagem, a excelente produção cinematográfica do país. Os brasileiros só vieram ter conhecimento de algumas dessas produções com a abertura dos arquivos da censura em 1990, através de pareceres dos censores. Nem mesmo as limitações intelectuais dos censores pareciam representar qualquer tipo de impedimento ao órgão do Departamento de Polícia Federal chamado de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) que parecia ser um dos mais eficientes em vigência no país na época.
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