Análise comparativa dos investimentos públicos destinados a Educação Superior Brasileira no período de 1995-2010.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Helder Rusevy de Carvalho.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.viana
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4664
Resumo: O artigo avalia comparativamente os dispêndios públicos educacionais durante os governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Dentro desse contexto, o objetivo é avaliar a trajetória dos investimentos públicos destinados as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas durante os quatro mandatos referentes aos períodos governamentais do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido dos Trabalhadores (PT). O estudo é pautado nos dados pesquisados no estudo sobre a educação superior brasileira no período de 1995-2010 realizada pelos professores Gilvan Dias de Lima Filho da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Nicolino Trompieri Filho da Universidade Federal do Ceará (UFC). A exposição dos resultados é dividida em três linhas: o número de IES, o número de discentes matriculados e nos dispêndios realizados em cada período (1995-2002 e 2003-2010) e segmento (público e privado). Com isso, pode-se afirmar que os dois governos utilizaram as duas vertentes, avaliação e financiamento, às vezes acoplando-as fortemente, como estratégia para atingirem os seus objetivos. Procurou-se, em ambos os períodos: promover uma expansão no quantitativo de estudantes matriculados na educação superior, com uma diminuição proporcional do setor público. Aumento expressivo na participação do setor privado na educação superior brasileira; ampliação significativa dos investimentos públicos na educação superior no governo Lula. Com relação aos gastos per capita anual no final (2002) do governo Fernando Henrique Cardoso foram de R$ 14.902,35, enquanto, os dispêndios per capita anual no final (2010) do governo Luiz Inácio Lula da Silva foram de R$ 18.141,89. Isso representa um crescimento de 21,74%. Em comparação com os governos anteriores tanto os governos do FHC quanto do Lula tiveram boas atuações na educação, apesar dos resultados ainda inferior.
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Dentro desse contexto, o objetivo é avaliar a trajetória dos investimentos públicos destinados as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas durante os quatro mandatos referentes aos períodos governamentais do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido dos Trabalhadores (PT). O estudo é pautado nos dados pesquisados no estudo sobre a educação superior brasileira no período de 1995-2010 realizada pelos professores Gilvan Dias de Lima Filho da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Nicolino Trompieri Filho da Universidade Federal do Ceará (UFC). A exposição dos resultados é dividida em três linhas: o número de IES, o número de discentes matriculados e nos dispêndios realizados em cada período (1995-2002 e 2003-2010) e segmento (público e privado). Com isso, pode-se afirmar que os dois governos utilizaram as duas vertentes, avaliação e financiamento, às vezes acoplando-as fortemente, como estratégia para atingirem os seus objetivos. Procurou-se, em ambos os períodos: promover uma expansão no quantitativo de estudantes matriculados na educação superior, com uma diminuição proporcional do setor público. Aumento expressivo na participação do setor privado na educação superior brasileira; ampliação significativa dos investimentos públicos na educação superior no governo Lula. Com relação aos gastos per capita anual no final (2002) do governo Fernando Henrique Cardoso foram de R$ 14.902,35, enquanto, os dispêndios per capita anual no final (2010) do governo Luiz Inácio Lula da Silva foram de R$ 18.141,89. Isso representa um crescimento de 21,74%. Em comparação com os governos anteriores tanto os governos do FHC quanto do Lula tiveram boas atuações na educação, apesar dos resultados ainda inferior.The article comparatively evaluates public educational expenditures during the governments of former presidents Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Within this context, the main objective is to evaluate the public investment trajectory for public and private higher education institutions during the four mandates referring to the government periods of the Brazilian Social Democracy Party (PSDB) and the Workers' Party (PT). The study is based on data from the study of Brazilian higher education in the period 1995-2010, carried out by Professors Gilvan Dias de Lima Filho of the Federal University of Campina Grande (UFCG) and Nicolino Trompieri Filho of the Federal University of Ceará (UFC). The results are divided into three axes: the number of HEIs, the number of students enrolled and the expenditures made in each period (1995-2002 and 2003-2010) and segment (public and private). As a result, it can be said that the two governments used the two strands, evaluation and financing, sometimes strongly coupling them, as a strategy to reach their objectives. In both periods, it was sought to promote an expansion in the number of students enrolled in higher education, with a proportional reduction of the public sector. Significant increase in private sector participation in Brazilian higher education; Significant expansion of public investments in higher education in the Lula government. With regard to the annual per capita expenditures at the end (2002) of the Fernando Henrique Cardoso government were R$ 14,902.35, while the per capita annual expenditures at the end (2010) of the Luiz Inácio Lula da Silva government were R$ 18,141, 89. This represents a growth of 21.74%. In comparison with the previous governments both the governments of FHC and Lula have had good performances in education, despite the results even lower.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA FILHO, Gilvan Dias de.LIMA FILHO, G. D.http://lattes.cnpq.br/5689973879272525SILVA, Allan Gustavo Freire da.DORNELAS, Carina Seixas Maia.VIANA, Helder Rusevy de Carvalho.2017-05-042019-07-03T15:44:35Z2019-07-032019-07-03T15:44:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.vianahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4664VIANA, Helder Rusevy de Carvalho. Análise comparativa dos investimentos públicos destinados a Educação Superior Brasileira no período de 1995-2010. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. 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