A retextualização de contos à luz do interacionismo sociodiscursivo e dos multiletramentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9210 |
Resumo: | O desenvolvimento deste trabalho partiu do pensamento de que é importante os professores adotarem práticas pedagógicas que possam fortalecer a abordagem sobre texto em sala de aula. Assim, entendemos ser necessário transpor, didaticamente, ideias acerca dos processos de retextualização (MARCUSCHI, 2010), pautados pelos aspectos referentes ao letramento (KLEIMAN, 1995); (SOARES, 2014), (STREET, 2014), aos multiletramentos (ROJO, 2012) e ao ISD (BRONCKART, 2006), com vistas a promover momentos exitosos com gêneros textuais. Dessa forma, o objetivo a ser alcançado diz respeito à análise dos processos de retextualização, que são contribuintes para a prática docente no cotidiano escolar, mediante a retextualização de um conto para o gênero curta- metragem. A partir dela, podemos perceber como os professores podem desenvolver ações, com base no aporte teórico citado, e ampliar a visão dos estudantes em relação aos textos que são trabalhados em sala de aula, de acordo com o seu grau de letramento, entre outras questões referentes ao texto, visto como um produto social de linguagem. Nesse sentido, o que percebemos é que a abordagem textual, com o intuito de desenvolvermos a retextualização, foi importante para a concepção de uma nova visão do aluno a respeito do texto, além de contribuir para o trabalho docente. Vimos, ainda, nos multiletramentos, uma ferramenta motivadora para o desenvolvimento cognitivo dos discentes. |
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A retextualização de contos à luz do interacionismo sociodiscursivo e dos multiletramentos.The retextualization of tales in the light of sociodiscursive interactionism and multi-arrangements.RetextualizaçãoMultiletramentosLetramentoTextoContoCurta-metragemInteracionalismo SociodiscursivoRetextualizationMultilistingsLiteracyTextTaleShort filmSociodiscursive InteractionismLetras.O desenvolvimento deste trabalho partiu do pensamento de que é importante os professores adotarem práticas pedagógicas que possam fortalecer a abordagem sobre texto em sala de aula. Assim, entendemos ser necessário transpor, didaticamente, ideias acerca dos processos de retextualização (MARCUSCHI, 2010), pautados pelos aspectos referentes ao letramento (KLEIMAN, 1995); (SOARES, 2014), (STREET, 2014), aos multiletramentos (ROJO, 2012) e ao ISD (BRONCKART, 2006), com vistas a promover momentos exitosos com gêneros textuais. Dessa forma, o objetivo a ser alcançado diz respeito à análise dos processos de retextualização, que são contribuintes para a prática docente no cotidiano escolar, mediante a retextualização de um conto para o gênero curta- metragem. A partir dela, podemos perceber como os professores podem desenvolver ações, com base no aporte teórico citado, e ampliar a visão dos estudantes em relação aos textos que são trabalhados em sala de aula, de acordo com o seu grau de letramento, entre outras questões referentes ao texto, visto como um produto social de linguagem. Nesse sentido, o que percebemos é que a abordagem textual, com o intuito de desenvolvermos a retextualização, foi importante para a concepção de uma nova visão do aluno a respeito do texto, além de contribuir para o trabalho docente. Vimos, ainda, nos multiletramentos, uma ferramenta motivadora para o desenvolvimento cognitivo dos discentes.The development of this work started from the thought that it is important for teachers to adopt pedagogical practices that can strengthen the approach about text in the classroom. Thus, we understand that it is necessary to transpose, didactically, ideas about the retextualization processes (MARCUSCHI, 2010), based on aspects related to literacy (KLEIMAN, 1995); (SOARES, 2014), (STREET, 2014), to multi-instruments (ROJO, 2012) and ISD (BRONCKART, 2006), with a view to promoting successful moments with genres textual. Thus, the objective to be achieved concerns the analysis of the retextualization processes, which are contributors to the teaching practice in the through the retextualization of a short story Footage From it we can see how teachers can develop actions, based on the aforementioned theoretical contribution, and broaden the students in relation to texts that are worked in the classroom, according to with its degree of literacy, among other issues related to the text, seen as a social product of language. In this sense, what we realize is that textual approach, in order to develop the retextualization, was important for the conception of a new vision of the student about the text, besides to contribute to the teaching work. We also saw in the multi- motivating tool for the cognitive development of students.El desarrollo de este trabajo partió de la idea de que es importante los profesores adopten prácticas pedagógicas que puedan fortalecer el abordaje sobre texto en sala de clase. Así, entendemos ser necesario transponer, didácticamente, ideas acerca de los procesos de retextualização (MARCUSCHI, 2010), pautados por los aspectos referentes al letramento (KLEIMAN, 1995); (SOARES, 2014), (STREET, 2014), a los multiletramentos (ROJO, 2012) y al ISD (BRONCKART, 2006), con vistas a promover momentos exitosos con géneros textuales. De esta forma, el objetivo a ser alcanzado se refiere a la análisis de los procesos de retextualização que pueda contribuir a la práctica docente en el cotidiano escolar, mediante la retextualización de un cuento para el género cortometraje. A partir de ella, podemos percibir como los profesores pueden desarrollar acciones con base en el aporte teórico citado y ampliar la visión de los estudiantes en relación a los textos que son trabajados en sala de clase, en consonancia con su grado de letramento, entre otras cuestiones referentes al texto, visto como un producto social de lenguaje. En ese sentido, lo que percibimos es que el abordaje textual, con el objetivo de desarrollar la retextualização, fue importante para la concepción de una nueva visión del alumno acerca del texto, además de contribuir para el trabajo docente. Vimos, además, en los multiletramentos, una herramienta motivadora para el desarrollo cognitivo de los discentes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.BESSA, Clécida Maria Bezerra.SOUZA, Wellington Gomes de.20182019-11-14T15:34:05Z2019-11-142019-11-14T15:34:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9210SOUZA, Wellington Gomes de. A retextualização de contos à luz do interacionismo sociodiscursivo e dos multiletramentos. 2018. 92f. 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