Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos  multiletramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Maria José Abreu.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206
Resumo: Nas últimas décadas, as contribuições da ciência linguística para o ensino da língua portuguesa têm sido muito produtivas, mas, a prática em sala de aula não atende totalmente às demandas atuais. Isso porque as ações metodológicas, muitas vezes, seguem concepção tradicional, resultando em uma aprendizagem fragmentada. Desse modo, objetivas e investigar a prática da retextualização na perspectiva dos multiletramentos, com vistas a sua contribuição no fazer pedagógico do professor. Para tanto, os objetivos específicos são: esboçar um percurso teórico abordando as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto; fomentar o uso da retextualização como ferramenta metodológica para a leitura e a produção textual; apresentar a pedagogia dos multiletramentos como suporte teórico e suas contribuições para as aulas de Língua Portuguesa; destacar a relevância dos gêneros textuais no ensino aprendizagem e, produzir um caderno pedagógico envolvendo o processo de retextualização à luz dos múltiplos letramentos para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa encontrou respaldo nas contribuições da Linguística Textual, considerando o processo de retextualização da oralidade para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Para isso considerou ­se, principalmente, os aportes teóricos de: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell’Isola (2007); Rojo (2009) e Rojo; Moura (2012). No que se refere à metodologia trata ­se de uma pesquisa bibliográfica, inserida no campo exploratório e de abordagem qualitativa que teve como produto final a apresentação de um caderno pedagógico com três oficinas de retextualização da fala para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa em questão justifica ­se por contribuir com a prática teórico metodológica do professor da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental II, e por envolver os estudantes em uma multiplicidade de textos, em situações reais de produção, compreendendo seus conhecimentos prévios, valores, culturas e crenças. Dessa forma, destaca-­se, também, o desejo de compartilhar saberes e experiências, vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, a fim de aprimorar o ensino da língua portuguesa, mediado pelas atuais concepções de interação e de linguagem que permeiam o universo escolar.
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Para tanto, os objetivos específicos são: esboçar um percurso teórico abordando as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto; fomentar o uso da retextualização como ferramenta metodológica para a leitura e a produção textual; apresentar a pedagogia dos multiletramentos como suporte teórico e suas contribuições para as aulas de Língua Portuguesa; destacar a relevância dos gêneros textuais no ensino aprendizagem e, produzir um caderno pedagógico envolvendo o processo de retextualização à luz dos múltiplos letramentos para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa encontrou respaldo nas contribuições da Linguística Textual, considerando o processo de retextualização da oralidade para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Para isso considerou ­se, principalmente, os aportes teóricos de: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell’Isola (2007); Rojo (2009) e Rojo; Moura (2012). No que se refere à metodologia trata ­se de uma pesquisa bibliográfica, inserida no campo exploratório e de abordagem qualitativa que teve como produto final a apresentação de um caderno pedagógico com três oficinas de retextualização da fala para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa em questão justifica ­se por contribuir com a prática teórico metodológica do professor da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental II, e por envolver os estudantes em uma multiplicidade de textos, em situações reais de produção, compreendendo seus conhecimentos prévios, valores, culturas e crenças. Dessa forma, destaca-­se, também, o desejo de compartilhar saberes e experiências, vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, a fim de aprimorar o ensino da língua portuguesa, mediado pelas atuais concepções de interação e de linguagem que permeiam o universo escolar.In recent decades, the contributions of linguistic science to the teaching of the Portuguese language have been very productive, but the practice in the classroom does not fully meet current demands. This is because methodological actions often follow the traditional design, resulting in fragmented learning. Thus, the objective is to investigate the practice of retextualization from the perspective of multiliteracies, with a view to its contribution to the teacher's pedagogical work. Therefore, the specific objectives are: to outline a theoretical path addressing the contributions of Textual Linguistics to the study of text; encourage the use of retextualization as a methodological tool for reading and textual production; present the pedagogy of multiliteracies as theoretical support and its contributions to Portuguese language classes; highlight the relevance of textual genres in teaching and learning and produce a pedagogical notebook involving the retextualization process in the light of multiple literacies for teachers in the Final Years of Elementary School II. The research found support in the contributions of Textual Linguistics, considering the retextualization process from orality to writing, from the perspective of multiliteracies. For this, it was considered, mainly, the theoretical contributions of: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell'Isola (2007); Rojo (2009) and Rojo; Moura (2012). With regard to the methodology, this is a bibliographical research, inserted in the exploratory field and with a qualitative approach, which had as it final product the presentation of a pedagogical notebook with three retextualization workshops from speech to writing, from the perspective of multiliteracies. In this sense, the research in question is justified by contributing to the theoretical­methodological practice of public school teachers in the final years of Elementary School II, and by involving students in a multiplicity of texts, in real production situations, including their prior knowledge, values, cultures and beliefs. Thus, there is also the desire to share knowledge and experiences, experienced in the Professional Master's Degree Program in Letters ­ PROFLETRAS, in order to improve the teaching of the Portuguese language, mediated by the current concepts of interaction and language that permeate the school universe.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paivahttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.FERNANDES, Maria José Abreu.2021-04-222021-09-21T13:37:09Z2021-09-212021-09-21T13:37:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206FERNANDES, Maria José Abreu. Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos  multiletramentos. 2021. 121f. 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