Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206 |
Resumo: | Nas últimas décadas, as contribuições da ciência linguística para o ensino da língua portuguesa têm sido muito produtivas, mas, a prática em sala de aula não atende totalmente às demandas atuais. Isso porque as ações metodológicas, muitas vezes, seguem concepção tradicional, resultando em uma aprendizagem fragmentada. Desse modo, objetivas e investigar a prática da retextualização na perspectiva dos multiletramentos, com vistas a sua contribuição no fazer pedagógico do professor. Para tanto, os objetivos específicos são: esboçar um percurso teórico abordando as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto; fomentar o uso da retextualização como ferramenta metodológica para a leitura e a produção textual; apresentar a pedagogia dos multiletramentos como suporte teórico e suas contribuições para as aulas de Língua Portuguesa; destacar a relevância dos gêneros textuais no ensino aprendizagem e, produzir um caderno pedagógico envolvendo o processo de retextualização à luz dos múltiplos letramentos para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa encontrou respaldo nas contribuições da Linguística Textual, considerando o processo de retextualização da oralidade para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Para isso considerou se, principalmente, os aportes teóricos de: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell’Isola (2007); Rojo (2009) e Rojo; Moura (2012). No que se refere à metodologia trata se de uma pesquisa bibliográfica, inserida no campo exploratório e de abordagem qualitativa que teve como produto final a apresentação de um caderno pedagógico com três oficinas de retextualização da fala para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa em questão justifica se por contribuir com a prática teórico metodológica do professor da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental II, e por envolver os estudantes em uma multiplicidade de textos, em situações reais de produção, compreendendo seus conhecimentos prévios, valores, culturas e crenças. Dessa forma, destaca-se, também, o desejo de compartilhar saberes e experiências, vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, a fim de aprimorar o ensino da língua portuguesa, mediado pelas atuais concepções de interação e de linguagem que permeiam o universo escolar. |
id |
UFCG_01a046abb8ca5294a2d5272b94ef7896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21206 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos.Retextualization: from orality to writing from the perspective of multiliteracies.RetextualizaçãoMultiletramentoLetramentoLíngua portuguesaEnsinoLinguística textualTextoRetextualizationMultiliteracyLiteracyPortuguese languageTeachingText linguisticsTextLetras.Nas últimas décadas, as contribuições da ciência linguística para o ensino da língua portuguesa têm sido muito produtivas, mas, a prática em sala de aula não atende totalmente às demandas atuais. Isso porque as ações metodológicas, muitas vezes, seguem concepção tradicional, resultando em uma aprendizagem fragmentada. Desse modo, objetivas e investigar a prática da retextualização na perspectiva dos multiletramentos, com vistas a sua contribuição no fazer pedagógico do professor. Para tanto, os objetivos específicos são: esboçar um percurso teórico abordando as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto; fomentar o uso da retextualização como ferramenta metodológica para a leitura e a produção textual; apresentar a pedagogia dos multiletramentos como suporte teórico e suas contribuições para as aulas de Língua Portuguesa; destacar a relevância dos gêneros textuais no ensino aprendizagem e, produzir um caderno pedagógico envolvendo o processo de retextualização à luz dos múltiplos letramentos para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa encontrou respaldo nas contribuições da Linguística Textual, considerando o processo de retextualização da oralidade para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Para isso considerou se, principalmente, os aportes teóricos de: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell’Isola (2007); Rojo (2009) e Rojo; Moura (2012). No que se refere à metodologia trata se de uma pesquisa bibliográfica, inserida no campo exploratório e de abordagem qualitativa que teve como produto final a apresentação de um caderno pedagógico com três oficinas de retextualização da fala para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa em questão justifica se por contribuir com a prática teórico metodológica do professor da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental II, e por envolver os estudantes em uma multiplicidade de textos, em situações reais de produção, compreendendo seus conhecimentos prévios, valores, culturas e crenças. Dessa forma, destaca-se, também, o desejo de compartilhar saberes e experiências, vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, a fim de aprimorar o ensino da língua portuguesa, mediado pelas atuais concepções de interação e de linguagem que permeiam o universo escolar.In recent decades, the contributions of linguistic science to the teaching of the Portuguese language have been very productive, but the practice in the classroom does not fully meet current demands. This is because methodological actions often follow the traditional design, resulting in fragmented learning. Thus, the objective is to investigate the practice of retextualization from the perspective of multiliteracies, with a view to its contribution to the teacher's pedagogical work. Therefore, the specific objectives are: to outline a theoretical path addressing the contributions of Textual Linguistics to the study of text; encourage the use of retextualization as a methodological tool for reading and textual production; present the pedagogy of multiliteracies as theoretical support and its contributions to Portuguese language classes; highlight the relevance of textual genres in teaching and learning and produce a pedagogical notebook involving the retextualization process in the light of multiple literacies for teachers in the Final Years of Elementary School II. The research found support in the contributions of Textual Linguistics, considering the retextualization process from orality to writing, from the perspective of multiliteracies. For this, it was considered, mainly, the theoretical contributions of: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell'Isola (2007); Rojo (2009) and Rojo; Moura (2012). With regard to the methodology, this is a bibliographical research, inserted in the exploratory field and with a qualitative approach, which had as it final product the presentation of a pedagogical notebook with three retextualization workshops from speech to writing, from the perspective of multiliteracies. In this sense, the research in question is justified by contributing to the theoreticalmethodological practice of public school teachers in the final years of Elementary School II, and by involving students in a multiplicity of texts, in real production situations, including their prior knowledge, values, cultures and beliefs. Thus, there is also the desire to share knowledge and experiences, experienced in the Professional Master's Degree Program in Letters PROFLETRAS, in order to improve the teaching of the Portuguese language, mediated by the current concepts of interaction and language that permeate the school universe.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paivahttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.FERNANDES, Maria José Abreu.2021-04-222021-09-21T13:37:09Z2021-09-212021-09-21T13:37:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206FERNANDES, Maria José Abreu. Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-21T13:52:23Zoai:localhost:riufcg/21206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-21T13:52:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. Retextualization: from orality to writing from the perspective of multiliteracies. |
title |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. |
spellingShingle |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. FERNANDES, Maria José Abreu. Retextualização Multiletramento Letramento Língua portuguesa Ensino Linguística textual Texto Retextualization Multiliteracy Literacy Portuguese language Teaching Text linguistics Text Letras. |
title_short |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. |
title_full |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. |
title_fullStr |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. |
title_full_unstemmed |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. |
title_sort |
Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. |
author |
FERNANDES, Maria José Abreu. |
author_facet |
FERNANDES, Maria José Abreu. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Maria José Abreu. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retextualização Multiletramento Letramento Língua portuguesa Ensino Linguística textual Texto Retextualization Multiliteracy Literacy Portuguese language Teaching Text linguistics Text Letras. |
topic |
Retextualização Multiletramento Letramento Língua portuguesa Ensino Linguística textual Texto Retextualization Multiliteracy Literacy Portuguese language Teaching Text linguistics Text Letras. |
description |
Nas últimas décadas, as contribuições da ciência linguística para o ensino da língua portuguesa têm sido muito produtivas, mas, a prática em sala de aula não atende totalmente às demandas atuais. Isso porque as ações metodológicas, muitas vezes, seguem concepção tradicional, resultando em uma aprendizagem fragmentada. Desse modo, objetivas e investigar a prática da retextualização na perspectiva dos multiletramentos, com vistas a sua contribuição no fazer pedagógico do professor. Para tanto, os objetivos específicos são: esboçar um percurso teórico abordando as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto; fomentar o uso da retextualização como ferramenta metodológica para a leitura e a produção textual; apresentar a pedagogia dos multiletramentos como suporte teórico e suas contribuições para as aulas de Língua Portuguesa; destacar a relevância dos gêneros textuais no ensino aprendizagem e, produzir um caderno pedagógico envolvendo o processo de retextualização à luz dos múltiplos letramentos para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa encontrou respaldo nas contribuições da Linguística Textual, considerando o processo de retextualização da oralidade para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Para isso considerou se, principalmente, os aportes teóricos de: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell’Isola (2007); Rojo (2009) e Rojo; Moura (2012). No que se refere à metodologia trata se de uma pesquisa bibliográfica, inserida no campo exploratório e de abordagem qualitativa que teve como produto final a apresentação de um caderno pedagógico com três oficinas de retextualização da fala para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa em questão justifica se por contribuir com a prática teórico metodológica do professor da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental II, e por envolver os estudantes em uma multiplicidade de textos, em situações reais de produção, compreendendo seus conhecimentos prévios, valores, culturas e crenças. Dessa forma, destaca-se, também, o desejo de compartilhar saberes e experiências, vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, a fim de aprimorar o ensino da língua portuguesa, mediado pelas atuais concepções de interação e de linguagem que permeiam o universo escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 2021-09-21T13:37:09Z 2021-09-21 2021-09-21T13:37:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206 FERNANDES, Maria José Abreu. Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Maria José Abreu. Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos multiletramentos. 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744509519527936 |