Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria Brasil de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30750
Resumo: Os professores de língua inglesa em escolas públicas de ensino básico enfrentam diversos desafios em seu trabalho. A análise dos desafios enfrentados no ensino da língua inglesa, como bolsista de iniciação do PIBID Inglês durante a pandemia da Covid-19 revela aspectos relevantes. Durante esse período, os professores de inglês tiveram que lidar com a transição para o ensino remoto, enfrentando dificuldades como a adaptação a novas tecnologias e a busca por recursos educacionais adequados. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores de Língua Inglesa em escolas de Ensino Básico durante a pandemia da Covid-19. Justifica-se nas possíveis contribuições decorrentes dos resultados apresentados para profissionais, acadêmicos e sociedade interessada pelo ensino de língua inglesa. Trata-se de uma revisão de literatura que utilizou o método empírico indutivo, buscando a composição de informações pormenorizadas para tornar mais amplo o entendimento do conteúdo que se investiga. Os resultados obtidos apontam que a competência comunicativa, conforme discutido com base nos estudos da Linguística Aplicada, mostrou-se essencial para o ensino de línguas. No entanto, a transição para o ensino remoto dificultou o desenvolvimento pleno das habilidades de fala, audição, leitura e escrita, bem como a interação e a prática comunicativa entre os alunos. Os professores tiveram que buscar estratégias e recursos adaptados para garantir a interação e o desenvolvimento dessas habilidades, considerando as limitações impostas pela modalidade de ensino. Diante desses desafios, o Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID - Inglês desempenhou um papel fundamental, proporcionando formação e experiências práticas para os bolsistas. A vivência como bolsista de iniciação do PIBID - Inglês durante a pandemia permitiu uma compreensão mais aprofundada dos obstáculos enfrentados pelos professores, além de proporcionar reflexões sobre a importância da formação docente e do apoio institucional para enfrentar esses desafios.
id UFCG_97b4f9140a9265fa4c7709e86e691fbb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30750
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.Challenges faced by English language teachers in Public Basic Education Schools: an analysis as a PIBID English Initiation Scholarship, during the COVID-19 Pandemic.Língua InglesaPIBIDEnsino remotoEnglish languageRemote LearningDesafios - professores de língua inglesaEnsino de língua inglesa na pandemiaLetras - Língua Inglesa.Os professores de língua inglesa em escolas públicas de ensino básico enfrentam diversos desafios em seu trabalho. A análise dos desafios enfrentados no ensino da língua inglesa, como bolsista de iniciação do PIBID Inglês durante a pandemia da Covid-19 revela aspectos relevantes. Durante esse período, os professores de inglês tiveram que lidar com a transição para o ensino remoto, enfrentando dificuldades como a adaptação a novas tecnologias e a busca por recursos educacionais adequados. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores de Língua Inglesa em escolas de Ensino Básico durante a pandemia da Covid-19. Justifica-se nas possíveis contribuições decorrentes dos resultados apresentados para profissionais, acadêmicos e sociedade interessada pelo ensino de língua inglesa. Trata-se de uma revisão de literatura que utilizou o método empírico indutivo, buscando a composição de informações pormenorizadas para tornar mais amplo o entendimento do conteúdo que se investiga. Os resultados obtidos apontam que a competência comunicativa, conforme discutido com base nos estudos da Linguística Aplicada, mostrou-se essencial para o ensino de línguas. No entanto, a transição para o ensino remoto dificultou o desenvolvimento pleno das habilidades de fala, audição, leitura e escrita, bem como a interação e a prática comunicativa entre os alunos. Os professores tiveram que buscar estratégias e recursos adaptados para garantir a interação e o desenvolvimento dessas habilidades, considerando as limitações impostas pela modalidade de ensino. Diante desses desafios, o Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID - Inglês desempenhou um papel fundamental, proporcionando formação e experiências práticas para os bolsistas. A vivência como bolsista de iniciação do PIBID - Inglês durante a pandemia permitiu uma compreensão mais aprofundada dos obstáculos enfrentados pelos professores, além de proporcionar reflexões sobre a importância da formação docente e do apoio institucional para enfrentar esses desafios.The English language teachers in public elementary schools face several challenges in their work. An analysis of the challenges faced in teaching the English language, as a PIBID English initiation scholarship holder during the Covid-19 pandemic, reveals relevant aspects. During this period, English teachers had to deal with the transition to remote teaching, facing difficulties such as adapting to new technologies and the search for adequate educational resources. In this sense, this work, which aims to analyze in general the challenges faced by English Language teachers in Basic Education schools during the Covid-19 pandemic, is justifies by the possible contributions suffered by the results presented to professionals, academics and society interested in the English language teaching. This is a literature review that used the inductive empirical method, seeking a composition of detailed information to broaden the understanding of the content being investigated. The results obtained point out that communicative competence, as discussed based on Applied Linguistics studies, proved to be essential for language teaching. However, the transition to remote teaching made it difficult to fully develop speaking, listening, reading and writing skills, as well as interaction and communicative practice among students. Teachers had to seek adapted strategies and resources to ensure the interaction and development of these skills, considering the restrictions imposed by the teaching modality. Faced with these challenges, the Institutional Teaching Initiation Program - PIBID - English played a fundamental role, providing training and practical experiences for scholarship holders. Living as a PIBID - English initiation scholarship holder during the pandemic allowed a deeper understanding of the obstacles faced by teachers, in addition to providing reflection on the importance of teacher training and institutional support to face these challenges.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519SOUSA, José Wanderley Alves de.OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, Maria Brasil de.2023-06-222023-07-11T11:52:36Z2023-07-112023-07-11T11:52:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30750OLIVEIRA, Maria Brasil de. Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COV1D-19. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-31T18:34:34Zoai:localhost:riufcg/30750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-31T18:34:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
Challenges faced by English language teachers in Public Basic Education Schools: an analysis as a PIBID English Initiation Scholarship, during the COVID-19 Pandemic.
title Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
spellingShingle Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
OLIVEIRA, Maria Brasil de.
Língua Inglesa
PIBID
Ensino remoto
English language
Remote Learning
Desafios - professores de língua inglesa
Ensino de língua inglesa na pandemia
Letras - Língua Inglesa.
title_short Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
title_full Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
title_fullStr Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
title_full_unstemmed Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
title_sort Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COVID-19.
author OLIVEIRA, Maria Brasil de.
author_facet OLIVEIRA, Maria Brasil de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
SOUSA, José Wanderley Alves de.
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Brasil de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
PIBID
Ensino remoto
English language
Remote Learning
Desafios - professores de língua inglesa
Ensino de língua inglesa na pandemia
Letras - Língua Inglesa.
topic Língua Inglesa
PIBID
Ensino remoto
English language
Remote Learning
Desafios - professores de língua inglesa
Ensino de língua inglesa na pandemia
Letras - Língua Inglesa.
description Os professores de língua inglesa em escolas públicas de ensino básico enfrentam diversos desafios em seu trabalho. A análise dos desafios enfrentados no ensino da língua inglesa, como bolsista de iniciação do PIBID Inglês durante a pandemia da Covid-19 revela aspectos relevantes. Durante esse período, os professores de inglês tiveram que lidar com a transição para o ensino remoto, enfrentando dificuldades como a adaptação a novas tecnologias e a busca por recursos educacionais adequados. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores de Língua Inglesa em escolas de Ensino Básico durante a pandemia da Covid-19. Justifica-se nas possíveis contribuições decorrentes dos resultados apresentados para profissionais, acadêmicos e sociedade interessada pelo ensino de língua inglesa. Trata-se de uma revisão de literatura que utilizou o método empírico indutivo, buscando a composição de informações pormenorizadas para tornar mais amplo o entendimento do conteúdo que se investiga. Os resultados obtidos apontam que a competência comunicativa, conforme discutido com base nos estudos da Linguística Aplicada, mostrou-se essencial para o ensino de línguas. No entanto, a transição para o ensino remoto dificultou o desenvolvimento pleno das habilidades de fala, audição, leitura e escrita, bem como a interação e a prática comunicativa entre os alunos. Os professores tiveram que buscar estratégias e recursos adaptados para garantir a interação e o desenvolvimento dessas habilidades, considerando as limitações impostas pela modalidade de ensino. Diante desses desafios, o Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID - Inglês desempenhou um papel fundamental, proporcionando formação e experiências práticas para os bolsistas. A vivência como bolsista de iniciação do PIBID - Inglês durante a pandemia permitiu uma compreensão mais aprofundada dos obstáculos enfrentados pelos professores, além de proporcionar reflexões sobre a importância da formação docente e do apoio institucional para enfrentar esses desafios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
2023-07-11T11:52:36Z
2023-07-11
2023-07-11T11:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30750
OLIVEIRA, Maria Brasil de. Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COV1D-19. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30750
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Brasil de. Desafios enfrentados por professores de língua inglesa em Escolas Públicas de Ensino Básico: uma análise como Bolsista de Iniciação do PIBID Inglês, durante a Pandemia da COV1D-19. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744584885927936