As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONCHET, Mirella Katiuze André Lopes.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6756
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o uso dos recursos tecnológicos como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa mediante as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras- Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras- PB. A pesquisa realizou-se com base nas considerações de alguns autores, ao qual se destacam Kenski (2007), Valente (1997), Cox (2008), Vygotsky (1998), Novóa (1995) entre outros, que nos embasaram na proposta de delimitar esse tema para nossa pesquisa através das experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública.
id UFCG_a2d774eac43542b115c99308e10ccf90
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6756
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).New technologies in the English language teaching and learning process: the contributions of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID).Tecnologia educacionalLíngua InglesaFormação docentePIBIDEducational technologyEnglish languageTeacher trainingLetras -Língua Inglesa.O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o uso dos recursos tecnológicos como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa mediante as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras- Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras- PB. A pesquisa realizou-se com base nas considerações de alguns autores, ao qual se destacam Kenski (2007), Valente (1997), Cox (2008), Vygotsky (1998), Novóa (1995) entre outros, que nos embasaram na proposta de delimitar esse tema para nossa pesquisa através das experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública.The present paper has a main objective to address the use of technological resources as a methodological reflection for teaching and learning in English Language classes through the contributions of the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) for the academic and professional formation of the teacher, Here specifically through the Subproject developed in conjunction with the English Language and Literature Courseof the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus of Cajazeiras-PB. The research was carried out based on the considerations of some authors, such as Kenski (2007), Valente (1997), Cox (2008), Vygotsky (1998) and Novóa (1995) among others. To delimitate this theme for our research through the experiences lived as scholarship holders of the said project that allowed us to experience the reality of the classroom, taking our contributions as trainees, in an attempt to improve and situate our academic experiences while contributing to the improvement of public school basic education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519BRAGA, Elinaldo Meneses.ALVES, Francisco Francimar de Sousa.PONCHET, Mirella Katiuze André Lopes.20172019-09-05T17:09:10Z2019-09-052019-09-05T17:09:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6756PONCHET,Mirella Katiuse André Lopes. As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa: as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID). 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-21T19:09:45Zoai:localhost:riufcg/6756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-21T19:09:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
New technologies in the English language teaching and learning process: the contributions of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID).
title As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
spellingShingle As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
PONCHET, Mirella Katiuze André Lopes.
Tecnologia educacional
Língua Inglesa
Formação docente
PIBID
Educational technology
English language
Teacher training
Letras -Língua Inglesa.
title_short As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
title_full As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
title_fullStr As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
title_full_unstemmed As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
title_sort As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa:as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência(PIBID).
author PONCHET, Mirella Katiuze André Lopes.
author_facet PONCHET, Mirella Katiuze André Lopes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
BRAGA, Elinaldo Meneses.
ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv PONCHET, Mirella Katiuze André Lopes.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Língua Inglesa
Formação docente
PIBID
Educational technology
English language
Teacher training
Letras -Língua Inglesa.
topic Tecnologia educacional
Língua Inglesa
Formação docente
PIBID
Educational technology
English language
Teacher training
Letras -Língua Inglesa.
description O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o uso dos recursos tecnológicos como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa mediante as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras- Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras- PB. A pesquisa realizou-se com base nas considerações de alguns autores, ao qual se destacam Kenski (2007), Valente (1997), Cox (2008), Vygotsky (1998), Novóa (1995) entre outros, que nos embasaram na proposta de delimitar esse tema para nossa pesquisa através das experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-05T17:09:10Z
2019-09-05
2019-09-05T17:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6756
PONCHET,Mirella Katiuse André Lopes. As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa: as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID). 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6756
identifier_str_mv PONCHET,Mirella Katiuse André Lopes. As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa: as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID). 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392543535104