Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616 |
Resumo: | No Brasil os defeitos mais recorrentes nas rodovias são o trincamento por fadiga e a deformação permanente. Dentre diversas causas, o surgimento de trincas no revestimento asfáltico se deve principalmente às cargas do tráfego repetidas, que reduzem consideravelmente a vida de serviço do pavimento, permitindo a entrada de água nas camadas granulares e estrutura da rodovia, ocasionando na sua deterioração de forma mais acelerada. Os ensaios laboratoriais são o principal recurso para estudo da fadiga, tradicionalmente a avaliação da fadiga é realizada por meio do ensaio de compressão diametral, que reconhecidamente apresenta limitações no estado de tensões desenvolvido. Em muitos países da Europa e América do Norte, métodos mais eficientes de previsão de fadiga já são uma realidade consolidada. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de contribuir para a disseminação do novo ensaio cíclico de Fadiga à Tração-Compressão Uniaxial, pouco realizado no Brasil, e estudar a teoria do Dano em Meio Contínuo Viscoelástico (S-VECD). Por meio da calibração do modelo S-VECD com o ensaio de fadiga por tração-compressão uniaxial é possível prever o desempenho à fadiga de misturas asfálticas independente da forma e amplitude do carregamento aplicado para induzir o dano. Foram realizados os ensaios de fadiga por compressão diametral, LAS e fadiga na tração-compressão uniaxial com objetivo de estudar esse fenômeno pela metodologia tradicional e nova. O ensaio de tração-compressão foi realizado satisfatoriamente, com ruptura bem definida e obtenção do número de ciclos que levou a mistura asfáltica à ruptura. |
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Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial.Study of fatigue in asphalt mixtures by means of the cyclic uniaxial tension-compression test.Misturas asfálticasFadiga de misturas asfálticasPavimentação asfálticaGeotecniaEnsaio cíclico de tração-compressão uniaxialEnsaio uniaxial cíclico de fadiga à tração-compressãoDano em meio contínuo viscoelásticoCalibração do modelo S-VECDTeoria do dano em meio contínuo viscoelástico - S-VECDS-VECD - Teoria do dano em meio contínuo viscoelásticoCimento asfáltico de petróleoAgregadosDosagem superpaveAvaliação da fadiga - pavimentaçãoCaracterização mecânicaAsphalt mixturesAsphalt mix fatigueAsphalt pavingGeotechnicsCyclic uniaxial tensile-compression testCyclic uniaxial tensile-compression fatigue testDamage in viscoelastic continuous mediaCalibration of the S-VECD modelTheory of damage in viscoelastic continuous media - S-VECDS-VECD - Theory of damage in viscoelastic continuous mediaPetroleum asphalt cementAggregatesSuperpave dosageFatigue assessment - pavingMechanical characterizationEngenharia CivilNo Brasil os defeitos mais recorrentes nas rodovias são o trincamento por fadiga e a deformação permanente. Dentre diversas causas, o surgimento de trincas no revestimento asfáltico se deve principalmente às cargas do tráfego repetidas, que reduzem consideravelmente a vida de serviço do pavimento, permitindo a entrada de água nas camadas granulares e estrutura da rodovia, ocasionando na sua deterioração de forma mais acelerada. Os ensaios laboratoriais são o principal recurso para estudo da fadiga, tradicionalmente a avaliação da fadiga é realizada por meio do ensaio de compressão diametral, que reconhecidamente apresenta limitações no estado de tensões desenvolvido. Em muitos países da Europa e América do Norte, métodos mais eficientes de previsão de fadiga já são uma realidade consolidada. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de contribuir para a disseminação do novo ensaio cíclico de Fadiga à Tração-Compressão Uniaxial, pouco realizado no Brasil, e estudar a teoria do Dano em Meio Contínuo Viscoelástico (S-VECD). Por meio da calibração do modelo S-VECD com o ensaio de fadiga por tração-compressão uniaxial é possível prever o desempenho à fadiga de misturas asfálticas independente da forma e amplitude do carregamento aplicado para induzir o dano. Foram realizados os ensaios de fadiga por compressão diametral, LAS e fadiga na tração-compressão uniaxial com objetivo de estudar esse fenômeno pela metodologia tradicional e nova. O ensaio de tração-compressão foi realizado satisfatoriamente, com ruptura bem definida e obtenção do número de ciclos que levou a mistura asfáltica à ruptura.In Brazil, the most recurrent defects on the highways are cracking due to fatigue and permanent deformation. Among several causes, the appearance of cracks in the asphalt coating is mainly due to the repeated traffic loads, which considerably reduce the service life of the pavement, allowing water to enter the granular layers and road structure, leading to deterioration in a more accelerated. Laboratory tests are the main resource for the study of fatigue, traditionally the evaluation of fatigue is performed through the diametrical compression test, which admittedly presents limitations in the state of tensions developed. In many countries in Europe and North America, more efficient methods of predicting fatigue are already a consolidated reality. In this sense, this work aims to contribute to the dissemination of the new cyclic Fadiga-Traction-Uniaxial Compression test, which has not been carried out in Brazil, and to study the theory of Viscoelastic Continuous Medium Damage (S-VECD). By calibrating the S-VECD model with the uniaxial tensile-compression fatigue test it is possible to predict the fatigue performance of asphalt mixtures regardless of the shape and amplitude of the load applied to induce the damage. The fatigue tests were performed by diametrical compression, LAS and fatigue in the uniaxial traction-compression in order to study this phenomenon by the traditional and new methodology. The tensile-compression test was performed satisfactorily, with well defined rupture and obtaining the number of cycles that led the asphalt mixture to rupture.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283ZIEGLER, Christian Rafael.ZIEGLER, C. R.http://lattes.cnpq.br/7811416151275780QUEIROZ, Rita Flávia Régis.2019-072022-02-17T11:15:19Z2022-02-172022-02-17T11:15:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616QUEIROZ, Rita Flávia Régis. Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial. 2019. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-17T11:17:18Zoai:localhost:riufcg/23616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-17T11:17:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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