Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210 |
Resumo: | Tendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático. |
id |
UFCG_99f3c40a67d130f42f1f79b778c5a9d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5210 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.From narrative to dramaturgical, from reading to rewriting literary texts: a way to literature in the country school.Educação - ensinoEscola do campoLeitura - leitorTexto literárioEducation - teaching Country school Reading - reader Literary textTendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático.Focusing the literary reading practice in a classroom from the elementary level of the countryside school, this research aimed verify its presence in this field, especially regardingthe dramatic genre, as also to promote innovative strategiesin the reader training through new possibilities of literary text reading in the classroom. Therefore, it was developed an experience in reading with students from the 9th grade of elementary school from Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X District (rural area), Sumé – PB town, starting from a proposal that includes the presentation of different types of reading, by using some theatrical languageelements, from the knowing narrative for children entitledLittle Red Riding Hood and its Brazilian version written by Chico Buarque, entitled Little Yellow Riding Hood and, in sequence an exercise of text production made by the students supported at the dialogue between the narrative genre and the dramatic genre.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGANDRADE, Valéria.ANDRADE, V.MARTINS, Mônica Negreiros.LIMA, Duílio Pereira da Cunha.ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.2016-06-022019-07-31T14:34:15Z2019-07-312019-07-31T14:34:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:32:43Zoai:localhost:riufcg/5210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. From narrative to dramaturgical, from reading to rewriting literary texts: a way to literature in the country school. |
title |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. |
spellingShingle |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Educação - ensino Escola do campo Leitura - leitor Texto literário Education - teaching Country school Reading - reader Literary text |
title_short |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. |
title_full |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. |
title_fullStr |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. |
title_full_unstemmed |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. |
title_sort |
Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. |
author |
ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. |
author_facet |
ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Valéria. ANDRADE, V. MARTINS, Mônica Negreiros. LIMA, Duílio Pereira da Cunha. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - ensino Escola do campo Leitura - leitor Texto literário Education - teaching Country school Reading - reader Literary text |
topic |
Educação - ensino Escola do campo Leitura - leitor Texto literário Education - teaching Country school Reading - reader Literary text |
description |
Tendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 2019-07-31T14:34:15Z 2019-07-31 2019-07-31T14:34:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210 ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382831624192 |