Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
Resumo: Tendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático.
id UFCG_99f3c40a67d130f42f1f79b778c5a9d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5210
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.From narrative to dramaturgical, from reading to rewriting literary texts: a way to literature in the country school.Educação - ensinoEscola do campoLeitura - leitorTexto literárioEducation - teaching  Country school  Reading - reader  Literary textTendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático.Focusing the literary reading practice in a classroom from the elementary level of the countryside school, this research aimed verify its presence in this field, especially regardingthe dramatic genre, as also to promote innovative strategiesin the reader training through new possibilities of literary text reading in the classroom. Therefore, it was developed an experience in reading with students from the 9th grade of elementary school from Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X District (rural area), Sumé – PB town, starting from a proposal that includes the presentation of different types of reading, by using some theatrical languageelements, from the knowing narrative for children entitledLittle Red Riding Hood and its Brazilian version written by Chico Buarque, entitled Little Yellow Riding Hood and, in sequence an exercise of text production made by the students supported at the dialogue between the narrative genre and the dramatic genre.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGANDRADE, Valéria.ANDRADE, V.MARTINS, Mônica Negreiros.LIMA, Duílio Pereira da Cunha.ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.2016-06-022019-07-31T14:34:15Z2019-07-312019-07-31T14:34:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:32:43Zoai:localhost:riufcg/5210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
From narrative to dramaturgical, from reading to rewriting literary texts: a way to literature in the country school.
title Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
spellingShingle Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
Educação - ensino
Escola do campo
Leitura - leitor
Texto literário
Education - teaching  
Country school  
Reading - reader  
Literary text
title_short Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
title_full Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
title_fullStr Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
title_full_unstemmed Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
title_sort Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
author ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
author_facet ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Valéria.
ANDRADE, V.
MARTINS, Mônica Negreiros.
LIMA, Duílio Pereira da Cunha.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - ensino
Escola do campo
Leitura - leitor
Texto literário
Education - teaching  
Country school  
Reading - reader  
Literary text
topic Educação - ensino
Escola do campo
Leitura - leitor
Texto literário
Education - teaching  
Country school  
Reading - reader  
Literary text
description Tendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
2019-07-31T14:34:15Z
2019-07-31
2019-07-31T14:34:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.araujo2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
identifier_str_mv ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382831624192