O auto do reino da imaginação a performance do roleplaying game (RPG) em jogo com a pedra do reino por mediadoras da leitura literária.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27458 |
Resumo: | Nessa dissertação, buscamos investigar a relação entre a interpretação do texto literário e a performance do Role-playing Game (RPG) por meio de experiências de leitura literária de A Pedra do Reino, obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, realizadas por mediadoras de leitura. Encontramos no RPG uma prática de apropriação literária com a qual o leitor pode, por meio da intertextualidade, traçar leituras de obras literárias, interpretando-as por meio do jogo. Nessa direção, essa pesquisa analisa os textos dos leitores (ROUXEL, 2013) de Suassuna em um círculo de leitura acerca do romance, a partir dos pontos de contato entre as experiências das participantes com o RPG e com a composição literária. Como objetivo de apreciação do círculo, selecionamos os cinco primeiros capítulo do romance, identificando neles relações intertextuais entre o épico, o trágico e o cômico, bem como a presença do enredo de mistério, comum aos romances policiais. A partir das leituras, as narrativas contadas pela performance do RPG foram escritas pelas leitoras em diários de bordo, onde registraram suas atividades ficcionalizantes (LANGLADE, 2013), analisadas na pesquisa. Também foi investigada a percepção das participantes enquanto mediadoras de leitura em resposta a utilização do RPG na formação de leitores. Identifica-se nessa pesquisa-ação que as participantes, enquanto leitoras, encontram nas personagens e narrativas feitas com o RPG as suas maneiras de interpretar a obra literária, partindo dos aspectos de gênero, estilo, enredo e personagens. Enquanto mediadoras de leitura, observam a leitura literária em companhia do RPG como abertura dos universos simbólicos da literatura para as imaginações dos leitores, podendo ser aplicado no processo de interpretação de variadas obras literárias. Encontramos fundamentação para essa pesquisa nas reflexões de Bosi (1988), Barthes (2015), Iser (2002), Paulino e Cosson (2009), Amorim (2011), Oliveira (2018), Rodrigues (2004), Zamariam (2020), Samoyault (2008), Santos (2009), entre outros. |
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O auto do reino da imaginação a performance do roleplaying game (RPG) em jogo com a pedra do reino por mediadoras da leitura literária.The self of the kingdom of imagination the performance of the roleplaying game (RPG) in game with the stone of the kingdom by mediators of literary reading.Análise literariaRole-playing game (RPG)Suassuna Ariano (1927-2014)A pedra do reinoEnsino de literaturaLiterary analysisThe kingdom stoneTeaching literatureTeoria LiteráriaNessa dissertação, buscamos investigar a relação entre a interpretação do texto literário e a performance do Role-playing Game (RPG) por meio de experiências de leitura literária de A Pedra do Reino, obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, realizadas por mediadoras de leitura. Encontramos no RPG uma prática de apropriação literária com a qual o leitor pode, por meio da intertextualidade, traçar leituras de obras literárias, interpretando-as por meio do jogo. Nessa direção, essa pesquisa analisa os textos dos leitores (ROUXEL, 2013) de Suassuna em um círculo de leitura acerca do romance, a partir dos pontos de contato entre as experiências das participantes com o RPG e com a composição literária. Como objetivo de apreciação do círculo, selecionamos os cinco primeiros capítulo do romance, identificando neles relações intertextuais entre o épico, o trágico e o cômico, bem como a presença do enredo de mistério, comum aos romances policiais. A partir das leituras, as narrativas contadas pela performance do RPG foram escritas pelas leitoras em diários de bordo, onde registraram suas atividades ficcionalizantes (LANGLADE, 2013), analisadas na pesquisa. Também foi investigada a percepção das participantes enquanto mediadoras de leitura em resposta a utilização do RPG na formação de leitores. Identifica-se nessa pesquisa-ação que as participantes, enquanto leitoras, encontram nas personagens e narrativas feitas com o RPG as suas maneiras de interpretar a obra literária, partindo dos aspectos de gênero, estilo, enredo e personagens. Enquanto mediadoras de leitura, observam a leitura literária em companhia do RPG como abertura dos universos simbólicos da literatura para as imaginações dos leitores, podendo ser aplicado no processo de interpretação de variadas obras literárias. Encontramos fundamentação para essa pesquisa nas reflexões de Bosi (1988), Barthes (2015), Iser (2002), Paulino e Cosson (2009), Amorim (2011), Oliveira (2018), Rodrigues (2004), Zamariam (2020), Samoyault (2008), Santos (2009), entre outros.In this dissertation, we seek to investigate the relationship between the interpretation of the literary text and the performance of the Role-playing Game (RPG) through literary reading experiences of A Pedra do Reino, the work of the brazilian writer Ariano Suassuna, carried out by reading mediators. We find in RPG a practice of literary appropriation with which the reader can, through intertextuality, trace readings of literary works, interpreting them through the game. In this direction, this research analyzes Suassuna's readers 'texts (ROUXEL, 2013) in a reading circle about the novel, from the points of contact between the participants' experiences with the RPG and with the literary composition. As an objective of appreciating the circle, we selected the first five chapters of the novel, identifying in them intertextual relations between the epic, the tragic and the comic, as well as the presence of the mystery plot, common to police novels. From the readings, the narratives told by the RPG performance were written by the readers in logbooks, where they recorded their fictionalizing activities (LANGLADE, 2013), analyzed in the research. The perception of the participants as mediators of reading in response to the use of RPG in the training of readers was also investigated. It is identified in this action research that the participants, as readers, find in the characters and narratives made with the RPG their ways of interpreting the literary work, starting from the aspects of genre, style, plot and characters. As mediators of reading, they observe literary reading in the company of RPG as an opening of symbolic universes of literature to the imaginations of readers, which can be applied in the process of interpreting various literary works. We found support for this research in the thoughts of Bosi (1988), Barthes (2015), Iser (2002), Paulino and Cosson (2009), Amorim (2011), Oliveira (2018), Rodrigues (2004), Zamariam (2020), Samoyault (2008), Santos (2009), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NOBREGA, M. M. S. S.Maria Marta Nobrega.Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011MILREU, Isis.MILREU, Isis.MILREU, ISIS.http://lattes.cnpq.br/8660552379109188CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de.CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de.BUENOS AIRES, Diógenes.AIRES, Diógenes Buenos.http://lattes.cnpq.br/2900846695607286NÓBREGA, Davi Ferreira Alves da.2022-02-282022-09-27T12:29:40Z2022-09-272022-09-27T12:29:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27458NÓBREGA, Davi Ferreira Alves da. O auto do reino da imaginação: a performance do roleplaying game (RPG) em jogo com a pedra do reino por mediadoras da leitura literária. 2022. 127 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. 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