Concepções dos egressos do curso de física sobre o estágio supervisionado na formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Adalberto da Costa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11500
Resumo: O estágio supervisionado, em décadas recentes, esteve presente no contexto da história da educação brasileira na formação inicial de professores. Inicialmente, o estágio supervisionado era denominado como prática de ensino e, com o passar do tempo, à medida que as principais legislações foram mudando, também foi sendo modificado o entendimento sobre o estágio docente. De acordo com a Lei de Diretrizes da Educação Nacional, 11.788/08, o Estágio Supervisionado na área de Ensino faz parte do projeto pedagógico do curso, sendo obrigatório nos cursos de licenciatura. Dessa forma, o estágio supervisionado oportuniza o graduando a vivenciar os contextos da realidade de ensino, o que é significativo para a formação docente do futuro profissional da educação. Há, no entanto, diferentes concepções sobre o estágio supervisionado, que representam como pensam os professores formadores, os estudantes e as próprias instituições formadoras através de seus cursos de licenciatura. Neste trabalho buscamos evidenciar e analisar as concepções sobre o estágio supervisionado entre os egressos do curso de licenciatura em Física da UFCG Campus Cuité. O estudo foi de natureza qualitativa, analisado através da aplicação de um questionário aberto, onde os egressos puderam expor suas concepções a respeito do estágio supervisionado em sua formação como educador. Os resultados apresentaram que os egressos tem consciência da importância da vivência do estágio. No entanto, verificaram-se concepções, em alguns momentos, muito diferentes, que são desde o reconhecimento da experiência do estágio como uma atividade de aproximação à realidade, em um contexto no qual teoria e prática são inseparáveis e independentes, ao pensamento dicotômico entre teoria e prática, em que o estágio é considerado a parte tão somente prática do curso. Vimos que, de maneira geral, o estágio supervisionado proporcionou experiências enriquecedoras para os egressos. Assim, podemos concluir que o estágio é significativo no processo de formação docente, pois propicia a inserção do graduando no campo de atuação futura. Além disso, vivencia diversas situações reais, articulando e aperfeiçoando suas habilidades e competências. Há, no entanto, de se analisar cuidadosamente as concepções que estão sendo construídas no curso de licenciatura em Física sobre tal experiência.
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Dessa forma, o estágio supervisionado oportuniza o graduando a vivenciar os contextos da realidade de ensino, o que é significativo para a formação docente do futuro profissional da educação. Há, no entanto, diferentes concepções sobre o estágio supervisionado, que representam como pensam os professores formadores, os estudantes e as próprias instituições formadoras através de seus cursos de licenciatura. Neste trabalho buscamos evidenciar e analisar as concepções sobre o estágio supervisionado entre os egressos do curso de licenciatura em Física da UFCG Campus Cuité. O estudo foi de natureza qualitativa, analisado através da aplicação de um questionário aberto, onde os egressos puderam expor suas concepções a respeito do estágio supervisionado em sua formação como educador. Os resultados apresentaram que os egressos tem consciência da importância da vivência do estágio. No entanto, verificaram-se concepções, em alguns momentos, muito diferentes, que são desde o reconhecimento da experiência do estágio como uma atividade de aproximação à realidade, em um contexto no qual teoria e prática são inseparáveis e independentes, ao pensamento dicotômico entre teoria e prática, em que o estágio é considerado a parte tão somente prática do curso. Vimos que, de maneira geral, o estágio supervisionado proporcionou experiências enriquecedoras para os egressos. Assim, podemos concluir que o estágio é significativo no processo de formação docente, pois propicia a inserção do graduando no campo de atuação futura. Além disso, vivencia diversas situações reais, articulando e aperfeiçoando suas habilidades e competências. Há, no entanto, de se analisar cuidadosamente as concepções que estão sendo construídas no curso de licenciatura em Física sobre tal experiência.The supervised internship, in recent decades, was present in the context of the history of Brazilian education in the initial formation of teachers. Initially, the supervised internship was termed as teaching practice and, over time, as the main legislations were changed, the understanding of the teaching internship was also modified. According to the National Education Guidelines Law, 11.788 / 08, the supervised internship in the area of education is part of the pedagogical project of the course, being compulsory in the undergraduate courses. Thus, the supervised internship allows the graduating student to experience the contexts of teaching reality, which is significant for teacher training in the future professional education. There are, however, different conceptions about the supervised stage, which represent how teachers trainers, students and the training institutions themselves think through their undergraduate courses. In this work we seek to evidence and analyze the conceptions about the supervised internship among the graduates of the UFCG Campus Cuité degree in Physics. The study was qualitative, analyzed through the application of an open questionnaire, where the graduates were able to present their conceptions about the supervised internship in their training as an educator. The results showed that the graduates are aware of the importance of the experience of the stage. However, there have been very different conceptions at times, ranging from the recognition of the experience of the stage as an activity of approximation to reality, in a context in which theory and practice are inseparable and independent, to the dichotomous thinking between theory and practice, in which the stage is considered the only practical part of the course. We have seen that, in general, the supervised internship has provided enriching experiences for graduates. Thus, we can conclude that the internship is significant in the teacher training process, as it favors the insertion of the graduate in the field of future action. In addition, he experiences several real situations, articulating and improving his skills and competences. There is, however, to carefully examine the conceptions that are being constructed in the licentiate course in physics about such an experience.La pasantía supervisada, en las últimas décadas, estuvo presente en el contexto de la historia de la educación brasileña en la formación inicial de profesores. Inicialmente, la pasantía tutelada se denominó práctica docente y, con el tiempo, a medida que cambió la legislación principal, también cambió la comprensión de la pasantía docente. De acuerdo con la Ley de Directrices de Educación Nacional, 11.788/08, la Práctica Supervisada en el área de Enseñanza forma parte del proyecto pedagógico del curso, siendo obligatoria en los cursos de graduación. De esta forma, la pasantía supervisada brinda al egresado la oportunidad de vivenciar los contextos de la realidad docente, lo cual es significativo para la formación docente del futuro profesional de la educación. Existen, sin embargo, diferentes concepciones sobre la pasantía tutelada, que representan cómo los docentes en formación, los estudiantes y las propias instituciones formadoras piensan a través de sus carreras. En este trabajo buscamos resaltar y analizar las concepciones sobre la pasantía supervisada entre los egresados ​​de la carrera de Física de la UFCG Campus Cuité. El estudio fue de carácter cualitativo, analizado a través de la aplicación de un cuestionario abierto, donde los egresados ​​pudieron exponer sus concepciones acerca de la pasantía tutelada en su formación como educador. Los resultados mostraron que los egresados ​​son conscientes de la importancia de la experiencia de pasantía. Sin embargo, se verificaron concepciones, en ocasiones, muy diversas, que van desde el reconocimiento de la experiencia de pasantía como una actividad de aproximación a la realidad, en un contexto en el que teoría y práctica son inseparables e independientes, hasta el pensamiento dicotómico entre teoría y práctica, en el que las prácticas se consideran la única parte práctica del curso. Vimos que, en general, la pasantía supervisada brindó experiencias enriquecedoras para los egresados. Así, podemos concluir que la pasantía es significativa en el proceso de formación docente, ya que proporciona la inserción del estudiante en el campo de actuación futura. Además, experimenta diversas situaciones reales, articulando y mejorando sus habilidades y competencias. Sin embargo, es necesario analizar con cuidado las concepciones que se van construyendo en la carrera de Física sobre dicha experiencia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943MEDEIROS, Fábio Ferreira de.ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de AtaFRAZÃO, Nilton Ferreira.SILVA, Adalberto da Costa.20182020-02-04T17:06:09Z2020-02-042020-02-04T17:06:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11500SILVA, Adalberto da Costa. 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