Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROERTO, Maria Eliete.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14091
Resumo: Este trabalho representa uma tentativa de aprofundar nossos conhecimentos sobre Planejamento Curricular. Desse modo, iremos aprofundar um estudo bibliográfico acerca de currículo e planejamento objetivando, além de ampliar nossos conhecimentos, tentar montar uma proposta de ação pedagógica para ser discutida com os supervisores que atuam nas Secretarias Municipais de Educação de Sousa e Cajazeiras. Nosso interesse pelo o assunto surgiu a partir do resultado deu uma pesquisa realizada por alunos concluintes do Curso de pedagogia – Supervisão Escolar do período 93.1. A referida pesquisa realizada configurou a Ação Supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva de superação de alguns problemas que podem ser trabalhados pelos supervisores. Sabe-se que o planejamento curricular é o que melhor garante a eficácia do processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar, entretanto, em nossas escolas públicas, a falta de planejamento e de uma proposta curricular que se adeque à realidade vigente, tem ocasionado vários descasos, entre eles, a ineficiência do processo educativo. Neste sentido, nós como futuros superiores, preocupados com os problemas que atingem a educação, desejamos efetivar este estudo que pode ser trabalho pelo supervisor. O Supervisor Educacional precisa, assumir o seu papel de promotor de mudanças e inovações que possibilitam a melhoria da qualidade de ensino e a maior eficiência da escola como um todo. Entende-se que este estudo será de muita relevância por nos proporcionar uma maior fundamentação teórica sobre o assunto e por contribuir com o trabalho de Supervisão.
id UFCG_9be48231ddbb2a908266b65484a0d87d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14091
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.EducaçãoSupervisão EscolarCurrículo - PlanejamentoAção pedagógicaEscolas públicasEducationSchool SupervisionCurriculum - PlanningPedagogical ActionPublic SchoolsEducação.Este trabalho representa uma tentativa de aprofundar nossos conhecimentos sobre Planejamento Curricular. Desse modo, iremos aprofundar um estudo bibliográfico acerca de currículo e planejamento objetivando, além de ampliar nossos conhecimentos, tentar montar uma proposta de ação pedagógica para ser discutida com os supervisores que atuam nas Secretarias Municipais de Educação de Sousa e Cajazeiras. Nosso interesse pelo o assunto surgiu a partir do resultado deu uma pesquisa realizada por alunos concluintes do Curso de pedagogia – Supervisão Escolar do período 93.1. A referida pesquisa realizada configurou a Ação Supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva de superação de alguns problemas que podem ser trabalhados pelos supervisores. Sabe-se que o planejamento curricular é o que melhor garante a eficácia do processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar, entretanto, em nossas escolas públicas, a falta de planejamento e de uma proposta curricular que se adeque à realidade vigente, tem ocasionado vários descasos, entre eles, a ineficiência do processo educativo. Neste sentido, nós como futuros superiores, preocupados com os problemas que atingem a educação, desejamos efetivar este estudo que pode ser trabalho pelo supervisor. O Supervisor Educacional precisa, assumir o seu papel de promotor de mudanças e inovações que possibilitam a melhoria da qualidade de ensino e a maior eficiência da escola como um todo. Entende-se que este estudo será de muita relevância por nos proporcionar uma maior fundamentação teórica sobre o assunto e por contribuir com o trabalho de Supervisão.This work represents an attempt to deepen our knowledge about Curriculum Planning. In this way, we will deepen a bibliographic study about curriculum and planning aiming, in addition to expanding our knowledge, try to set up a proposal for pedagogical action to be discussed with the supervisors who work in the Municipal Departments of Education of Sousa and Cajazeiras. Our interest in the subject arose from the result of a survey conducted by graduating students of the Pedagogy Course - School Supervision of the period 93.1. The aforementioned research configured the Supervisory Action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the collective search to overcome some problems that can be worked on by the supervisors. It is known that curricular planning is the one that best guarantees the effectiveness of the teaching-learning process in the school environment, however, in our public schools, the lack of planning and of a curricular proposal that fits the current reality, has caused several failures , among them, the inefficiency of the educational process. In this sense, we as future superiors, concerned with the problems that affect education, wish to carry out this study, which can be done by the supervisor. The Educational Supervisor needs to assume its role as a promoter of changes and innovations that make it possible to improve the quality of teaching and the greater efficiency of the school as a whole. It is understood that this study will be very relevant for providing us with a greater theoretical foundation on the subject and for contributing to the work of Supervision.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves de Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ROERTO, Maria Eliete.1994-022020-08-13T19:28:29Z2020-08-132020-08-13T19:28:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14091ROBERTO, Maria Eliete. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 45f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T21:34:54Zoai:localhost:riufcg/14091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T21:34:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.
title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
spellingShingle Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
ROERTO, Maria Eliete.
Educação
Supervisão Escolar
Currículo - Planejamento
Ação pedagógica
Escolas públicas
Education
School Supervision
Curriculum - Planning
Pedagogical Action
Public Schools
Educação.
title_short Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_full Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_fullStr Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_full_unstemmed Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
title_sort Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
author ROERTO, Maria Eliete.
author_facet ROERTO, Maria Eliete.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Alves de Sousa.
LIMA, Maria Alves de Souza.
http://lattes.cnpq.br/9319537531410742
dc.contributor.author.fl_str_mv ROERTO, Maria Eliete.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Currículo - Planejamento
Ação pedagógica
Escolas públicas
Education
School Supervision
Curriculum - Planning
Pedagogical Action
Public Schools
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Currículo - Planejamento
Ação pedagógica
Escolas públicas
Education
School Supervision
Curriculum - Planning
Pedagogical Action
Public Schools
Educação.
description Este trabalho representa uma tentativa de aprofundar nossos conhecimentos sobre Planejamento Curricular. Desse modo, iremos aprofundar um estudo bibliográfico acerca de currículo e planejamento objetivando, além de ampliar nossos conhecimentos, tentar montar uma proposta de ação pedagógica para ser discutida com os supervisores que atuam nas Secretarias Municipais de Educação de Sousa e Cajazeiras. Nosso interesse pelo o assunto surgiu a partir do resultado deu uma pesquisa realizada por alunos concluintes do Curso de pedagogia – Supervisão Escolar do período 93.1. A referida pesquisa realizada configurou a Ação Supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva de superação de alguns problemas que podem ser trabalhados pelos supervisores. Sabe-se que o planejamento curricular é o que melhor garante a eficácia do processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar, entretanto, em nossas escolas públicas, a falta de planejamento e de uma proposta curricular que se adeque à realidade vigente, tem ocasionado vários descasos, entre eles, a ineficiência do processo educativo. Neste sentido, nós como futuros superiores, preocupados com os problemas que atingem a educação, desejamos efetivar este estudo que pode ser trabalho pelo supervisor. O Supervisor Educacional precisa, assumir o seu papel de promotor de mudanças e inovações que possibilitam a melhoria da qualidade de ensino e a maior eficiência da escola como um todo. Entende-se que este estudo será de muita relevância por nos proporcionar uma maior fundamentação teórica sobre o assunto e por contribuir com o trabalho de Supervisão.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-02
2020-08-13T19:28:29Z
2020-08-13
2020-08-13T19:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14091
ROBERTO, Maria Eliete. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 45f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14091
identifier_str_mv ROBERTO, Maria Eliete. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 45f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744453316902912