Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 |
Resumo: | Um dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017). Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015). Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo observados na sociedade (SILVA et al., 2017). Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos, diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011). A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014). Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos (ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em sala com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017). Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática lúdica para abordar esse tema. |
id |
UFCG_9c194fd5c80272e94d2c467fc3e84eec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33388 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica.Solid waste in elementary education: student knowledge and playful environmental education.Educação ambiental lúdicaResíduos sólidos no ensino fundamentalConhecimentos e alunos - resíduos sólidosJogo didáticoLudismoPlayful environmental educationSolid waste in elementary schoolKnowledge and students - solid wasteDidactic gameLuddismEcologia. Educação.Um dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017). Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015). Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo observados na sociedade (SILVA et al., 2017). Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos, diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011). A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014). Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos (ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em sala com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017). Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática lúdica para abordar esse tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-05T17:48:16Z2023-12-052023-12-05T17:48:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388porSANTOS, Thayanna Maria Medeiros.FEITOSA, Luiza Cristina.SOUSA, Cynthia Arielly Alves de.OLIVEIRA, José Lucas dos Santos.SILVA, Edevaldo da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-05T17:49:20Zoai:localhost:riufcg/33388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-05T17:49:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. Solid waste in elementary education: student knowledge and playful environmental education. |
title |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
spellingShingle |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. SANTOS, Thayanna Maria Medeiros. Educação ambiental lúdica Resíduos sólidos no ensino fundamental Conhecimentos e alunos - resíduos sólidos Jogo didático Ludismo Playful environmental education Solid waste in elementary school Knowledge and students - solid waste Didactic game Luddism Ecologia. Educação. |
title_short |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
title_full |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
title_fullStr |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
title_full_unstemmed |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
title_sort |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
author |
SANTOS, Thayanna Maria Medeiros. |
author_facet |
SANTOS, Thayanna Maria Medeiros. FEITOSA, Luiza Cristina. SOUSA, Cynthia Arielly Alves de. OLIVEIRA, José Lucas dos Santos. SILVA, Edevaldo da. |
author_role |
author |
author2 |
FEITOSA, Luiza Cristina. SOUSA, Cynthia Arielly Alves de. OLIVEIRA, José Lucas dos Santos. SILVA, Edevaldo da. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Thayanna Maria Medeiros. FEITOSA, Luiza Cristina. SOUSA, Cynthia Arielly Alves de. OLIVEIRA, José Lucas dos Santos. SILVA, Edevaldo da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental lúdica Resíduos sólidos no ensino fundamental Conhecimentos e alunos - resíduos sólidos Jogo didático Ludismo Playful environmental education Solid waste in elementary school Knowledge and students - solid waste Didactic game Luddism Ecologia. Educação. |
topic |
Educação ambiental lúdica Resíduos sólidos no ensino fundamental Conhecimentos e alunos - resíduos sólidos Jogo didático Ludismo Playful environmental education Solid waste in elementary school Knowledge and students - solid waste Didactic game Luddism Ecologia. Educação. |
description |
Um dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017). Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015). Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo observados na sociedade (SILVA et al., 2017). Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos, diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011). A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014). Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos (ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em sala com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017). Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática lúdica para abordar esse tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-12-05T17:48:16Z 2023-12-05 2023-12-05T17:48:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744604767977472 |