Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Cinthia Raquel de França.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SANTOS, Juvandi de Souza.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
Resumo: Devido à cultura indígena brasileira ter um histórico de desvalorização, a necessidade de se afirmar e valorizar esta cultura tem se tornado um mote de interesses, pois possibilita fornecer um maior conhecimento da historiografia brasileira a partir de um viés novo, o do indígena. Desta forma, a cultura e história indígena passam a ser de forma mais ativa, cenários de estudos, debates, discussões e inevitavelmente, pesquisas. Neste contexto, a pesquisa arqueológica torna-se mister para a construção de uma historiografia que venha a abranger os diversos discursos que foram anteriormente silenciados, e que possa suprir os imperativos da lei 11.645/08. O objetivo deste trabalho é apontar como a pesquisa científica institucional, e a prática educacional são instrumentos de constituição e de resgate da identidade cultural da população que hoje pouco sabe e pouco valoriza suas raízes, devido à relação de alteridade da população brasileira com seus antepassados indígenas; moralmente repassado não só pela historiografia positivista, como pela cultura social de valorização do outro, neste caso, o europeu. O propósito da pesquisa cientifica não deve carecer de produzir, de ter como finalidade a sua contribuição com a historiografia para melhor conhecer a préhistória de nosso país, buscando subsídios para o resgate da cultura originalmente nacional. No caso especifico de Guarabira, busca-se neste artigo apontar soluções para a quebra de paradigmas sócio-históricos estabelecidos culturalmente no decorrer da constituição de uma nacionalidade brasileira e referente aos povos indígenas, suas culturas e práticas ressoando em nossa contemporaneidade como práticas, vivência e cultura arcaicas, marginais, relegadas a representações gerais, globalizantes, aplanadoras. Através da pesquisa arqueológica e seus resultados, pretende-se conceituar uma discussão que se apresente como recurso a problemática vigorante entre a cultura e identidade indígenas e sua assimilação e aceitação pela sociedade atual.
id UFCG_9d21e75afd27da31fd20e7c5a63d2b74
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34289
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.Research, Teaching and Cultural Identity: an archaeological analysis of indigenous themes in Guarabira - PB.Guarabira - PB - temática indígenaArqueologiaAnálise arqueológica - temática indígenaCultura indígenaHistória indígenaPovos indígenasIdentidades indígenasGuarabira - PB - indigenous themeArcheologyArchaeological analysis - indigenous themesIndigenous cultureIndigenous historyIndian peopleIndigenous identitiesHistória.Educação.Devido à cultura indígena brasileira ter um histórico de desvalorização, a necessidade de se afirmar e valorizar esta cultura tem se tornado um mote de interesses, pois possibilita fornecer um maior conhecimento da historiografia brasileira a partir de um viés novo, o do indígena. Desta forma, a cultura e história indígena passam a ser de forma mais ativa, cenários de estudos, debates, discussões e inevitavelmente, pesquisas. Neste contexto, a pesquisa arqueológica torna-se mister para a construção de uma historiografia que venha a abranger os diversos discursos que foram anteriormente silenciados, e que possa suprir os imperativos da lei 11.645/08. O objetivo deste trabalho é apontar como a pesquisa científica institucional, e a prática educacional são instrumentos de constituição e de resgate da identidade cultural da população que hoje pouco sabe e pouco valoriza suas raízes, devido à relação de alteridade da população brasileira com seus antepassados indígenas; moralmente repassado não só pela historiografia positivista, como pela cultura social de valorização do outro, neste caso, o europeu. O propósito da pesquisa cientifica não deve carecer de produzir, de ter como finalidade a sua contribuição com a historiografia para melhor conhecer a préhistória de nosso país, buscando subsídios para o resgate da cultura originalmente nacional. No caso especifico de Guarabira, busca-se neste artigo apontar soluções para a quebra de paradigmas sócio-históricos estabelecidos culturalmente no decorrer da constituição de uma nacionalidade brasileira e referente aos povos indígenas, suas culturas e práticas ressoando em nossa contemporaneidade como práticas, vivência e cultura arcaicas, marginais, relegadas a representações gerais, globalizantes, aplanadoras. Através da pesquisa arqueológica e seus resultados, pretende-se conceituar uma discussão que se apresente como recurso a problemática vigorante entre a cultura e identidade indígenas e sua assimilação e aceitação pela sociedade atual.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T17:50:14Z2024-02-022024-02-02T17:50:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289RODRIGUES, Cinthia Raquel de França; SANTOS, Juvandi de Souza. Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2391-2395. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289porRODRIGUES, Cinthia Raquel de França.SANTOS, Juvandi de Souza.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:50:38Zoai:localhost:riufcg/34289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:50:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
Research, Teaching and Cultural Identity: an archaeological analysis of indigenous themes in Guarabira - PB.
title Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
spellingShingle Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
RODRIGUES, Cinthia Raquel de França.
Guarabira - PB - temática indígena
Arqueologia
Análise arqueológica - temática indígena
Cultura indígena
História indígena
Povos indígenas
Identidades indígenas
Guarabira - PB - indigenous theme
Archeology
Archaeological analysis - indigenous themes
Indigenous culture
Indigenous history
Indian people
Indigenous identities
História.
Educação.
title_short Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
title_full Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
title_fullStr Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
title_full_unstemmed Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
title_sort Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB.
author RODRIGUES, Cinthia Raquel de França.
author_facet RODRIGUES, Cinthia Raquel de França.
SANTOS, Juvandi de Souza.
author_role author
author2 SANTOS, Juvandi de Souza.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Cinthia Raquel de França.
SANTOS, Juvandi de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Guarabira - PB - temática indígena
Arqueologia
Análise arqueológica - temática indígena
Cultura indígena
História indígena
Povos indígenas
Identidades indígenas
Guarabira - PB - indigenous theme
Archeology
Archaeological analysis - indigenous themes
Indigenous culture
Indigenous history
Indian people
Indigenous identities
História.
Educação.
topic Guarabira - PB - temática indígena
Arqueologia
Análise arqueológica - temática indígena
Cultura indígena
História indígena
Povos indígenas
Identidades indígenas
Guarabira - PB - indigenous theme
Archeology
Archaeological analysis - indigenous themes
Indigenous culture
Indigenous history
Indian people
Indigenous identities
História.
Educação.
description Devido à cultura indígena brasileira ter um histórico de desvalorização, a necessidade de se afirmar e valorizar esta cultura tem se tornado um mote de interesses, pois possibilita fornecer um maior conhecimento da historiografia brasileira a partir de um viés novo, o do indígena. Desta forma, a cultura e história indígena passam a ser de forma mais ativa, cenários de estudos, debates, discussões e inevitavelmente, pesquisas. Neste contexto, a pesquisa arqueológica torna-se mister para a construção de uma historiografia que venha a abranger os diversos discursos que foram anteriormente silenciados, e que possa suprir os imperativos da lei 11.645/08. O objetivo deste trabalho é apontar como a pesquisa científica institucional, e a prática educacional são instrumentos de constituição e de resgate da identidade cultural da população que hoje pouco sabe e pouco valoriza suas raízes, devido à relação de alteridade da população brasileira com seus antepassados indígenas; moralmente repassado não só pela historiografia positivista, como pela cultura social de valorização do outro, neste caso, o europeu. O propósito da pesquisa cientifica não deve carecer de produzir, de ter como finalidade a sua contribuição com a historiografia para melhor conhecer a préhistória de nosso país, buscando subsídios para o resgate da cultura originalmente nacional. No caso especifico de Guarabira, busca-se neste artigo apontar soluções para a quebra de paradigmas sócio-históricos estabelecidos culturalmente no decorrer da constituição de uma nacionalidade brasileira e referente aos povos indígenas, suas culturas e práticas ressoando em nossa contemporaneidade como práticas, vivência e cultura arcaicas, marginais, relegadas a representações gerais, globalizantes, aplanadoras. Através da pesquisa arqueológica e seus resultados, pretende-se conceituar uma discussão que se apresente como recurso a problemática vigorante entre a cultura e identidade indígenas e sua assimilação e aceitação pela sociedade atual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-02T17:50:14Z
2024-02-02
2024-02-02T17:50:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
RODRIGUES, Cinthia Raquel de França; SANTOS, Juvandi de Souza. Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2391-2395. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
identifier_str_mv RODRIGUES, Cinthia Raquel de França; SANTOS, Juvandi de Souza. Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2391-2395. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611418046464