Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174 |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local. |
id |
UFCG_9dbb1b95726652ce0a05b8dfc2a93c42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26174 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.Weaving histories and memories: educational contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João.EducaçãoHistoriografia localPráticas educativasEducationLocal historiographyEducational practicesEducação.O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local.The present study aimed to investigate the life story of Aurília Breckenfeld Dantas, notably about the memories of her educational practices, which comprises the period from 1946 to 1986, which discusses her teaching activities in the municipality of São João do Rio do Peixe in the interior of the Paraíba. As a problematizing research question, this study was developed from the following theme: What are the contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João do Rio do Peixe-PB? The study had theoretical support mainly in: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvao (2001). This research is part of the field of the theoretical-methodological approach of the biographical method that it is possible to describe events not only in a linear way, but with an emphasis on more relevant situations of the biographical subject. forming multiple generations. Articulating with the exercise of teaching, he built his training, ascended the primary level, a condition that entered the teaching profession, to the Postgraduate. Through his teaching practices, he engaged in the construction of values, and the formation of the students. At the Colégio Ministro José Américo de Almeida, she carried out the role of manager with dedication, which contributed significantly to both the improvement of the institution and the learning process of the students. Keywords: Woman and education. Educational practices. Local historiography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Rozilene Lopes de.SOUSA, R. L. de.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943MACHADO, Viviane Guidotti.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.2022-03-292022-07-04T17:11:11Z2022-07-042022-07-04T17:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T13:29:58Zoai:localhost:riufcg/26174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T13:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. Weaving histories and memories: educational contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João. |
title |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. |
spellingShingle |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Educação Historiografia local Práticas educativas Education Local historiography Educational practices Educação. |
title_short |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. |
title_full |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. |
title_fullStr |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. |
title_full_unstemmed |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. |
title_sort |
Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. |
author |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. |
author_facet |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Rozilene Lopes de. SOUSA, R. L. de. http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 MACHADO, Viviane Guidotti. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Historiografia local Práticas educativas Education Local historiography Educational practices Educação. |
topic |
Educação Historiografia local Práticas educativas Education Local historiography Educational practices Educação. |
description |
O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 2022-07-04T17:11:11Z 2022-07-04 2022-07-04T17:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174 FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744547922575360 |