Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174
Resumo: O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local.
id UFCG_9dbb1b95726652ce0a05b8dfc2a93c42
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/26174
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.Weaving histories and memories: educational contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João.EducaçãoHistoriografia localPráticas educativasEducationLocal historiographyEducational practicesEducação.O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local.The present study aimed to investigate the life story of Aurília Breckenfeld Dantas, notably about the memories of her educational practices, which comprises the period from 1946 to 1986, which discusses her teaching activities in the municipality of São João do Rio do Peixe in the interior of the Paraíba. As a problematizing research question, this study was developed from the following theme: What are the contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João do Rio do Peixe-PB? The study had theoretical support mainly in: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvao (2001). This research is part of the field of the theoretical-methodological approach of the biographical method that it is possible to describe events not only in a linear way, but with an emphasis on more relevant situations of the biographical subject. forming multiple generations. Articulating with the exercise of teaching, he built his training, ascended the primary level, a condition that entered the teaching profession, to the Postgraduate. Through his teaching practices, he engaged in the construction of values, and the formation of the students. At the Colégio Ministro José Américo de Almeida, she carried out the role of manager with dedication, which contributed significantly to both the improvement of the institution and the learning process of the students. Keywords: Woman and education. Educational practices. Local historiography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Rozilene Lopes de.SOUSA, R. L. de.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943MACHADO, Viviane Guidotti.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.2022-03-292022-07-04T17:11:11Z2022-07-042022-07-04T17:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T13:29:58Zoai:localhost:riufcg/26174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T13:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
Weaving histories and memories: educational contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João.
title Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
spellingShingle Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
Educação
Historiografia local
Práticas educativas
Education
Local historiography
Educational practices
Educação.
title_short Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
title_full Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
title_fullStr Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
title_full_unstemmed Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
title_sort Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.
author FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
author_facet FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Rozilene Lopes de.
SOUSA, R. L. de.
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
MACHADO, Viviane Guidotti.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Historiografia local
Práticas educativas
Education
Local historiography
Educational practices
Educação.
topic Educação
Historiografia local
Práticas educativas
Education
Local historiography
Educational practices
Educação.
description O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
2022-07-04T17:11:11Z
2022-07-04
2022-07-04T17:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174
identifier_str_mv FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744547922575360