"Modelos matemáticos para otimização do serviço de ônibus urbano."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RABBANI, Soheil Rahnemay.
Data de Publicação: 1975
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3608
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de alguns modelos matemáticos para a otimização de um serviço urbano do ônibus. Os custos indiretos a curto prazo representados por tempo total de viagem (tempos de caminhada, de espera e de deslocamento) dos passageiros que usam o sistema de transporte publico, é considerado e usa-se este como medida da eficiência do sistema. O problema é, então, a otimização da operação do sistema dentro da restrição do nível fixo de investimento de capital. As variáveis no problema incluem o número de ônibus em cada linha, as posições de paradas e as próprias linhas. Após o desenvolvimento de alguns modelos teóricos, o caso prático da operação do sistema de ônibus de Campina Grande, Paraíba, é considerado e algumas sugestões para melhorar o sistema são oferecidas.
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