Otimização do limite de rotação de ônibus urbanos usando algoritmo genético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeigerman, Iani
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis, Ian Brasil
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11947
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
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spelling Zeigerman, IaniReis, Ian BrasilDiniz, Alberto Carlos Guimarães CastroZEIGERMAN, Iani; REIS, Ian Brasil. Otimização do limite de rotação de ônibus urbanos usando algoritmo genético. 2015. vii, 67 f., Il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11947Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.A máxima rotação para cada marcha dos ônibus urbanos é definida em função da experiência dos motoristas e instrutores, não observando as devidas considerações técnicas e comprovações experimentais. Vários são os parâmetros que podem afetar o consumo de combustível dos ônibus e determinar uma função que relacione estes parâmetros com o limite máximo de rotação para cada marcha pode levar à economia de combustível. Este projeto de graduação visa determinar um modelo que relacione os diferentes parâmetros operacionais e o consumo de combustível de ônibus urbanos. São considerados modelos matemáticos da literatura, normas de operação e dados estatísticos. Usando a técnica de algorítmos genéticos é determinada a melhor função objetivo para o problema e realizada a otimização da rotação para cada marcha de modo a minimizar o consumo de combustível. São consideradas diferentes condições de operação e diferentes rotas urbanas. O programa de otimização desenvolvido foi testado em um modelo de ônibus real e obteve resultados coerentes. Aplicou-se então o programa de otimizacão para duas outras linhas de menor esforço, com intuito de testar o método, sendo este resultado também coerente com o esperado. Por último, o trabalho comparou satisfatoriamente o método proposto com o atual e apresentou qual o desperdício atual das empresas operadoras de ônibus que pode ser economizado a partir do programa de otimização desenvolvido. ______________________________________________________________________ ABSTRACTThe upper limit engine speed for each gear, for urban buses, is defined through drivers’ experiences and instructors without the required technical considerations. Many parameters might affect fuel consumption in urban buses and determine an equation that relates them to the upper limit engine speed for each gear might allow its optimization and minimize fuel consumption. The present study will consider mathematical models obtained in the literature and statistic data. Using the genetic algorithm technique, the optimum equation for the problem is determined and the optimization of the maximum engine speed for each gear obtained, minimizing fuel consumption. Different conditions of operation and urban routes will be considered. The considered method minimize fuel consumption when compared to the one currently used by the industry, proving itself effective and useful for practical situations.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-12-09T15:46:31Z No. of bitstreams: 1 2015_IaniZeigerman_IanBrasilReis.pdf: 16456598 bytes, checksum: 74df1574927dd5773eb28d1e6fae41a2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-12T16:55:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_IaniZeigerman_IanBrasilReis.pdf: 16456598 bytes, checksum: 74df1574927dd5773eb28d1e6fae41a2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-12T16:55:27Z (GMT). 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