Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria Izabel da Silva.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise do uso do software do geogebra no ensino de geometria, descrevendo uma experiência vivenciada com uma turma de 3a série do Ensino Médio em uma escola pública Integral Técnica localizada na região do Curimataú, na Cidade de Cuité – PB. A pesquisa foi quanti-qualitativa e descritiva a partir de dois questionários, um sendo aplicado com o professor da disciplina e o outro com os estudantes do terceiro ano do ensino médio tendo como objetivo analisar o uso do software do Geogebra no ensino de geometria espacial, mais especificamente, no conteúdo dos poliedros de Platão e nas suas planificações. As conclusões mostram que a utilização do software geogebra em sala de aula na disciplina de geometria podem trazer diversas contribuições em relação ao aprendizado dos alunos, pois este recurso tecnológico facilitou na identificação das arestas, faces e vértices, conceitos estes que talvez com apenas a utilização do quadro e pincel não seria perceptível.
id UFCG_9e165f2ae01ea5a3a64d981378668442
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36141
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.An analysis of geogebra software in teaching spatial geometry: application of a didactic sequence in secondary education.Un análisis del software geogebra en la enseñanza de la geometría espacial: Aplicación de una secuencia didáctica en la educación secundaria.Geometria espacialGeogebraPoliedros de PlatãoSequência didáticaEnsino de geometriaSoftware de geogebraSpatial geometryPlato's PolyhedraSequence didacticsGeometry teachingLos poliedros de PlatónSecuencia cosas didácticasEnseñanza de geometríaÁlgebraEste trabalho apresenta uma análise do uso do software do geogebra no ensino de geometria, descrevendo uma experiência vivenciada com uma turma de 3a série do Ensino Médio em uma escola pública Integral Técnica localizada na região do Curimataú, na Cidade de Cuité – PB. A pesquisa foi quanti-qualitativa e descritiva a partir de dois questionários, um sendo aplicado com o professor da disciplina e o outro com os estudantes do terceiro ano do ensino médio tendo como objetivo analisar o uso do software do Geogebra no ensino de geometria espacial, mais especificamente, no conteúdo dos poliedros de Platão e nas suas planificações. As conclusões mostram que a utilização do software geogebra em sala de aula na disciplina de geometria podem trazer diversas contribuições em relação ao aprendizado dos alunos, pois este recurso tecnológico facilitou na identificação das arestas, faces e vértices, conceitos estes que talvez com apenas a utilização do quadro e pincel não seria perceptível.This work presents an analysis of the use of geogebra software in teaching geometry, describing an experience with a 3rd grade high school class at a public comprehensive technical school located in the Curimataú region, in the city of Cuité – PB. The research was quantitative-qualitative and descriptive based on two questionnaires, one being applied to the subject teacher and the other to third-year high school students with the objective of analyzing the use of Geogebra software in teaching spatial geometry, more specifically on the content of Plato's polyhedra and their plans. The conclusions show that the use of geogebra software in the classroom in the geometry discipline can bring several contributions in relation to student learning, as this technological resource facilitated the identification of edges, faces and vertices, concepts that perhaps with just the use of the frame and brush would not be noticeable.Este trabajo presenta un análisis del uso del software geogebra en la enseñanza de la geometría, describiendo una experiencia con una clase de 3er grado de secundaria en una escuela técnica integral pública ubicada en la región de Curimataú, en la ciudad de Cuité – PB. La investigación fue cuantitativa-cualitativa y descriptiva basada en dos cuestionarios, uno de ellos aplicado con el profesor de la materia y el otro con los estudiantes del tercer año de enseñanza bachillerato con el objetivo de analizar el uso del software Geogebra en la enseñanza de la geometría. espacio, más concretamente, en el contenido de los poliedros de Platón y sus planos. Las conclusiones muestran que el uso del software geogebra en el aula en la disciplina de La geometría puede aportar varias contribuciones al aprendizaje de los estudiantes, como Este recurso tecnológico facilitó la identificación de aristas, caras y vértices, conceptos que que quizás con solo el uso de la pintura y el pincel no se notaría.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane Da Silva.Souza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO SILVA, A. D. R.SILVA, ALUSKA D. R. M.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210IGNÁCIO, Renato da Silva.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7185203448137294BEZERRA, Maria Izabel da Silva.2024-05-102024-06-17T19:04:32Z2024-06-172024-06-17T19:04:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141BEZERRA, Maria Izabel da Silva. Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-17T19:04:32Zoai:localhost:riufcg/36141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-17T19:04:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
An analysis of geogebra software in teaching spatial geometry: application of a didactic sequence in secondary education.
Un análisis del software geogebra en la enseñanza de la geometría espacial: Aplicación de una secuencia didáctica en la educación secundaria.
title Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
spellingShingle Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
BEZERRA, Maria Izabel da Silva.
Geometria espacial
Geogebra
Poliedros de Platão
Sequência didática
Ensino de geometria
Software de geogebra
Spatial geometry
Plato's Polyhedra
Sequence didactics
Geometry teaching
Los poliedros de Platón
Secuencia cosas didácticas
Enseñanza de geometría
Álgebra
title_short Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
title_full Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
title_fullStr Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
title_full_unstemmed Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
title_sort Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio.
author BEZERRA, Maria Izabel da Silva.
author_facet BEZERRA, Maria Izabel da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Glageane Da Silva.
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO SILVA, A. D. R.
SILVA, ALUSKA D. R. M.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
IGNÁCIO, Renato da Silva.
IGNÁCIO, R. S.
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Maria Izabel da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria espacial
Geogebra
Poliedros de Platão
Sequência didática
Ensino de geometria
Software de geogebra
Spatial geometry
Plato's Polyhedra
Sequence didactics
Geometry teaching
Los poliedros de Platón
Secuencia cosas didácticas
Enseñanza de geometría
Álgebra
topic Geometria espacial
Geogebra
Poliedros de Platão
Sequência didática
Ensino de geometria
Software de geogebra
Spatial geometry
Plato's Polyhedra
Sequence didactics
Geometry teaching
Los poliedros de Platón
Secuencia cosas didácticas
Enseñanza de geometría
Álgebra
description Este trabalho apresenta uma análise do uso do software do geogebra no ensino de geometria, descrevendo uma experiência vivenciada com uma turma de 3a série do Ensino Médio em uma escola pública Integral Técnica localizada na região do Curimataú, na Cidade de Cuité – PB. A pesquisa foi quanti-qualitativa e descritiva a partir de dois questionários, um sendo aplicado com o professor da disciplina e o outro com os estudantes do terceiro ano do ensino médio tendo como objetivo analisar o uso do software do Geogebra no ensino de geometria espacial, mais especificamente, no conteúdo dos poliedros de Platão e nas suas planificações. As conclusões mostram que a utilização do software geogebra em sala de aula na disciplina de geometria podem trazer diversas contribuições em relação ao aprendizado dos alunos, pois este recurso tecnológico facilitou na identificação das arestas, faces e vértices, conceitos estes que talvez com apenas a utilização do quadro e pincel não seria perceptível.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-10
2024-06-17T19:04:32Z
2024-06-17
2024-06-17T19:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141
BEZERRA, Maria Izabel da Silva. Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36141
identifier_str_mv BEZERRA, Maria Izabel da Silva. Uma análise do software geogebra no ensino de geometria espacial: aplicação de uma sequência didática no ensino de médio. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625301192704