Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LEMOS, Flávia Cristina Silveira., NASCIMENTO, Maria Livia do., TOMAZ, Luanna.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
Resumo: Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.
id UFCG_9eb2f3209a72f8185d7ed34eb95453d8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35593
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.Conversations between psychology and education in practices of moralization, standardization, and legalists.Charlas entre Psicologia y Educación en prácticas de moralización, normalización y legalistas.DemocraciaPsicologia e EducaçãoEducação e PsicologiaLegalistas - práticasPsicologia políticaPráticas de dominaçãoFoucaultÉticaDemocracyPsychology and EducationEducation and PsychologyLegalists - practicesPolitical psychologyDomination practicesFoucaultEthicPsicología y EducaciónEducación y PsicologíaPrácticas de dominaciónPrincipio moralPsicologia.Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.This article approaches a bibliographical research of some concepts of Michel Foucault to think about democracy in relation to education, political psychology, and governmentality. To do so, it analyzes practices of domination, violence, and ethics, in the subjectivity and aesthetics of existence in the production of freedom. Thus, historical events are used for the problematization of the present in which we live, among them some of the so-called New Brazilian Republic and the contexts of globalization, medicalization, life endeavors, and citizenship that has been valorized by the legal and medical-psychological exception. Bringing the courage of truth to ethics, aesthetics, and politics helps us analyze issues that trouble us, cross us, move us historically to problematize certain processes of subjectivity today.En este artículo aborda un estudio de investigación bibliográica de algunos conceptos de Michel Foucault para pensar la democracia en la relación con educación, la psicología política y la mentalidad gubernamental. Para tanto, se analiza prácticas de dominación, violencia y ética, en la subjetividad y en la estética de la existencia en la producción de la libertad. Así, se ha utilizado hechos históricos para la problematización del presente en que vivimos, entre ellos algunos de la llamada Nueva República brasileña y de los contextos de mundialización, de medicalización, de emprendimientos de la vida, de la ciudadanía minimizada y valorada por la excepción jurídica y médico-psicológica. Traer el coraje de la verdad a la ética, la estética y la política nos ayuda a analizar cuestiones que nos inquietan, nos atraviesan, nos mueven históricamente a problematizar determinados procesos de subjetivación en la actualidad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-05-09T21:15:52Z2024-05-092024-05-09T21:15:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593GALINDO, Dolores Cristina Gomes; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; NASCIMENTO, Maria Livia do; TOMAZ, Luanna. Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 47-54. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593porGALINDO, Dolores Cristina Gomes.LEMOS, Flávia Cristina Silveira.NASCIMENTO, Maria Livia do.TOMAZ, Luanna.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-09T21:16:19Zoai:localhost:riufcg/35593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-09T21:16:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
Conversations between psychology and education in practices of moralization, standardization, and legalists.
Charlas entre Psicologia y Educación en prácticas de moralización, normalización y legalistas.
title Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
spellingShingle Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Democracia
Psicologia e Educação
Educação e Psicologia
Legalistas - práticas
Psicologia política
Práticas de dominação
Foucault
Ética
Democracy
Psychology and Education
Education and Psychology
Legalists - practices
Political psychology
Domination practices
Foucault
Ethic
Psicología y Educación
Educación y Psicología
Prácticas de dominación
Principio moral
Psicologia.
title_short Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
title_full Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
title_fullStr Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
title_full_unstemmed Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
title_sort Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas.
author GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_facet GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
NASCIMENTO, Maria Livia do.
TOMAZ, Luanna.
author_role author
author2 LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
NASCIMENTO, Maria Livia do.
TOMAZ, Luanna.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
NASCIMENTO, Maria Livia do.
TOMAZ, Luanna.
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Psicologia e Educação
Educação e Psicologia
Legalistas - práticas
Psicologia política
Práticas de dominação
Foucault
Ética
Democracy
Psychology and Education
Education and Psychology
Legalists - practices
Political psychology
Domination practices
Foucault
Ethic
Psicología y Educación
Educación y Psicología
Prácticas de dominación
Principio moral
Psicologia.
topic Democracia
Psicologia e Educação
Educação e Psicologia
Legalistas - práticas
Psicologia política
Práticas de dominação
Foucault
Ética
Democracy
Psychology and Education
Education and Psychology
Legalists - practices
Political psychology
Domination practices
Foucault
Ethic
Psicología y Educación
Educación y Psicología
Prácticas de dominación
Principio moral
Psicologia.
description Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-05-09T21:15:52Z
2024-05-09
2024-05-09T21:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
GALINDO, Dolores Cristina Gomes; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; NASCIMENTO, Maria Livia do; TOMAZ, Luanna. Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 47-54. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
identifier_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; NASCIMENTO, Maria Livia do; TOMAZ, Luanna. Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 47-54. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620749324288