Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939 |
Resumo: | O serviço de hotelaria marítima, que atualmente engloba refeições, além de limpeza e arrumação, precisa seguir regras e protocolos bem estabelecidos para que a performance esteja de acordo com as expectativas de todos os clientes e o custo do serviço traga retorno para a empresa prestadora. Porém, em alguns casos, a falta de gestão nos processos, acarreta um alto custo no serviço, sem retorno financeiro para a empresa. Considerando a importância do tema, especialmente para as operações offshore de petróleo e gás, o objetivo deste estudo é analisar como a gestão dos processos pode alavancar a prestação dos serviços de hotelaria marítima, reduzindo o custo, sem alterar a excelência na prestação do serviço. Adotou-se como metodologia um estudo bibliométrico e revisão sistemática da literatura baseada no protocolo PRISMA. Como resultado, foi possível identificar 21 artigos tratando de gestão de processos em empresas de serviços, para os quais foi conduzida uma análise qualitativa. Com base nos artigos identificados na literatura, apresentou-se uma proposta conceitual descrevendo os benefícios oriundos da implementação da gestão de processos em empresas de serviços, como de hotelaria marítima, nas vertentes de logística, qualidade e pessoas. |
id |
UFCG_9ec19ebb5863029749b2489316c55600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32939 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima.Process management in maritime hotel services companies.Hotelaria marítimaGestão de processosServiços de hotelaria marítimaGestão da qualidadeGestão de logísticaEstudo bibliométricoBibliometriaRevisão sistemática da literaturaProtocolo PRIMALogísticaScielo - base dadosPesquisa em base de dadosPortal de Periódicos da CAPESScopus - base de dadosMaritime hospitalityProcesses managementMaritime hospitality servicesQuality managementLogistics managementBibliometric studyBibliometricsSystematic literature reviewPRIMA ProtocolLogisticsScielo - databaseDatabase searchCAPES Periodicals PortalScopus - databaseEngenharia de Produção.O serviço de hotelaria marítima, que atualmente engloba refeições, além de limpeza e arrumação, precisa seguir regras e protocolos bem estabelecidos para que a performance esteja de acordo com as expectativas de todos os clientes e o custo do serviço traga retorno para a empresa prestadora. Porém, em alguns casos, a falta de gestão nos processos, acarreta um alto custo no serviço, sem retorno financeiro para a empresa. Considerando a importância do tema, especialmente para as operações offshore de petróleo e gás, o objetivo deste estudo é analisar como a gestão dos processos pode alavancar a prestação dos serviços de hotelaria marítima, reduzindo o custo, sem alterar a excelência na prestação do serviço. Adotou-se como metodologia um estudo bibliométrico e revisão sistemática da literatura baseada no protocolo PRISMA. Como resultado, foi possível identificar 21 artigos tratando de gestão de processos em empresas de serviços, para os quais foi conduzida uma análise qualitativa. Com base nos artigos identificados na literatura, apresentou-se uma proposta conceitual descrevendo os benefícios oriundos da implementação da gestão de processos em empresas de serviços, como de hotelaria marítima, nas vertentes de logística, qualidade e pessoas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232023-11-20T10:49:16Z2023-11-202023-11-20T10:49:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939BRITTO, Fernanda Amaral R. de; FREITAG, Alberto Eduardo Besser. Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939porBRITTO, Fernanda Amaral R. de.FREITAG, Alberto Eduardo Besser.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T13:25:19Zoai:localhost:riufcg/32939Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:25:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. Process management in maritime hotel services companies. |
title |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. |
spellingShingle |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. BRITTO, Fernanda Amaral R. de. Hotelaria marítima Gestão de processos Serviços de hotelaria marítima Gestão da qualidade Gestão de logística Estudo bibliométrico Bibliometria Revisão sistemática da literatura Protocolo PRIMA Logística Scielo - base dados Pesquisa em base de dados Portal de Periódicos da CAPES Scopus - base de dados Maritime hospitality Processes management Maritime hospitality services Quality management Logistics management Bibliometric study Bibliometrics Systematic literature review PRIMA Protocol Logistics Scielo - database Database search CAPES Periodicals Portal Scopus - database Engenharia de Produção. |
title_short |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. |
title_full |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. |
title_fullStr |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. |
title_full_unstemmed |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. |
title_sort |
Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. |
author |
BRITTO, Fernanda Amaral R. de. |
author_facet |
BRITTO, Fernanda Amaral R. de. FREITAG, Alberto Eduardo Besser. |
author_role |
author |
author2 |
FREITAG, Alberto Eduardo Besser. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITTO, Fernanda Amaral R. de. FREITAG, Alberto Eduardo Besser. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria marítima Gestão de processos Serviços de hotelaria marítima Gestão da qualidade Gestão de logística Estudo bibliométrico Bibliometria Revisão sistemática da literatura Protocolo PRIMA Logística Scielo - base dados Pesquisa em base de dados Portal de Periódicos da CAPES Scopus - base de dados Maritime hospitality Processes management Maritime hospitality services Quality management Logistics management Bibliometric study Bibliometrics Systematic literature review PRIMA Protocol Logistics Scielo - database Database search CAPES Periodicals Portal Scopus - database Engenharia de Produção. |
topic |
Hotelaria marítima Gestão de processos Serviços de hotelaria marítima Gestão da qualidade Gestão de logística Estudo bibliométrico Bibliometria Revisão sistemática da literatura Protocolo PRIMA Logística Scielo - base dados Pesquisa em base de dados Portal de Periódicos da CAPES Scopus - base de dados Maritime hospitality Processes management Maritime hospitality services Quality management Logistics management Bibliometric study Bibliometrics Systematic literature review PRIMA Protocol Logistics Scielo - database Database search CAPES Periodicals Portal Scopus - database Engenharia de Produção. |
description |
O serviço de hotelaria marítima, que atualmente engloba refeições, além de limpeza e arrumação, precisa seguir regras e protocolos bem estabelecidos para que a performance esteja de acordo com as expectativas de todos os clientes e o custo do serviço traga retorno para a empresa prestadora. Porém, em alguns casos, a falta de gestão nos processos, acarreta um alto custo no serviço, sem retorno financeiro para a empresa. Considerando a importância do tema, especialmente para as operações offshore de petróleo e gás, o objetivo deste estudo é analisar como a gestão dos processos pode alavancar a prestação dos serviços de hotelaria marítima, reduzindo o custo, sem alterar a excelência na prestação do serviço. Adotou-se como metodologia um estudo bibliométrico e revisão sistemática da literatura baseada no protocolo PRISMA. Como resultado, foi possível identificar 21 artigos tratando de gestão de processos em empresas de serviços, para os quais foi conduzida uma análise qualitativa. Com base nos artigos identificados na literatura, apresentou-se uma proposta conceitual descrevendo os benefícios oriundos da implementação da gestão de processos em empresas de serviços, como de hotelaria marítima, nas vertentes de logística, qualidade e pessoas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-11-20T10:49:16Z 2023-11-20 2023-11-20T10:49:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939 BRITTO, Fernanda Amaral R. de; FREITAG, Alberto Eduardo Besser. Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939 |
identifier_str_mv |
BRITTO, Fernanda Amaral R. de; FREITAG, Alberto Eduardo Besser. Gestão de processos em empresas de serviços de hotelaria marítima. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744600910266368 |