Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Érica Queiroz de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo.
id UFCG_9ecf40ff6dff708ec4211af290fdfeb9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4625
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.Hospital pedagogy: role of the pedagogue in spaces schools.Pedagogia HospitalarCriançaPedagogoHospital PedagogyKidPedagogueEducação.O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo.The object of this work is the study of Hospital Pedagogy. It aims to know the work of the educator with the children in the hospital environment, reflect on the methodologies used by the teacher in the hospital environment and identify how the academic training offered in the Faculty of Education can contribute to the work. As for the methodological approach we travel the following steps: The realization of bibliographical, exploratory research, a qualitative approach by looking at books, magazines, articles and other documents that deal with the subject studied, in addition to research on the internet. As for the data collection instrument we opted for the interview to be flexible as well as allowing for the collection of descriptive data about the work of the teacher in the hospital, in the respondent's language. The other data collection instrument was the direct observation of the work of the teacher in the hospital. The locus of the research was the Albert Sabin Hospital. The subjects were an educator and two other employees who work in the Hospital Albert Sabin. Data analysis was taken from a qualitative approach, analyzing them to the theories studied. This work aims to be resource for people who just like me interested in the subject, a document where you can ask questions that arise on the subject in focus. Who have the opportunity to read the research findings can meet new realities of the various areas of teacher's performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LIMA, Maria Janete de.ALVES, José Amiraldo.ASSIS, Érica Queiroz de.2015-12-032019-07-02T16:14:50Z2019-07-022019-07-02T16:14:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:23:46Zoai:localhost:riufcg/4625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:23:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
Hospital pedagogy: role of the pedagogue in spaces schools.
title Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
spellingShingle Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
ASSIS, Érica Queiroz de.
Pedagogia Hospitalar
Criança
Pedagogo
Hospital Pedagogy
Kid
Pedagogue
Educação.
title_short Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
title_full Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
title_fullStr Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
title_full_unstemmed Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
title_sort Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
author ASSIS, Érica Queiroz de.
author_facet ASSIS, Érica Queiroz de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
LIMA, Maria Janete de.
ALVES, José Amiraldo.
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS, Érica Queiroz de.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar
Criança
Pedagogo
Hospital Pedagogy
Kid
Pedagogue
Educação.
topic Pedagogia Hospitalar
Criança
Pedagogo
Hospital Pedagogy
Kid
Pedagogue
Educação.
description O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2019-07-02T16:14:50Z
2019-07-02
2019-07-02T16:14:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625
ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625
identifier_str_mv ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378865909760