Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo. |
id |
UFCG_9ecf40ff6dff708ec4211af290fdfeb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4625 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.Hospital pedagogy: role of the pedagogue in spaces schools.Pedagogia HospitalarCriançaPedagogoHospital PedagogyKidPedagogueEducação.O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo.The object of this work is the study of Hospital Pedagogy. It aims to know the work of the educator with the children in the hospital environment, reflect on the methodologies used by the teacher in the hospital environment and identify how the academic training offered in the Faculty of Education can contribute to the work. As for the methodological approach we travel the following steps: The realization of bibliographical, exploratory research, a qualitative approach by looking at books, magazines, articles and other documents that deal with the subject studied, in addition to research on the internet. As for the data collection instrument we opted for the interview to be flexible as well as allowing for the collection of descriptive data about the work of the teacher in the hospital, in the respondent's language. The other data collection instrument was the direct observation of the work of the teacher in the hospital. The locus of the research was the Albert Sabin Hospital. The subjects were an educator and two other employees who work in the Hospital Albert Sabin. Data analysis was taken from a qualitative approach, analyzing them to the theories studied. This work aims to be resource for people who just like me interested in the subject, a document where you can ask questions that arise on the subject in focus. Who have the opportunity to read the research findings can meet new realities of the various areas of teacher's performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899LIMA, Maria Janete de.ALVES, José Amiraldo.ASSIS, Érica Queiroz de.2015-12-032019-07-02T16:14:50Z2019-07-022019-07-02T16:14:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:23:46Zoai:localhost:riufcg/4625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:23:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. Hospital pedagogy: role of the pedagogue in spaces schools. |
title |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
spellingShingle |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia Hospitalar Criança Pedagogo Hospital Pedagogy Kid Pedagogue Educação. |
title_short |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
title_full |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
title_fullStr |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
title_full_unstemmed |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
title_sort |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
author |
ASSIS, Érica Queiroz de. |
author_facet |
ASSIS, Érica Queiroz de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 LIMA, Maria Janete de. ALVES, José Amiraldo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ASSIS, Érica Queiroz de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Hospitalar Criança Pedagogo Hospital Pedagogy Kid Pedagogue Educação. |
topic |
Pedagogia Hospitalar Criança Pedagogo Hospital Pedagogy Kid Pedagogue Educação. |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03 2019-07-02T16:14:50Z 2019-07-02 2019-07-02T16:14:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625 ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625 |
identifier_str_mv |
ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744378865909760 |