As mulheres sob o olhar da inquisição: crenças e práticas na América portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Maria Auriane Otávio.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: APOLINÁRIO, Juciene Ricarte., ARAÚJO, Lana Gomes de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35305
Resumo: Este presente trabalho objetiva discutir sobre as práticas e crenças do mundo feminino nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, a partir da análise de três casos específicos, no século dezoito. Buscamos problematizar acerca de como essas mulheres se colocavam diante os ditames do contexto colonial e da Igreja Católica, a partir dos processos inquisitoriais disponibilizados no Arquivo da Torre do Tombo, especialmente os que fazem parte do acervo Comissários da Inquisição. Estes, tratam não somente das crenças das mulheres, mas seus comportamentos e práticas consideradas feiticeiras pelo tribunal inquisitorial. Para tanto, analisamos os processos criminais de Maria Gonçalves Caiada, cristã-velha, natural da Capitania de Pernambuco; Violante Carneiro, de 35 anos, cristã-velha da Capitania da Baía de Todos os Santos; e, Domingas Brandão, natural da Capitania de Pernambuco. Vale destacar que, esses documentos foram analisados à contrapelo, procurando indagar sobre como essas mulheres são apresentadas na documentação e como as mulheres se agenciavam diante suas aceitações e mesmo de recusas aos comportamentos esperados pelos demais agentes coloniais. E, também, como a Igreja, ao se deparar com a possibilidade de comportamento não desejado, acabavam exercendo violências psicológicas e físicas, evidenciadas na ação dos inquisidores. Para tanto, dialogamos com Laura de Mello e Souza e seu livro O Diabo na Terra de Santa Cruz: Religiosidade e Feitiçaria, com Anita Novinsky (1987) e seus estudos sobre o tribunal da inquisição instaurada no período colonial do Brasil, bem como com Mary Del Priore (2003), sobre a produção historiográfica e as condições das mulheres no Brasil colonial dando uma abordagem do imaginário feminino, de suas supostas liberdades e das punições que as mesma obtinham por tentarem realizar as suas infinitas possibilidades que passaram inconcebível aos ideias da época. Por fim, verificamos que as mulheres sabiam se colocar diante os ditames de uma sociedade colonial marcadamente excludente, influenciadas pelas ideias do catolicismo e num modelo familiar e social baseado na figura do homem.
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