Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Filipe Vieira de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359
Resumo: A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio.
id UFCG_9edf66a15930299d40e598c789217059
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5359
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.Supervised curricular internship in Chemistry undergraduate program period 2017.2: perspective and visions of students regarding the curricular component.Estágio supervisionadoEnsino de QuímicaFormação docenteSupervised internshipChemistry teachingTeacher trainingQuímica.A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio.The indissociability relationship between theory and practice occurs more intensely in the periods of internship in chemistry teaching. The importance of Supervised Curricular Internships is based on the fact that they are, in most cases, the first contact of graduates, in the role of teachers, with their future work environment. As a result, this paper presents the development of the Supervised Internship at the Chemistry Degree Course of UFCG, Cajazeiras campus, during the period 2017.2. The main objective of the study was to verify the students' perspectives and visions about the Supervised Internship curriculum component. The universe of this study was composed by students enrolled in Supervised Curricular Internship I and III, however, the research sample has 14 participants. A questionnaire was used as a data collection instrument, which was answered by the interns. As a result of this small research, it is relevant to mention that the graduates were satisfied with the teaching practice and that they are being well monitored (oriented) during the internship process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Geórgia Batista Vieira de.LIMA, G. B. V.http://lattes.cnpq.br/0244224966547061PINHEIRO, Carlos Davidson.SALES, Luciano Leal de MoaresLIMA, Filipe Vieira de.2018-03-152019-08-02T15:21:44Z2019-08-022019-08-02T15:21:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:22:14Zoai:localhost:riufcg/5359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:22:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
Supervised curricular internship in Chemistry undergraduate program period 2017.2: perspective and visions of students regarding the curricular component.
title Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
spellingShingle Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
LIMA, Filipe Vieira de.
Estágio supervisionado
Ensino de Química
Formação docente
Supervised internship
Chemistry teaching
Teacher training
Química.
title_short Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
title_full Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
title_fullStr Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
title_sort Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
author LIMA, Filipe Vieira de.
author_facet LIMA, Filipe Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Geórgia Batista Vieira de.
LIMA, G. B. V.
http://lattes.cnpq.br/0244224966547061
PINHEIRO, Carlos Davidson.
SALES, Luciano Leal de Moares
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Filipe Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Ensino de Química
Formação docente
Supervised internship
Chemistry teaching
Teacher training
Química.
topic Estágio supervisionado
Ensino de Química
Formação docente
Supervised internship
Chemistry teaching
Teacher training
Química.
description A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
2019-08-02T15:21:44Z
2019-08-02
2019-08-02T15:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359
LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359
identifier_str_mv LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383592890368