Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359 |
Resumo: | A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio. |
id |
UFCG_9edf66a15930299d40e598c789217059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5359 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular.Supervised curricular internship in Chemistry undergraduate program period 2017.2: perspective and visions of students regarding the curricular component.Estágio supervisionadoEnsino de QuímicaFormação docenteSupervised internshipChemistry teachingTeacher trainingQuímica.A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio.The indissociability relationship between theory and practice occurs more intensely in the periods of internship in chemistry teaching. The importance of Supervised Curricular Internships is based on the fact that they are, in most cases, the first contact of graduates, in the role of teachers, with their future work environment. As a result, this paper presents the development of the Supervised Internship at the Chemistry Degree Course of UFCG, Cajazeiras campus, during the period 2017.2. The main objective of the study was to verify the students' perspectives and visions about the Supervised Internship curriculum component. The universe of this study was composed by students enrolled in Supervised Curricular Internship I and III, however, the research sample has 14 participants. A questionnaire was used as a data collection instrument, which was answered by the interns. As a result of this small research, it is relevant to mention that the graduates were satisfied with the teaching practice and that they are being well monitored (oriented) during the internship process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Geórgia Batista Vieira de.LIMA, G. B. V.http://lattes.cnpq.br/0244224966547061PINHEIRO, Carlos Davidson.SALES, Luciano Leal de MoaresLIMA, Filipe Vieira de.2018-03-152019-08-02T15:21:44Z2019-08-022019-08-02T15:21:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T22:22:14Zoai:localhost:riufcg/5359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T22:22:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. Supervised curricular internship in Chemistry undergraduate program period 2017.2: perspective and visions of students regarding the curricular component. |
title |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. LIMA, Filipe Vieira de. Estágio supervisionado Ensino de Química Formação docente Supervised internship Chemistry teaching Teacher training Química. |
title_short |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. |
title_full |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. |
author |
LIMA, Filipe Vieira de. |
author_facet |
LIMA, Filipe Vieira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Geórgia Batista Vieira de. LIMA, G. B. V. http://lattes.cnpq.br/0244224966547061 PINHEIRO, Carlos Davidson. SALES, Luciano Leal de Moares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Filipe Vieira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Ensino de Química Formação docente Supervised internship Chemistry teaching Teacher training Química. |
topic |
Estágio supervisionado Ensino de Química Formação docente Supervised internship Chemistry teaching Teacher training Química. |
description |
A relação de indissociabilidade teoria-prática ocorre de forma mais intensa nos períodos de Estágio em Ensino de Química. A importância dos Estágios Curriculares Supervisionados fundamenta-se no fato desses se configurarem, na maioria das vezes, no primeiro contato dos licenciados, no papel de professores, com o seu futuro ambiente de trabalho. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cajazeiras, durante o período 2017.2. O estudo teve como principal objetivo verificar as perspectivas e visões dos alunos sobre o componente curricular Estágio Supervisionado. O Universo deste estudo foi composto pelos alunos matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III, no entanto, a amostra da pesquisa é de 14 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi respondido pelos estagiários. Como resultado desta pequena pesquisa, é relevante citar que os licenciandos se mostraram satisfeitos com a prática docente e que estão sendo bem acompanhados (orientados) no decorrer do processo de estágio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-15 2019-08-02T15:21:44Z 2019-08-02 2019-08-02T15:21:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359 LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5359 |
identifier_str_mv |
LIMA, Filipe Vieira de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Química período 2017.2: perspectiva e visões dos alunos quanto ao componente curricular. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744383592890368 |