Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532
Resumo: Este estudo monográfico sobre “Cuidar e Educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras - PB”, teve como público alvo 40 professores/monitores de cinco creches da rede pública municipal de Cajazeiras. Nele, objetivou-se, de forma geral, apreender e analisar como os professores/monitores compreendem o Cuidar e Educar na creche e, de forma específica, conhecer as etapas que compõem o trabalho do professor/monitor da Creche, identificar as práticas pedagógicas que envolvem o Cuidar e o Educar e verificar se existe dissociação entre o Cuidar e Educar no processo educativo das creches. Para fundamentar essa discussão, utilizou-se como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy e Kaercher, (2001), entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi: pesquisa de campo; entrevista semiestruturada com as gestoras das creches; questionário sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada, composta por cinco questões, realizado com professores e monitores das creches. Diante da pesquisa, pode-se concluir que o Cuidar e o Educar são processos indissociáveis e importantes para o desenvolvimento infantil. Tais processos são fundamentais para a realização de uma prática consciente e comprometida com o bem-estar e crescimento das crianças. É necessário destacar que ainda existe, no pensamento dos monitores e professores, uma dissociação entre o Cuidar e o Educar na educação infantil, portanto, percebe-se uma necessidade de ampliar os estudos em relação a essa temática, de modo que os profissionais da educação infantil compreendam melhor a relação entre esses dois processos.
id UFCG_9f5d5bfea51c8b0a5edeecbfc5c0947d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6532
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.Caring and educating teachers and monitors of the day care centers of the city of Cajazeiras-PB.Educação infantilCrecheCrianças - desenvolvimentoPráticas docenteschild educationNurseryChildren - developmentTeaching PracticesEducação.Este estudo monográfico sobre “Cuidar e Educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras - PB”, teve como público alvo 40 professores/monitores de cinco creches da rede pública municipal de Cajazeiras. Nele, objetivou-se, de forma geral, apreender e analisar como os professores/monitores compreendem o Cuidar e Educar na creche e, de forma específica, conhecer as etapas que compõem o trabalho do professor/monitor da Creche, identificar as práticas pedagógicas que envolvem o Cuidar e o Educar e verificar se existe dissociação entre o Cuidar e Educar no processo educativo das creches. Para fundamentar essa discussão, utilizou-se como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy e Kaercher, (2001), entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi: pesquisa de campo; entrevista semiestruturada com as gestoras das creches; questionário sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada, composta por cinco questões, realizado com professores e monitores das creches. Diante da pesquisa, pode-se concluir que o Cuidar e o Educar são processos indissociáveis e importantes para o desenvolvimento infantil. Tais processos são fundamentais para a realização de uma prática consciente e comprometida com o bem-estar e crescimento das crianças. É necessário destacar que ainda existe, no pensamento dos monitores e professores, uma dissociação entre o Cuidar e o Educar na educação infantil, portanto, percebe-se uma necessidade de ampliar os estudos em relação a essa temática, de modo que os profissionais da educação infantil compreendam melhor a relação entre esses dois processos.This monographic study on "Care and Education for teachers (as) and monitors (as) the municipal nursery schools in Cajazeiras - PB", had as target 40 teachers / instructors five kindergartens municipal public network Cajazeiras. It aimed to, in general, seize and analyze how teachers / instructors understand the Care and Education in day care and, specifically, so know the steps that make up the work of the teacher / monitor Creche, identify pedagogical practices involve Care and Educate and see if there is dissociation between Care and Educate the educational process of creches. To support this argument, it was used as a theoretical basis the contribution of the following authors: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy and Kaercher, (2001) among others to discuss this theme. The approach used in this study was: field research; semistructured interview with the management of kindergartens; sociodemographic questionnaire, the Free Association Test words and semistructured interviews, consisting of five questions, held with teachers and monitors of kindergartens. Given the research, it can be concluded that the care and education are inseparable and important processes for child development. These processes are essential to the realization of a conscious and committed practice with the welfare and growth of children. It should be noted that there is still, in the minds of monitors and teachers, a decoupling of Care and Education in early childhood education, so we can see a need to expand the studies in relation to this issue, so that education professionals children better understand the relationship between these two processes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.2016-10-202019-09-02T15:34:03Z2019-08-022019-09-02T15:34:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. 2016. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:26:02Zoai:localhost:riufcg/6532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
Caring and educating teachers and monitors of the day care centers of the city of Cajazeiras-PB.
title Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
spellingShingle Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
Educação infantil
Creche
Crianças - desenvolvimento
Práticas docentes
child education
Nursery
Children - development
Teaching Practices
Educação.
title_short Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
title_full Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
title_fullStr Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
title_sort Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
author SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
author_facet SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creche
Crianças - desenvolvimento
Práticas docentes
child education
Nursery
Children - development
Teaching Practices
Educação.
topic Educação infantil
Creche
Crianças - desenvolvimento
Práticas docentes
child education
Nursery
Children - development
Teaching Practices
Educação.
description Este estudo monográfico sobre “Cuidar e Educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras - PB”, teve como público alvo 40 professores/monitores de cinco creches da rede pública municipal de Cajazeiras. Nele, objetivou-se, de forma geral, apreender e analisar como os professores/monitores compreendem o Cuidar e Educar na creche e, de forma específica, conhecer as etapas que compõem o trabalho do professor/monitor da Creche, identificar as práticas pedagógicas que envolvem o Cuidar e o Educar e verificar se existe dissociação entre o Cuidar e Educar no processo educativo das creches. Para fundamentar essa discussão, utilizou-se como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy e Kaercher, (2001), entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi: pesquisa de campo; entrevista semiestruturada com as gestoras das creches; questionário sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada, composta por cinco questões, realizado com professores e monitores das creches. Diante da pesquisa, pode-se concluir que o Cuidar e o Educar são processos indissociáveis e importantes para o desenvolvimento infantil. Tais processos são fundamentais para a realização de uma prática consciente e comprometida com o bem-estar e crescimento das crianças. É necessário destacar que ainda existe, no pensamento dos monitores e professores, uma dissociação entre o Cuidar e o Educar na educação infantil, portanto, percebe-se uma necessidade de ampliar os estudos em relação a essa temática, de modo que os profissionais da educação infantil compreendam melhor a relação entre esses dois processos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
2019-09-02T15:34:03Z
2019-08-02
2019-09-02T15:34:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532
SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. 2016. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532
identifier_str_mv SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. 2016. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390961233920