Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745
Resumo: Este trabalho teve como problemática de estudo o seguinte questionamento: Qual a importância do Curso de Pedagogia para a formação de professores na percepção de docentes que atuam na Educação Infantil no munícipio de Cajazeiras-PB? O Objetivo Geral desta pesquisa consiste em compreender a importância do curso de Pedagogia para atuar como professor da Educação Infantil, no munícipio de Cajazeiras. Desta maneira tem-se como objetivos específicos: Discutir a trajetória da Formação de Professores para a Educação Infantil no Brasil, investigar qual a importância da formação dos professores para atuarem na Educação Infantil e refletir sobre a importância do curso de Pedagogia na Formação de Professores para atuarem na Educação Infantil. Para a realização deste trabalho foram realizadas 4 entrevistas com professoras efetivas de creches que pertencem a rede pública de ensino do município de Cajazeiras/PB. A entrevista foi organizada em um roteiro com 17 perguntas, foram também realizadas 3 observações na sala de aula dos respectivos entrevistados. Para a análise dos dados foi considerada a contextualização dos sujeitos da pesquisa, das escolas que serviram de lócus para a pesquisa, das turmas observadas, a observação e a Formação de professores: A percepção dos docentes entrevistados. Como resultado esse trabalho destaca que os entrevistados têm a percepção da importância do Curso de Pedagogia, sendo este essencial para aqueles que desejam atuar na Educação Infantil, e da relevância que a formação continuada tem para a prática docente dos sujeitos, ficando claro que para os que já atuam além do Curso de Pedagogia faz-se necessário uma formação continuada que contemple as especificidades que atendam as crianças da faixa etária entre 0 e 5 anos de idade.
id UFCG_9fa7046e66fcdd6bad0803407fca9112
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6745
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.Pedagogy Course: Teacher Education.PedagogiaEducação InfantilCurso de PedagogiaFormação de professoresProfessor de Educação InfantilPedagogyChild educationPedagogy CourseTeacher trainingPreschool TeacherEducação.Este trabalho teve como problemática de estudo o seguinte questionamento: Qual a importância do Curso de Pedagogia para a formação de professores na percepção de docentes que atuam na Educação Infantil no munícipio de Cajazeiras-PB? O Objetivo Geral desta pesquisa consiste em compreender a importância do curso de Pedagogia para atuar como professor da Educação Infantil, no munícipio de Cajazeiras. Desta maneira tem-se como objetivos específicos: Discutir a trajetória da Formação de Professores para a Educação Infantil no Brasil, investigar qual a importância da formação dos professores para atuarem na Educação Infantil e refletir sobre a importância do curso de Pedagogia na Formação de Professores para atuarem na Educação Infantil. Para a realização deste trabalho foram realizadas 4 entrevistas com professoras efetivas de creches que pertencem a rede pública de ensino do município de Cajazeiras/PB. A entrevista foi organizada em um roteiro com 17 perguntas, foram também realizadas 3 observações na sala de aula dos respectivos entrevistados. Para a análise dos dados foi considerada a contextualização dos sujeitos da pesquisa, das escolas que serviram de lócus para a pesquisa, das turmas observadas, a observação e a Formação de professores: A percepção dos docentes entrevistados. Como resultado esse trabalho destaca que os entrevistados têm a percepção da importância do Curso de Pedagogia, sendo este essencial para aqueles que desejam atuar na Educação Infantil, e da relevância que a formação continuada tem para a prática docente dos sujeitos, ficando claro que para os que já atuam além do Curso de Pedagogia faz-se necessário uma formação continuada que contemple as especificidades que atendam as crianças da faixa etária entre 0 e 5 anos de idade.This study had the following questioning as a study problem: What is the Pedagogy course importance to the teachers training in the teachers perception who work in kindergarten in Cajazeiras-PB? The general objective from this work is understanding the meaning of the Pedagogy course to work as a kindergarten teacher, in Cajazeiras city. This way we have as specific objects: To discuss the trajectory of Teacher Training for kindergarten in Brazil, to investigate what is the meaning of the teachers training to work in kindergarten and consider about the meaning of the Pedagogy course in the teachers training to work in kindergarten. To accomplish this work, four interviews were made with effective teachers of daycare centers belonging to the public school network of Cajazeiras. The interview was organized in a script with 17 questions, three observations were also made in the classroom of the respective interviewees. For the data analysis was considered the contextualization of the research subject, the school that was locus to the research, the classes observed, the observation and the teachers training: The interviewed teachers‟ perception. As a result this work points that the interviewees have the understanding about the importance of the Pedagogy course, which is essential for those who wishes to act in kindergarten, and the relevance that continued education has for their teaching practice, becoming clear that for the ones who already work, beyond the Pedagogy course it is necessary a continued study that include the specificities to attend children between 0 and 5 years old.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577SOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, Rozilene Lopes de.SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.2019-06-262019-09-05T15:30:43Z201-09-052019-09-05T15:30:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da. Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:47:39Zoai:localhost:riufcg/6745Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:47:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
Pedagogy Course: Teacher Education.
title Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
spellingShingle Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.
Pedagogia
Educação Infantil
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Professor de Educação Infantil
Pedagogy
Child education
Pedagogy Course
Teacher training
Preschool Teacher
Educação.
title_short Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
title_full Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
title_fullStr Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
title_full_unstemmed Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
title_sort Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.
author SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.
author_facet SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Educação Infantil
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Professor de Educação Infantil
Pedagogy
Child education
Pedagogy Course
Teacher training
Preschool Teacher
Educação.
topic Pedagogia
Educação Infantil
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Professor de Educação Infantil
Pedagogy
Child education
Pedagogy Course
Teacher training
Preschool Teacher
Educação.
description Este trabalho teve como problemática de estudo o seguinte questionamento: Qual a importância do Curso de Pedagogia para a formação de professores na percepção de docentes que atuam na Educação Infantil no munícipio de Cajazeiras-PB? O Objetivo Geral desta pesquisa consiste em compreender a importância do curso de Pedagogia para atuar como professor da Educação Infantil, no munícipio de Cajazeiras. Desta maneira tem-se como objetivos específicos: Discutir a trajetória da Formação de Professores para a Educação Infantil no Brasil, investigar qual a importância da formação dos professores para atuarem na Educação Infantil e refletir sobre a importância do curso de Pedagogia na Formação de Professores para atuarem na Educação Infantil. Para a realização deste trabalho foram realizadas 4 entrevistas com professoras efetivas de creches que pertencem a rede pública de ensino do município de Cajazeiras/PB. A entrevista foi organizada em um roteiro com 17 perguntas, foram também realizadas 3 observações na sala de aula dos respectivos entrevistados. Para a análise dos dados foi considerada a contextualização dos sujeitos da pesquisa, das escolas que serviram de lócus para a pesquisa, das turmas observadas, a observação e a Formação de professores: A percepção dos docentes entrevistados. Como resultado esse trabalho destaca que os entrevistados têm a percepção da importância do Curso de Pedagogia, sendo este essencial para aqueles que desejam atuar na Educação Infantil, e da relevância que a formação continuada tem para a prática docente dos sujeitos, ficando claro que para os que já atuam além do Curso de Pedagogia faz-se necessário uma formação continuada que contemple as especificidades que atendam as crianças da faixa etária entre 0 e 5 anos de idade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 201-09-05
2019-06-26
2019-09-05T15:30:43Z
2019-09-05T15:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745
SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da. Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745
identifier_str_mv SILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da. Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392505786368