Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Joilma de Abreu.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836
Resumo: Esta monografia tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina, com os objetivos de analisar o curso de Pedagogia do CFP: formação competências e habilidades atuais; discutir o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores; investigar as competências e habilidades do pedagogo diante das novas exigências e demandas sociais e refletir os espaços de atuação do pedagogo frente aos novos desafios da sociedade contemporânea. Na atualidade é exigido cada vez mais profissionais com formação, competências e habilidades, para atuar nos diferentes espaços escolares e não escolares. O estudo teórico foi elaborado a partir das contribuições de autores como Tardif e Lessard (2009); Franco (2008); Pimenta e Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud e Thurler (2002); Rios (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Nogueira (1989); entre outros. Em seguida, foi realizado um estudo de campo com 10 (dez) egressos do curso de Pedagogia, no exercício da docência, na cidade de Cajazeiras e região do estado da Paraíba. No intuito de compreender através de suas falas o processo de formação, competências e habilidades do pedagogo na atualidade. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, contendo seis questões, a análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que alguns dos pedagogos entrevistados não possuem clareza sobre as competências e habilidades inerentes ao pedagogo, muitos, ainda, percebem o curso como conjunto de técnicas. Logo, o curso precisa intensificar a formação de pedagogos críticos-reflexivos, com autonomia, capaz de pensar e repensar suas práticas em diferentes espaços educativos.
id UFCG_de4fd8ec00870eeb6fd15ccece628c01
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6836
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.CFP Pedagogy Course: training, competencies and skills current.Pedagogia - cursoPedagogia - habilidadesFormação de professoresPedagogy - coursePedagogy - SkillsTeacher trainingEducação.Esta monografia tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina, com os objetivos de analisar o curso de Pedagogia do CFP: formação competências e habilidades atuais; discutir o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores; investigar as competências e habilidades do pedagogo diante das novas exigências e demandas sociais e refletir os espaços de atuação do pedagogo frente aos novos desafios da sociedade contemporânea. Na atualidade é exigido cada vez mais profissionais com formação, competências e habilidades, para atuar nos diferentes espaços escolares e não escolares. O estudo teórico foi elaborado a partir das contribuições de autores como Tardif e Lessard (2009); Franco (2008); Pimenta e Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud e Thurler (2002); Rios (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Nogueira (1989); entre outros. Em seguida, foi realizado um estudo de campo com 10 (dez) egressos do curso de Pedagogia, no exercício da docência, na cidade de Cajazeiras e região do estado da Paraíba. No intuito de compreender através de suas falas o processo de formação, competências e habilidades do pedagogo na atualidade. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, contendo seis questões, a análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que alguns dos pedagogos entrevistados não possuem clareza sobre as competências e habilidades inerentes ao pedagogo, muitos, ainda, percebem o curso como conjunto de técnicas. Logo, o curso precisa intensificar a formação de pedagogos críticos-reflexivos, com autonomia, capaz de pensar e repensar suas práticas em diferentes espaços educativos.This paper has as object of study the Faculty of Education of the Federal University of Campina Teacher Training Centre with the objective of analyzing the course of CFP Pedagogy: training skills and current skills; discuss the Faculty of Education Teacher Training Center; investigate the skills and teacher skills in the face of new demands and social demands and reflect the teacher's performance spaces face the new challenges of contemporary society. At the present time it is required more and more professionals with training, skills and abilities to act in different school and non-school spaces. The theoretical study was drawn from the contributions of authors such as Tardif and Lessard (2009); Franco (2008); Pepper and Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud and Thurler (2002); Rivers (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Walnut (1989); among others. Then, a field study with ten (10) Faculty of Education graduates was held in the teaching profession in the city of Cajazeiras and the state of Paraiba region. In order to understand through his lines the training process, skills and teacher's skills today. Data collection was carried out from a semi-structured interview, with six questions, the analysis was performed on a qualitative approach. The results showed that some of the interviewed teachers have no clarity about the competencies and skills inherent to the teacher, many still perceive the course as a set of techniques. Thus, the course needs to intensify the formation of critical-reflective teachers with autonomy, able to think and rethink their practices in different educational spaces.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SILVA, José Amiraldo Alves da.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SOARES, Joilma de Abreu.2016-05-182019-09-09T15:08:03Z2019-09-092019-09-09T15:08:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836SOARES, Joilma de Abreu. Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais. 2016. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:47:02Zoai:localhost:riufcg/6836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
CFP Pedagogy Course: training, competencies and skills current.
title Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
spellingShingle Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
SOARES, Joilma de Abreu.
Pedagogia - curso
Pedagogia - habilidades
Formação de professores
Pedagogy - course
Pedagogy - Skills
Teacher training
Educação.
title_short Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
title_full Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
title_fullStr Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
title_full_unstemmed Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
title_sort Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
author SOARES, Joilma de Abreu.
author_facet SOARES, Joilma de Abreu.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
SILVA, José Amiraldo Alves da.
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Joilma de Abreu.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia - curso
Pedagogia - habilidades
Formação de professores
Pedagogy - course
Pedagogy - Skills
Teacher training
Educação.
topic Pedagogia - curso
Pedagogia - habilidades
Formação de professores
Pedagogy - course
Pedagogy - Skills
Teacher training
Educação.
description Esta monografia tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina, com os objetivos de analisar o curso de Pedagogia do CFP: formação competências e habilidades atuais; discutir o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores; investigar as competências e habilidades do pedagogo diante das novas exigências e demandas sociais e refletir os espaços de atuação do pedagogo frente aos novos desafios da sociedade contemporânea. Na atualidade é exigido cada vez mais profissionais com formação, competências e habilidades, para atuar nos diferentes espaços escolares e não escolares. O estudo teórico foi elaborado a partir das contribuições de autores como Tardif e Lessard (2009); Franco (2008); Pimenta e Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud e Thurler (2002); Rios (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Nogueira (1989); entre outros. Em seguida, foi realizado um estudo de campo com 10 (dez) egressos do curso de Pedagogia, no exercício da docência, na cidade de Cajazeiras e região do estado da Paraíba. No intuito de compreender através de suas falas o processo de formação, competências e habilidades do pedagogo na atualidade. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, contendo seis questões, a análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que alguns dos pedagogos entrevistados não possuem clareza sobre as competências e habilidades inerentes ao pedagogo, muitos, ainda, percebem o curso como conjunto de técnicas. Logo, o curso precisa intensificar a formação de pedagogos críticos-reflexivos, com autonomia, capaz de pensar e repensar suas práticas em diferentes espaços educativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
2019-09-09T15:08:03Z
2019-09-09
2019-09-09T15:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836
SOARES, Joilma de Abreu. Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais. 2016. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836
identifier_str_mv SOARES, Joilma de Abreu. Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais. 2016. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744393172680704