Atendimento pré-hospitalar: conhecimento e preparo do enfermeiro da estratégia saúde da família.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Aline de Oliveira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12951
Resumo: O Atendimento Pré-hospitalar (APH) e definido como o conjunto de medidas que são adotadas em um primeiro nível! de atenção aos portadores de agravos a saúde, de diversas naturezas. Considerando-se a Estratégia Saúde da Família (ESF) como uma modalidade de APH fixo, torna-se mister considerar a relevância da preparação técnico-cientifica do enfermeiro que atua sobre a problemática. Destarte, o presente estudo objetivou levantar informações acerca do nível de conhecimento e preparo do enfermeiro da ESF no Atendimento Pré-hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido com oito enfermeiros que atuam na ESF do município de São Joao do Rio do Peixe, locado no estado da Paraíba. Os dados coletados no mês de junho de 2010 através de um roteiro de entrevista semiestruturado foram analisados quantitativamente de forma descritiva e apresentados em gráficos e tabelas e, qualitativamente através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre. Vale ressaltar que o estudo seguiu todos os pressupostos da Resolução 196/98 que dispõe sobre a pesquisa envolvendo seres humanos. Os principais resultados permitiram verificar que em relação ao perfil sócio-demográfico dos enfermeiros, 82,5% pertencem ao gênero feminino, 100% possui idades entre a faixa etária de 28 a 35 anos, 75% realizaram curso de p6s-graduagao stricto senso nas diversas áreas da enfermagem e, 100% possui mais de dois anos de experiência professional na ESF. Ademais, Observou-se que os enfermeiros enfatizaram a carência da discussão que envolve a problemática na grade curricular do curso de enfermagem, o que consequentemente contribuiu negativamente para a limitação do preparo técnico desde profissional!, bem como para um conhecimento insatisfatório acerca do APH. Com isso, vê-se a necessidade de uma reforma na grade curricular dos cursos de enfermagem a fim de atender as expectativas que emergem para a formação qualificada do graduando. Ainda, espera-se que os gestores locais da saúde, bem como os próprios enfermeiros, repensem a qualidade do atendimento dispensado a clientela e invistam na educação permanente em saúde como uma estratégia politica de melhoria dessa assistência.
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Os dados coletados no mês de junho de 2010 através de um roteiro de entrevista semiestruturado foram analisados quantitativamente de forma descritiva e apresentados em gráficos e tabelas e, qualitativamente através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre. Vale ressaltar que o estudo seguiu todos os pressupostos da Resolução 196/98 que dispõe sobre a pesquisa envolvendo seres humanos. Os principais resultados permitiram verificar que em relação ao perfil sócio-demográfico dos enfermeiros, 82,5% pertencem ao gênero feminino, 100% possui idades entre a faixa etária de 28 a 35 anos, 75% realizaram curso de p6s-graduagao stricto senso nas diversas áreas da enfermagem e, 100% possui mais de dois anos de experiência professional na ESF. Ademais, Observou-se que os enfermeiros enfatizaram a carência da discussão que envolve a problemática na grade curricular do curso de enfermagem, o que consequentemente contribuiu negativamente para a limitação do preparo técnico desde profissional!, bem como para um conhecimento insatisfatório acerca do APH. Com isso, vê-se a necessidade de uma reforma na grade curricular dos cursos de enfermagem a fim de atender as expectativas que emergem para a formação qualificada do graduando. Ainda, espera-se que os gestores locais da saúde, bem como os próprios enfermeiros, repensem a qualidade do atendimento dispensado a clientela e invistam na educação permanente em saúde como uma estratégia politica de melhoria dessa assistência.Pre-hospital care (PHC) is defined as the set of measures that are adopted at the first level! of attention to people with health problems, of different natures. Considering the Family Health Strategy (FHS) as a fixed PHC modality, it is necessary to consider the relevance of the technical-scientific preparation of nurses who work on the problem. Thus, the present study aimed to raise information about the level of knowledge and preparation of the FHS nurse in Prehospital Care. This is a descriptive exploratory study, with a quantitative and qualitative approach, developed with eight nurses who work in the FHS of the municipality of São Joao do Rio do Peixe, located in the state of Paraíba. The data collected in the month of June 2010 through a semi-structured interview script were analyzed quantitatively in a descriptive way and presented in graphs and tables and, qualitatively through the technique of the Collective Subject Discourse (DSC) by Lefevre and Lefevre. It is worth mentioning that the study followed all the assumptions of Resolution 196/98, which provides for research involving human beings. The main results allowed us to verify that in relation to the socio-demographic profile of nurses, 82.5% are female, 100% are aged between 28 and 35 years old, 75% took a post-graduate course in the strictest sense. different areas of nursing and, 100% has more than two years of professional experience in the ESF. In addition, it was observed that nurses emphasized the lack of discussion that involves the problem in the curriculum of the nursing course, which consequently contributed negatively to the limitation of technical preparation from this professional! As well as to an unsatisfactory knowledge about the PHC. Thus, there is a need for a reform in the curriculum of nursing courses in order to meet the expectations that emerge for the qualified training of the undergraduate student. Still, it is expected that local health managers, as well as nurses themselves, rethink the quality of care provided to clients and invest in permanent health education as a political strategy to improve this assistance.Submitted by Denize Lourenço (biblicfp@cfp.ufcg.edu.br) on 2020-06-16T19:01:58Z No. of bitstreams: 1 ALINE DE OLIVEIRA PIRES. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2010.pdf: 5891665 bytes, checksum: 538d69a01de4945f8f70c074716f1d97 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-16T19:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE DE OLIVEIRA PIRES. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2010.pdf: 5891665 bytes, checksum: 538d69a01de4945f8f70c074716f1d97 (MD5) Previous issue date: 2010Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.Atendimento pré-hospitalarUrgência e emergênciaSaúde da famíliaPre-hospital careUrgency and emergencyFamily HealthAtendimento pré-hospitalar: conhecimento e preparo do enfermeiro da estratégia saúde da família.Pre-hospital care: nurses' knowledge and preparation of the family health strategy.20102020-06-16T19:01:58Z2020-06-162020-06-16T19:01:58Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12951PIRES, Aline de Oliveira. Atendimento pré-hospitalar: conhecimento preparo do enfermeiro da estratégia saúde da família. 2010. 68f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALALINE DE OLIVEIRA PIRES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2010.pdfALINE DE OLIVEIRA PIRES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. 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