Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Paloma Rafaela de Souza.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva5
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788
Resumo: O presente artigo apresenta a analise do funcionamento da escola Municipal Irineu Severo no município de Sumé, com esse enfoque tomamos a interpretação do artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos propomos a entender como se organiza a gestão democrática, para isso tratamos do surgimento histórico do que se entende por gestão democrática e da interpretação da Constituição Federal Brasileira no que se refere a abertura democrática na década de 1980, com essa introdução passamos a expor a autonomia do sujeito e das instituições sociais dentro do espaço da escola bem como da responsabilidade diante do serviço público prestado nessa unidade escolar. Tomamos aqui a termo a análise do que se entende como democrático e como republicano, levando em consideração a responsabilidade de ambos os agentes em diversas esferas, para isso os conselhos tais como o a Associação de Pais e mestres e do Conselho escolar como instância dotada de quatro funções específicas que visam orientar e encaminhar as ações deliberadas em conjunto com vistas ao bem comum, por fim nossas considerações levam ao entendimento de quem com essas esferas de atuação a escola tem sim uma atuação democrática, limitada certamente por esferas superiores no que se refere a certos encaminhamentos prefixados, no entanto, as decisões tomadas em conjunto expõem de forma compreensiva o poder que a democracia realiza mesmo em pequenas esferas.
id UFCG_a023b352af141e8770a50e909959fa9c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4788
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.An analysis of democratic management in the municipal school Irineu Severo de Macedo, according to article 14 and 15 of the LDB.DemocraciaGestão escolarConselho escolarEducaçãoEscolaDemocracySchool managementSchool councilEducationSchoolO presente artigo apresenta a analise do funcionamento da escola Municipal Irineu Severo no município de Sumé, com esse enfoque tomamos a interpretação do artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos propomos a entender como se organiza a gestão democrática, para isso tratamos do surgimento histórico do que se entende por gestão democrática e da interpretação da Constituição Federal Brasileira no que se refere a abertura democrática na década de 1980, com essa introdução passamos a expor a autonomia do sujeito e das instituições sociais dentro do espaço da escola bem como da responsabilidade diante do serviço público prestado nessa unidade escolar. Tomamos aqui a termo a análise do que se entende como democrático e como republicano, levando em consideração a responsabilidade de ambos os agentes em diversas esferas, para isso os conselhos tais como o a Associação de Pais e mestres e do Conselho escolar como instância dotada de quatro funções específicas que visam orientar e encaminhar as ações deliberadas em conjunto com vistas ao bem comum, por fim nossas considerações levam ao entendimento de quem com essas esferas de atuação a escola tem sim uma atuação democrática, limitada certamente por esferas superiores no que se refere a certos encaminhamentos prefixados, no entanto, as decisões tomadas em conjunto expõem de forma compreensiva o poder que a democracia realiza mesmo em pequenas esferas.This article presents the analysis of the operation of the Irineu Severo Municipal School in the municipality of Sumé. With this approach we take the interpretation of article 14 of the Law of Guidelines and Bases of Education, we propose to understand how democratic management is organized. The historical emergence of what is meant by democratic management and the interpretation of the Brazilian Federal Constitution regarding democratic opening in the 1980s, with this introduction we begin to expose the autonomy of the subject and social institutions within the school space as well as the Public service provided in this school unit. We have here concluded the analysis of what is understood as democratic and republican, taking into account the responsibility of both agents in various spheres, for this the councils such as the Association of Parents and teachers and the School Council as a body with four Specific functions that aim to guide and direct deliberate actions together for the common good, finally our considerations lead to the understanding of who with these spheres of action, the school has a democratic performance, limited certainly by higher spheres with regard to Certain prefixed referrals, however, the decisions taken collectively expose in a comprehensive way the power that democracy accomplishes even in small spheres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.SILVA, J. I. A. O.http://lattes.cnpq.br/8980645523068866TORRES, Denise Xavier.SILVA, Luiz Antônio Coelho da.SILVA, Paloma Rafaela de Souza.20172019-07-09T11:29:52Z2019-07-092019-07-09T11:29:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva5http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788SILVA, Paloma Rafaela de Souza. Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB. 2017. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-03T22:03:13Zoai:localhost:riufcg/4788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-03T22:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
An analysis of democratic management in the municipal school Irineu Severo de Macedo, according to article 14 and 15 of the LDB.
title Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
spellingShingle Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
SILVA, Paloma Rafaela de Souza.
Democracia
Gestão escolar
Conselho escolar
Educação
Escola
Democracy
School management
School council
Education
School
title_short Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
title_full Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
title_fullStr Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
title_full_unstemmed Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
title_sort Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB.
author SILVA, Paloma Rafaela de Souza.
author_facet SILVA, Paloma Rafaela de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
SILVA, J. I. A. O.
http://lattes.cnpq.br/8980645523068866
TORRES, Denise Xavier.
SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Paloma Rafaela de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Gestão escolar
Conselho escolar
Educação
Escola
Democracy
School management
School council
Education
School
topic Democracia
Gestão escolar
Conselho escolar
Educação
Escola
Democracy
School management
School council
Education
School
description O presente artigo apresenta a analise do funcionamento da escola Municipal Irineu Severo no município de Sumé, com esse enfoque tomamos a interpretação do artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos propomos a entender como se organiza a gestão democrática, para isso tratamos do surgimento histórico do que se entende por gestão democrática e da interpretação da Constituição Federal Brasileira no que se refere a abertura democrática na década de 1980, com essa introdução passamos a expor a autonomia do sujeito e das instituições sociais dentro do espaço da escola bem como da responsabilidade diante do serviço público prestado nessa unidade escolar. Tomamos aqui a termo a análise do que se entende como democrático e como republicano, levando em consideração a responsabilidade de ambos os agentes em diversas esferas, para isso os conselhos tais como o a Associação de Pais e mestres e do Conselho escolar como instância dotada de quatro funções específicas que visam orientar e encaminhar as ações deliberadas em conjunto com vistas ao bem comum, por fim nossas considerações levam ao entendimento de quem com essas esferas de atuação a escola tem sim uma atuação democrática, limitada certamente por esferas superiores no que se refere a certos encaminhamentos prefixados, no entanto, as decisões tomadas em conjunto expõem de forma compreensiva o poder que a democracia realiza mesmo em pequenas esferas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-07-09T11:29:52Z
2019-07-09
2019-07-09T11:29:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva5
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788
SILVA, Paloma Rafaela de Souza. Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB. 2017. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva5
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788
identifier_str_mv SILVA, Paloma Rafaela de Souza. Uma análise da gestão democrática na escola municipal Irineu Severo de Macedo, conforme o art.14 e 15 da LDB. 2017. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380122103808