A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Beatriz Macedo de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Anderson Ramon Milanez da., APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298
Resumo: No corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016).
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