A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298 |
Resumo: | No corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016). |
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A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino.Cordel literature written by women as a means of consolidating transformative heritage education: obstacles and possibilities for teaching.Literatura de cordel e educação patrimonialEducação patrimonial e literatura de cordelAutoria feminina - literatura de cordelCordel de autoria femininaLiteratura de cordel - autoria femininaMulheres e literatura de cordelCordel literature and heritage educationHeritage education and cordel literatureFemale authorship - cordel literatureCordel by female authorCordel literature - female authorshipWomen and cordel literatureHistória.No corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-04-02T15:39:26Z2024-04-02T15:39:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298SOUZA, Beatriz Macedo de; SILVA, Anderson Ramon Milanez da; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 16 - Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 917-924. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298porSOUZA, Beatriz Macedo de.SILVA, Anderson Ramon Milanez da.APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-02T15:39:48Zoai:localhost:riufcg/35298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-02T15:39:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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