A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gildevan Oliveira.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
Resumo: A Educação traz, intrínseca a seu papel, a formação de um cidadão crítico e que seja capaz de compreender aquilo que o rodeia. Desta forma, é necessário que os conteúdos estejam em consonância com o momento social e histórico no qual estamos inseridos. O docente, seguindo essa adaptação ao momento e ao público, deve apropriarse de seus saberes a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Por isso, o presente trabalho apresenta os saberes docentes mobilizados por bolsistas do Programa de Iniciação à DocênciaPIBID da Física Licenciaturada Universidade Federal de Campina Grande, os “pibianos”, matriculados nos primeiros anos da graduação. A investigação teve como ponto de partida uma oficina com alunas de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande PB. O objetivo deste trabalho busca compreender como os “pibidianos” mobilizaram os saberes docentes durante a aplicação de uma oficina de caráter investigativo que advém de uma sequência investigativa sobre Física Moderna e Contemporânea elaborada pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Universidade de São Paulo. A aplicação, dizia respeito à Natureza da Ciência, através de uma atividade denominada de Caixa Preta, que busca trabalhar com os alunos sobre a utilização de Modelos na Ciência. O estudo se deu através da análise de relatos dos próprios escritos pelos “pibidianos”. A pesquisa, de caráter básico, apresenta um levantamento sobre os saberes mobilizados por professores, como por exemplo: Saberes Pessoais e Saberes Curriculares. O estudo em tela elenca um conjunto de saberes mobilizados por futuros professores em suas primeiras inserções ao magistério.
id UFCG_a08993691761ca7b20eb3e7893785a3e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27589
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.Modern and contemporary physics and the formation teacher: an analysis of the knowledge mobilized by “Pibidians”.Formação docente - físicaFormação de professores - físicaPIBID – Física - UFCGEnsino de FísicaEnsino por investigaçãoFísica modernaFísica contemporâneaOficina de modelos – Caixa preta - físicaOficina de espectroscopia – físicaOficina de propriedades eletromagnéticasTeacher training - physicsTraining of teachers - physicsPIBID - Physics - UFCGPhysics TeachingTeaching by inquiryModern physicsContemporary physicsWorkshop of models – Black box – physicalWorkshop spectroscopy - physicsProperty Workshop electromagneticFísica EducaçãoA Educação traz, intrínseca a seu papel, a formação de um cidadão crítico e que seja capaz de compreender aquilo que o rodeia. Desta forma, é necessário que os conteúdos estejam em consonância com o momento social e histórico no qual estamos inseridos. O docente, seguindo essa adaptação ao momento e ao público, deve apropriarse de seus saberes a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Por isso, o presente trabalho apresenta os saberes docentes mobilizados por bolsistas do Programa de Iniciação à DocênciaPIBID da Física Licenciaturada Universidade Federal de Campina Grande, os “pibianos”, matriculados nos primeiros anos da graduação. A investigação teve como ponto de partida uma oficina com alunas de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande PB. O objetivo deste trabalho busca compreender como os “pibidianos” mobilizaram os saberes docentes durante a aplicação de uma oficina de caráter investigativo que advém de uma sequência investigativa sobre Física Moderna e Contemporânea elaborada pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Universidade de São Paulo. A aplicação, dizia respeito à Natureza da Ciência, através de uma atividade denominada de Caixa Preta, que busca trabalhar com os alunos sobre a utilização de Modelos na Ciência. O estudo se deu através da análise de relatos dos próprios escritos pelos “pibidianos”. A pesquisa, de caráter básico, apresenta um levantamento sobre os saberes mobilizados por professores, como por exemplo: Saberes Pessoais e Saberes Curriculares. O estudo em tela elenca um conjunto de saberes mobilizados por futuros professores em suas primeiras inserções ao magistério.The education brings, intrinsic to its role, the formation of a critical citizen who is able to understand what surrounds him or her. Thus, it is necessary that the contents are in line with the social and historical moment in which we are inserted. The teacher, following this adaptation to the moment and to the public, must appropriate their knowledge in order to significantly contribute to the students' learning process. Therefore, the following work presents the teaching knowledge mobilized by PIBID scholarship holders, enrolled in the first years of their undergraduate degree in Physics. The starting point of the investigation was a workshop with students from a public school in Campina Grande PB. This work’s objective is to understand how the PIBID scholarship holders mobilized the teaching knowledge during the application of an investigative workshop that comes from an investigative sequence on Modern and Contemporary Physics elaborated by the Physics Research and Teaching Laboratory of the Universidade de São Paulo (USP). The application was related to the Nature of Science, through an activity called Black Box, which seeks to work with students on the use of Models in Science. The analysis of the work took place through the transcription of recordings made during the application of the workshop and reports written by the PIBID scholarship holders themselves. The research has a basic nature and it can bring with it a survey of the knowledge mobilized by two teachers, gathering as examples of the knowledge found personal knowledge, curricular knowledge, etc. And, despite the difficulties faced, such as the pandemic moment that devastates us, which led us to use precollected data, the work can present and analyze the knowledge mobilized by future teachers in their first insertions into teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGCAMPOS, Alexandre.CAMPOS, A.http://lattes.cnpq.br/1230944482954054ALMEIDA, Daisy Martins de.ALMEIDA, D. M.http://lattes.cnpq.br/2566631888627796SASSERON, Lucia Helena.SASSERON, L. H.http://lattes.cnpq.br/6233372216363346SILVA, Gildevan Oliveira.2021-10-202022-10-10T22:34:34Z2022-10-102022-10-10T22:34:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589SILVA, Gildevan Oliveira. A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. 2021. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-10T22:35:02Zoai:localhost:riufcg/27589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-10T22:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
Modern and contemporary physics and the formation teacher: an analysis of the knowledge mobilized by “Pibidians”.
title A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
spellingShingle A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
SILVA, Gildevan Oliveira.
Formação docente - física
Formação de professores - física
PIBID – Física - UFCG
Ensino de Física
Ensino por investigação
Física moderna
Física contemporânea
Oficina de modelos – Caixa preta - física
Oficina de espectroscopia – física
Oficina de propriedades eletromagnéticas
Teacher training - physics
Training of teachers - physics
PIBID - Physics - UFCG
Physics Teaching
Teaching by inquiry
Modern physics
Contemporary physics
Workshop of models – Black box – physical
Workshop spectroscopy - physics
Property Workshop electromagnetic
Física Educação
title_short A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
title_full A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
title_fullStr A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
title_full_unstemmed A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
title_sort A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.
author SILVA, Gildevan Oliveira.
author_facet SILVA, Gildevan Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Alexandre.
CAMPOS, A.
http://lattes.cnpq.br/1230944482954054
ALMEIDA, Daisy Martins de.
ALMEIDA, D. M.
http://lattes.cnpq.br/2566631888627796
SASSERON, Lucia Helena.
SASSERON, L. H.
http://lattes.cnpq.br/6233372216363346
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gildevan Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - física
Formação de professores - física
PIBID – Física - UFCG
Ensino de Física
Ensino por investigação
Física moderna
Física contemporânea
Oficina de modelos – Caixa preta - física
Oficina de espectroscopia – física
Oficina de propriedades eletromagnéticas
Teacher training - physics
Training of teachers - physics
PIBID - Physics - UFCG
Physics Teaching
Teaching by inquiry
Modern physics
Contemporary physics
Workshop of models – Black box – physical
Workshop spectroscopy - physics
Property Workshop electromagnetic
Física Educação
topic Formação docente - física
Formação de professores - física
PIBID – Física - UFCG
Ensino de Física
Ensino por investigação
Física moderna
Física contemporânea
Oficina de modelos – Caixa preta - física
Oficina de espectroscopia – física
Oficina de propriedades eletromagnéticas
Teacher training - physics
Training of teachers - physics
PIBID - Physics - UFCG
Physics Teaching
Teaching by inquiry
Modern physics
Contemporary physics
Workshop of models – Black box – physical
Workshop spectroscopy - physics
Property Workshop electromagnetic
Física Educação
description A Educação traz, intrínseca a seu papel, a formação de um cidadão crítico e que seja capaz de compreender aquilo que o rodeia. Desta forma, é necessário que os conteúdos estejam em consonância com o momento social e histórico no qual estamos inseridos. O docente, seguindo essa adaptação ao momento e ao público, deve apropriarse de seus saberes a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Por isso, o presente trabalho apresenta os saberes docentes mobilizados por bolsistas do Programa de Iniciação à DocênciaPIBID da Física Licenciaturada Universidade Federal de Campina Grande, os “pibianos”, matriculados nos primeiros anos da graduação. A investigação teve como ponto de partida uma oficina com alunas de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande PB. O objetivo deste trabalho busca compreender como os “pibidianos” mobilizaram os saberes docentes durante a aplicação de uma oficina de caráter investigativo que advém de uma sequência investigativa sobre Física Moderna e Contemporânea elaborada pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Universidade de São Paulo. A aplicação, dizia respeito à Natureza da Ciência, através de uma atividade denominada de Caixa Preta, que busca trabalhar com os alunos sobre a utilização de Modelos na Ciência. O estudo se deu através da análise de relatos dos próprios escritos pelos “pibidianos”. A pesquisa, de caráter básico, apresenta um levantamento sobre os saberes mobilizados por professores, como por exemplo: Saberes Pessoais e Saberes Curriculares. O estudo em tela elenca um conjunto de saberes mobilizados por futuros professores em suas primeiras inserções ao magistério.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
2022-10-10T22:34:34Z
2022-10-10
2022-10-10T22:34:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
SILVA, Gildevan Oliveira. A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. 2021. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
identifier_str_mv SILVA, Gildevan Oliveira. A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. 2021. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744558503755776