Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Cácia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5097
Resumo: This work intended to investigate on the introduction of Modern and Contemporary Physics in High School through a historical approach of Physics, based on researches and reflections. It was investigated if would be possible to teach this new Physics in the first grade of High School. The research was carried out with high school students from two state colleges in the State of Sergipe, one being in the capital and the other in the countryside. The methodology was based on action research, considering the ideas of Barbier (2007) and Franco (2005). For the data analysis, we used the Theory of Critical Thinking from the studies of Ennis (1985), Buiegon and Tarouco (2015) and Tenreiro-Vieira and Vieira (2006). In the activity developed, the students were motivated and mobilized to reflect, question and argue about the history of Albert Einstein. The results showed that it is feasible to use the historical approach in the classroom to stimulate students to study the contents of physics, as well as to work with the theme of modern physics in high school from its historical context.
id UFS-2_e86305e9a7bbe862b7479e7afb50200f
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5097
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Ana CáciaSouza, Divanizia do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/13814458291205432017-09-26T18:14:54Z2017-09-26T18:14:54Z2017-03-28SANTOS, Ana Cácia. Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5097This work intended to investigate on the introduction of Modern and Contemporary Physics in High School through a historical approach of Physics, based on researches and reflections. It was investigated if would be possible to teach this new Physics in the first grade of High School. The research was carried out with high school students from two state colleges in the State of Sergipe, one being in the capital and the other in the countryside. The methodology was based on action research, considering the ideas of Barbier (2007) and Franco (2005). For the data analysis, we used the Theory of Critical Thinking from the studies of Ennis (1985), Buiegon and Tarouco (2015) and Tenreiro-Vieira and Vieira (2006). In the activity developed, the students were motivated and mobilized to reflect, question and argue about the history of Albert Einstein. The results showed that it is feasible to use the historical approach in the classroom to stimulate students to study the contents of physics, as well as to work with the theme of modern physics in high school from its historical context.Neste estudo pretendeu-se investigar sobre a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino médio por meio da abordagem histórica da Física, com base em pesquisas e reflexões sobre essa temática. Buscou-se pesquisar se é possível ensinar sobre essa nova Física na primeira série do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio de dois colégios públicos estaduais do Estado de Sergipe, sendo um localizado na capital sergipana e o outro no sertão sergipano. A metodologia foi fundamentada na pesquisa-ação, considerando as ideias de Barbier (2007) e Franco (2005). Para análise dos dados nos debruçamos sobre a Teoria do Pensamento Crítico a partir dos estudos de Ennis (1985), Buiegon e Tarouco (2015) e Tenreiro-Vieira e Vieira (2006). Nas atividades desenvolvida, os alunos foram motivados e mobilizados a refletir, questionar e argumentar sobre a história de Albert Einstein. Os resultados mostraram que é viável usar a abordagem histórica em sala de aula de maneira a estimular os alunos a estudarem os conteúdos da física, como também é possível trabalhar com a temática Física Moderna no ensino médio a partir do seu contexto histórico.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilCiênciasFísicaEnsino de físicaHistória da físicaFísica (ensino médio)Física modernaFísica contemporâneaModern physicsContemporary physicsHistory of physicsPhysics teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAbordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANA_CACIA_SANTOS.pdfapplication/pdf2874761https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5097/1/ANA_CACIA_SANTOS.pdf35824052608a32748c78848108b2bd4eMD51TEXTANA_CACIA_SANTOS.pdf.txtANA_CACIA_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain264525https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5097/2/ANA_CACIA_SANTOS.pdf.txtd8bf32cdbed5d46b56d9ccfcca1e5fb4MD52THUMBNAILANA_CACIA_SANTOS.pdf.jpgANA_CACIA_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5097/3/ANA_CACIA_SANTOS.pdf.jpg59074258867fd3cc541fd48964736128MD53riufs/50972017-11-28 17:07:47.47oai:ufs.br:riufs/5097Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:07:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
title Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
spellingShingle Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
Santos, Ana Cácia
Ciências
Física
Ensino de física
História da física
Física (ensino médio)
Física moderna
Física contemporânea
Modern physics
Contemporary physics
History of physics
Physics teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
title_full Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
title_fullStr Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
title_full_unstemmed Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
title_sort Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio
author Santos, Ana Cácia
author_facet Santos, Ana Cácia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Cácia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Divanizia do Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1381445829120543
contributor_str_mv Souza, Divanizia do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Física
Ensino de física
História da física
Física (ensino médio)
Física moderna
Física contemporânea
topic Ciências
Física
Ensino de física
História da física
Física (ensino médio)
Física moderna
Física contemporânea
Modern physics
Contemporary physics
History of physics
Physics teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Modern physics
Contemporary physics
History of physics
Physics teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work intended to investigate on the introduction of Modern and Contemporary Physics in High School through a historical approach of Physics, based on researches and reflections. It was investigated if would be possible to teach this new Physics in the first grade of High School. The research was carried out with high school students from two state colleges in the State of Sergipe, one being in the capital and the other in the countryside. The methodology was based on action research, considering the ideas of Barbier (2007) and Franco (2005). For the data analysis, we used the Theory of Critical Thinking from the studies of Ennis (1985), Buiegon and Tarouco (2015) and Tenreiro-Vieira and Vieira (2006). In the activity developed, the students were motivated and mobilized to reflect, question and argue about the history of Albert Einstein. The results showed that it is feasible to use the historical approach in the classroom to stimulate students to study the contents of physics, as well as to work with the theme of modern physics in high school from its historical context.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:14:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:14:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ana Cácia. Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5097
identifier_str_mv SANTOS, Ana Cácia. Abordagem histórica da física moderna e contemporânea no ensino médio. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5097/1/ANA_CACIA_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5097/2/ANA_CACIA_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5097/3/ANA_CACIA_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35824052608a32748c78848108b2bd4e
d8bf32cdbed5d46b56d9ccfcca1e5fb4
59074258867fd3cc541fd48964736128
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110711724244992