Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9943
Resumo: A indisciplina escolar é uma situação que vem preocupando estudiosos, educadores, famílias e gestores, pois tem se tornado cada vez mais crescente dentro e fora das escolas. Outrora, a indisciplina era tida apenas como um comportamento contrário do aluno no que diz respeito à aprendizagem, ou seja, o aluno que não prestava atenção nas aulas, ficava disperso, conversando paralelamente, não cumpria os deveres propostos. O que mais tem preocupado educadores com relação à indisciplina escolar é que medidas devem ser adotadas a fim de acabar ou pelo menos minimizar essa problemática. Com base neste questionamento, o presente trabalho traz como questão central as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar, tendo como objetivo: Analisar as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar. Para tanto, adotou-se como metodologia o procedimento qualitativo, descritivo e utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista. Os resultados encontrados mostram que para os professores, as características do aluno indisciplinado são agressividade, rebeldia, ser desorganizado, desobediente, dificuldades de aprender e falta de atenção. Com a realização dessa pesquisa foi possível perceber que os professores apresentam uma visão negativa em relação ao aluno indisciplinado, colocam a culpa da indisciplina na criança, nos pais, na família, no meio social a qual esta inserida, e não se refere a escola como um meio que pode contribuir e levar a mudanças no comportamento das crianças. Às medidas a serem adotadas pelos professores frente a problemática da indisciplina escolar, cabe o uso de punições, conversas e até mesmo exclusão. Isso significa dizer que os professores apresentam bastante dificuldade e, até certo ponto, desconhecimento, de medidas que sejam eficazes no combate a indisciplina. Isso possibilita perceber as concepções que os professores tem acerca da indisciplina escolar e de suas ações frente a essa problemática.
id UFCG_a118c0805a6b024ff70e6c37d48dc09a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9943
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CUNHA, Ane Cristine Hermínio.CUNHA, A. C. H.http://lattes.cnpq.br/4012952628967797PEREIRA, Fábio de Freitas.SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.ROLIM, A. I. P.http://lattes.cnpq.br/4980115603808948ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.A indisciplina escolar é uma situação que vem preocupando estudiosos, educadores, famílias e gestores, pois tem se tornado cada vez mais crescente dentro e fora das escolas. Outrora, a indisciplina era tida apenas como um comportamento contrário do aluno no que diz respeito à aprendizagem, ou seja, o aluno que não prestava atenção nas aulas, ficava disperso, conversando paralelamente, não cumpria os deveres propostos. O que mais tem preocupado educadores com relação à indisciplina escolar é que medidas devem ser adotadas a fim de acabar ou pelo menos minimizar essa problemática. Com base neste questionamento, o presente trabalho traz como questão central as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar, tendo como objetivo: Analisar as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar. Para tanto, adotou-se como metodologia o procedimento qualitativo, descritivo e utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista. Os resultados encontrados mostram que para os professores, as características do aluno indisciplinado são agressividade, rebeldia, ser desorganizado, desobediente, dificuldades de aprender e falta de atenção. Com a realização dessa pesquisa foi possível perceber que os professores apresentam uma visão negativa em relação ao aluno indisciplinado, colocam a culpa da indisciplina na criança, nos pais, na família, no meio social a qual esta inserida, e não se refere a escola como um meio que pode contribuir e levar a mudanças no comportamento das crianças. Às medidas a serem adotadas pelos professores frente a problemática da indisciplina escolar, cabe o uso de punições, conversas e até mesmo exclusão. Isso significa dizer que os professores apresentam bastante dificuldade e, até certo ponto, desconhecimento, de medidas que sejam eficazes no combate a indisciplina. Isso possibilita perceber as concepções que os professores tem acerca da indisciplina escolar e de suas ações frente a essa problemática.Indiscipline school is a situation that is worrying scholars, educators, families and managers, it has become increasingly common in and outside schools. Formerly, indiscipline was regarded only as a contrary behavior of the student in relation to learning, ie, the student Who was not paying attention in class, was dispersed, talking in parallel, did not meet the proposed duties. What else is worried educators regarding school discipline is that measures must be taken to stop or at least minimize this problem. Based on this question, this paper provides a central issue teachers' conceptions of the initial series against indiscipline school, aiming to: analyze the conceptions of teachers in the early grades in relation to school discipline. Therefore, we adopted the procedure as a method qualitative, descriptive and use as na instrument for data collection interview. The results show that for teachers, the characteristics of vision undisciplined student teachers are aggression, rebelliousness, being disorganized, unruly, learning difficulties and lack of attention. With the completion of this survey it was revealed that teachers have a negative view regarding the undisciplined student, put the blame for indiscipline in the child, parents, family, social environment in which it operates, and does not refer to the school as a medium that can contribute and lead to changes in children's behavior. Measures to be adopted by teachers facing the problem of school indiscipline, it is the use of sanctions, chats and even exclusion. This means that teachers have enough trouble and, to some extent, lack of measures that are effective in combating indiscipline. This makes it possible to realize the conceptions that teachers have about the school indiscipline and their actions against this problem.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-12-06T11:11:54Z No. of bitstreams: 1 ANA ISABELLE PESSOA ROLIM. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2012.pdf: 292998 bytes, checksum: b2e7674a98adfaef9a146f2ceee642e9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-06T11:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA ISABELLE PESSOA ROLIM. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2012.pdf: 292998 bytes, checksum: b2e7674a98adfaef9a146f2ceee642e9 (MD5) Previous issue date: 2012Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Indisciplina escolarProfessores - concepções de indisciplina na escolaSchool IndisciplineTeachers - Conceptions of Indiscipline at SchoolConcepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.Teachers' conceptions of early grades regarding school indiscipline.20122019-12-06T11:11:54Z2019-12-062019-12-06T11:11:54Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9943ROLIM, Ana Isabelle Pessoa. Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. 2012. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALANA ISABELLE PESSOA ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfANA ISABELLE PESSOA ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfapplication/pdf249559http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/9943/1/ANA+ISABELLE+PESSOA+ROLIM.+MONOGRAFIA+PEDAGOGIA.+CFP+2012.pdfee0cdfa998b64b70aa12af656c45fb2fMD51riufcg/99432023-06-12 09:28:17.99oai:localhost:riufcg/9943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teachers' conceptions of early grades regarding school indiscipline.
title Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
spellingShingle Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.
Educação.
Indisciplina escolar
Professores - concepções de indisciplina na escola
School Indiscipline
Teachers - Conceptions of Indiscipline at School
title_short Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
title_full Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
title_fullStr Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
title_full_unstemmed Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
title_sort Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.
author ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.
author_facet ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CUNHA, A. C. H.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4012952628967797
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PEREIRA, Fábio de Freitas.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ROLIM, A. I. P.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4980115603808948
dc.contributor.author.fl_str_mv ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.
contributor_str_mv CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
PEREIRA, Fábio de Freitas.
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação.
topic Educação.
Indisciplina escolar
Professores - concepções de indisciplina na escola
School Indiscipline
Teachers - Conceptions of Indiscipline at School
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Professores - concepções de indisciplina na escola
School Indiscipline
Teachers - Conceptions of Indiscipline at School
description A indisciplina escolar é uma situação que vem preocupando estudiosos, educadores, famílias e gestores, pois tem se tornado cada vez mais crescente dentro e fora das escolas. Outrora, a indisciplina era tida apenas como um comportamento contrário do aluno no que diz respeito à aprendizagem, ou seja, o aluno que não prestava atenção nas aulas, ficava disperso, conversando paralelamente, não cumpria os deveres propostos. O que mais tem preocupado educadores com relação à indisciplina escolar é que medidas devem ser adotadas a fim de acabar ou pelo menos minimizar essa problemática. Com base neste questionamento, o presente trabalho traz como questão central as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar, tendo como objetivo: Analisar as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar. Para tanto, adotou-se como metodologia o procedimento qualitativo, descritivo e utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista. Os resultados encontrados mostram que para os professores, as características do aluno indisciplinado são agressividade, rebeldia, ser desorganizado, desobediente, dificuldades de aprender e falta de atenção. Com a realização dessa pesquisa foi possível perceber que os professores apresentam uma visão negativa em relação ao aluno indisciplinado, colocam a culpa da indisciplina na criança, nos pais, na família, no meio social a qual esta inserida, e não se refere a escola como um meio que pode contribuir e levar a mudanças no comportamento das crianças. Às medidas a serem adotadas pelos professores frente a problemática da indisciplina escolar, cabe o uso de punições, conversas e até mesmo exclusão. Isso significa dizer que os professores apresentam bastante dificuldade e, até certo ponto, desconhecimento, de medidas que sejam eficazes no combate a indisciplina. Isso possibilita perceber as concepções que os professores tem acerca da indisciplina escolar e de suas ações frente a essa problemática.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-06T11:11:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-06
2019-12-06T11:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9943
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROLIM, Ana Isabelle Pessoa. Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. 2012. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9943
identifier_str_mv ROLIM, Ana Isabelle Pessoa. Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. 2012. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/9943/1/ANA+ISABELLE+PESSOA+ROLIM.+MONOGRAFIA+PEDAGOGIA.+CFP+2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee0cdfa998b64b70aa12af656c45fb2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1797044272474619904