Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988 |
Resumo: | Os gêneros textuais, das mais diversas naturezas, surgem com o objetivo e a necessidade de se comunicar, ou seja, sempre que falamos ou escrevemos, estamos nos comunicando por meio de gêneros. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir sobre a importância do trabalho com os gêneros argumentativos enquanto ferramentas para a formação de um cidadão crítico nas aulas de língua portuguesa, com intuito de apresentar uma proposta de intervenção ao professor do Ensino Médio. Metodologicamente a investigação possui como característica ser de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, de natureza básica, exploratória e de procedimento bibliográfico, e seus sujeitos são alunos e o professor de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pombal-PB. O aporte teórico utilizado no estudo advém das contribuições da Linguística Textual, bem como da Linguística Aplicada que muito contribuem para a didática do ensino de língua materna nos dias atuais. Pretende-se com o levantamento e análise dos dados à geração de uma política pública em formato de uma proposta de intervenção ao professor que se configure enquanto importante instrumento de trabalho com textos argumentativos para a inserção do aprendiz na condição de sujeito social. |
id |
UFCG_a14e64868f29556e4b27bb95cce6c16c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8988 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor.Analysis of linguistic - discursive dimensions in texts of the order of argumentation of students of the 3rd year of high school: a contribution to the teacher.Língua portuguesa - ensinoGêneros textuaisArgumentaçãoPortuguese Language - TeachingTextual GenresArgumentLetras - Língua Portuguesa.Os gêneros textuais, das mais diversas naturezas, surgem com o objetivo e a necessidade de se comunicar, ou seja, sempre que falamos ou escrevemos, estamos nos comunicando por meio de gêneros. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir sobre a importância do trabalho com os gêneros argumentativos enquanto ferramentas para a formação de um cidadão crítico nas aulas de língua portuguesa, com intuito de apresentar uma proposta de intervenção ao professor do Ensino Médio. Metodologicamente a investigação possui como característica ser de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, de natureza básica, exploratória e de procedimento bibliográfico, e seus sujeitos são alunos e o professor de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pombal-PB. O aporte teórico utilizado no estudo advém das contribuições da Linguística Textual, bem como da Linguística Aplicada que muito contribuem para a didática do ensino de língua materna nos dias atuais. Pretende-se com o levantamento e análise dos dados à geração de uma política pública em formato de uma proposta de intervenção ao professor que se configure enquanto importante instrumento de trabalho com textos argumentativos para a inserção do aprendiz na condição de sujeito social.The textual genres, the most diverse natures, arise with the aim of communicating, that is, whenever we speak or write, we are communicating through genres. The database, general research and research on the importance of work in the Portuguese language, with the purpose of presenting a proposal of training to the English - speaking teacher. Methodology an exam has a qualitative characteristic, ethnographic character, basic nature, exploratory and bibliographic procedure, and their respective students are the teacher of a 3rd grade class of Basic Education of a public school in the municipality of Pombal- PB. Theoretical contribution used in the study of the materials of Textual Linguistics, as well as Applied Linguistics to the great contributions to the education of the mother tongue language in the present day. The intention is to collect and analyze the data to generate a public communication in the form of a proposal of intervention to the teacher that constitutes as an important instrument of work with argumentative arguments for an insertion of the learner as a social subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208PEREIRA, Hérica Paiva.SOUSA, Iskaime da Silva.ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de.2018-07-312019-11-08T13:12:41Z2019-11-082019-11-08T13:12:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:48:08Zoai:localhost:riufcg/8988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:48:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. Analysis of linguistic - discursive dimensions in texts of the order of argumentation of students of the 3rd year of high school: a contribution to the teacher. |
title |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
spellingShingle |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Língua portuguesa - ensino Gêneros textuais Argumentação Portuguese Language - Teaching Textual Genres Argument Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
title_full |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
title_fullStr |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
title_full_unstemmed |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
title_sort |
Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. |
author |
ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. |
author_facet |
ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. OLIVEIRA, R. M. L. http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 PEREIRA, Hérica Paiva. SOUSA, Iskaime da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - ensino Gêneros textuais Argumentação Portuguese Language - Teaching Textual Genres Argument Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua portuguesa - ensino Gêneros textuais Argumentação Portuguese Language - Teaching Textual Genres Argument Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Os gêneros textuais, das mais diversas naturezas, surgem com o objetivo e a necessidade de se comunicar, ou seja, sempre que falamos ou escrevemos, estamos nos comunicando por meio de gêneros. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir sobre a importância do trabalho com os gêneros argumentativos enquanto ferramentas para a formação de um cidadão crítico nas aulas de língua portuguesa, com intuito de apresentar uma proposta de intervenção ao professor do Ensino Médio. Metodologicamente a investigação possui como característica ser de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, de natureza básica, exploratória e de procedimento bibliográfico, e seus sujeitos são alunos e o professor de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pombal-PB. O aporte teórico utilizado no estudo advém das contribuições da Linguística Textual, bem como da Linguística Aplicada que muito contribuem para a didática do ensino de língua materna nos dias atuais. Pretende-se com o levantamento e análise dos dados à geração de uma política pública em formato de uma proposta de intervenção ao professor que se configure enquanto importante instrumento de trabalho com textos argumentativos para a inserção do aprendiz na condição de sujeito social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31 2019-11-08T13:12:41Z 2019-11-08 2019-11-08T13:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988 ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744411406368768 |