A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102
Resumo: O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário.
id UFCG_860f19fbed838b7402f2703d28575565
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9102
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.The argument present in oral and written genres.Língua PortuguesaTextoGêneros textuaisGêneros seminárioArgumentaçãoPortuguese languageTextTextual genresSeminar GenresArgumentLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário.This work spoke about the relevance of the argumentation, an aspect that find itself in verbal and written genres, mainly in Seminar genre. To this end, the main objective of this study is to show the importance of working the items of argumentation present in the text so that the subject can expose its arguments and thoughts clearly and it can persuade its interlocutors. We used the PCNs (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (1999-2000-2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004) and other thinkers as theoretical basis and all of them were essential for this research. As concerns methodology, it is a bibliographic research with qualitative approach for the understanding about the relevance of the argumentation in Seminar genre. According to the result of the search, we observe the importance of argumentation as an implement of the teacher to the development of orality and writing from its students through the Seminar genre.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Henrique Miguel de Lima.OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.2018-03-132019-11-12T16:54:19Z2019-10-122019-11-12T16:54:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:24:31Zoai:localhost:riufcg/9102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:24:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
The argument present in oral and written genres.
title A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
spellingShingle A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
Língua Portuguesa
Texto
Gêneros textuais
Gêneros seminário
Argumentação
Portuguese language
Text
Textual genres
Seminar Genres
Argument
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
title_full A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
title_fullStr A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
title_full_unstemmed A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
title_sort A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
author OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
author_facet OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Texto
Gêneros textuais
Gêneros seminário
Argumentação
Portuguese language
Text
Textual genres
Seminar Genres
Argument
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua Portuguesa
Texto
Gêneros textuais
Gêneros seminário
Argumentação
Portuguese language
Text
Textual genres
Seminar Genres
Argument
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-13
2019-11-12T16:54:19Z
2019-10-12
2019-11-12T16:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102
OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412321775616