O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Jozilene Ferreira de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.farias
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
Resumo: A referida pesquisa é resultado do curso de especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, da UFCG-CDSA/Sumé-PB, teve por objetivo elaborar e realizar uma proposta metodológica com a temática “O Semiárido Brasileiro” na Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, verificando como essa proposta pode ajudar os mesmos na compreensão sobre o Semiárido Brasileiro. A mesma foi desenvolvida a partir das discussões e questionamentos presentes no componente curricular intitulado: Condições Históricas e Materiais de Produção da existência de homens e mulheres no Semiárido Brasileiro, realizado no curso de especialização, o qual oportunizou uma vivência em sala de aula. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre o Semiárido: (MALVEZZI, 2007), (AB’SABER, 2003), (MOTA, 2018), da pesquisa-participante (MARQUES, 2016) entre outros. Ao final da pesquisa compreendemos que uma proposta de formação contextualizada no Semiárido para os alunos da EJA não pode limitar-se somente aos aspectos pedagógicos, precisa assumir um caráter político pedagógico de transformação, devendo ser uma educação construída e discutida no contexto histórico dos envolvidos com a proposta pedagógica.
id UFCG_a14e70fa6922621ed0eaa3de869b5efd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20888
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.The semiarid in the school context:.a proposal educational methodology contextualized in the EJA of State School Journalist José Leal Ramos.Educação de Jovens e AdultosEducação contextualizadaSemiárido BrasileiroEscola Estadual Jornalista José Leal RamosProposta metodológicaYouth and Adult EducationContextualized educationBrazilian semiaridJosé Leal Ramos State Journalist SchoolMethodological proposalA referida pesquisa é resultado do curso de especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, da UFCG-CDSA/Sumé-PB, teve por objetivo elaborar e realizar uma proposta metodológica com a temática “O Semiárido Brasileiro” na Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, verificando como essa proposta pode ajudar os mesmos na compreensão sobre o Semiárido Brasileiro. A mesma foi desenvolvida a partir das discussões e questionamentos presentes no componente curricular intitulado: Condições Históricas e Materiais de Produção da existência de homens e mulheres no Semiárido Brasileiro, realizado no curso de especialização, o qual oportunizou uma vivência em sala de aula. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre o Semiárido: (MALVEZZI, 2007), (AB’SABER, 2003), (MOTA, 2018), da pesquisa-participante (MARQUES, 2016) entre outros. Ao final da pesquisa compreendemos que uma proposta de formação contextualizada no Semiárido para os alunos da EJA não pode limitar-se somente aos aspectos pedagógicos, precisa assumir um caráter político pedagógico de transformação, devendo ser uma educação construída e discutida no contexto histórico dos envolvidos com a proposta pedagógica.This research is a result of the Specialization Course in Contextualized Education for dealing with the semiarid, at UFCG/CDSA - Sumé, PB. It aimed to elaborate and carry out a methodological proposal about "The Brazilian Semiarid" for Youth and Adult Education at Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, in order to find out how the proposal can help its students understand the Brazilian Semiarid Region. The proposal was developed based on the discussions and questions from the curricular component Historical and Material Conditions of Production of the Existence of Men and Women in the Brazilian Semiarid Region, carried out in the aforementioned specialization course, in which an opportunity for classroom experience was provided. The research methodology is qualitative in nature, using bibliographic procedure for literature review and the construction of the theoretical framework about the Semi-arid region: (MALVEZZI, 2007; AB’SABER, 2003; MOTA, 2018), the participant research (MARQUES, 2016), among others. As a conclusion, a contextualized education proposal for EJA students in the Semiarid region cannot be limited only to pedagogical aspects. It must assume a pedagogical political character of transformation, and it must be an education constructed and discussed in the historical context of those involved with the pedagogical proposal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.FARIAS, T. J. V.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.FARIAS, Jozilene Ferreira de.2021-07-122021-08-27T16:42:06Z2021-08-272021-08-27T16:42:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.fariashttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888FARIAS, Jozilene Ferreira de. O Semiárido no contexto escolar: uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T19:44:38Zoai:localhost:riufcg/20888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T19:44:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
The semiarid in the school context:.a proposal educational methodology contextualized in the EJA of State School Journalist José Leal Ramos.
title O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
spellingShingle O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
FARIAS, Jozilene Ferreira de.
Educação de Jovens e Adultos
Educação contextualizada
Semiárido Brasileiro
Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos
Proposta metodológica
Youth and Adult Education
Contextualized education
Brazilian semiarid
José Leal Ramos State Journalist School
Methodological proposal
title_short O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
title_full O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
title_fullStr O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
title_full_unstemmed O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
title_sort O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.
author FARIAS, Jozilene Ferreira de.
author_facet FARIAS, Jozilene Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
FARIAS, T. J. V.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
ALENCAR, A. C. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Jozilene Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Educação contextualizada
Semiárido Brasileiro
Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos
Proposta metodológica
Youth and Adult Education
Contextualized education
Brazilian semiarid
José Leal Ramos State Journalist School
Methodological proposal
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação contextualizada
Semiárido Brasileiro
Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos
Proposta metodológica
Youth and Adult Education
Contextualized education
Brazilian semiarid
José Leal Ramos State Journalist School
Methodological proposal
description A referida pesquisa é resultado do curso de especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, da UFCG-CDSA/Sumé-PB, teve por objetivo elaborar e realizar uma proposta metodológica com a temática “O Semiárido Brasileiro” na Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, verificando como essa proposta pode ajudar os mesmos na compreensão sobre o Semiárido Brasileiro. A mesma foi desenvolvida a partir das discussões e questionamentos presentes no componente curricular intitulado: Condições Históricas e Materiais de Produção da existência de homens e mulheres no Semiárido Brasileiro, realizado no curso de especialização, o qual oportunizou uma vivência em sala de aula. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre o Semiárido: (MALVEZZI, 2007), (AB’SABER, 2003), (MOTA, 2018), da pesquisa-participante (MARQUES, 2016) entre outros. Ao final da pesquisa compreendemos que uma proposta de formação contextualizada no Semiárido para os alunos da EJA não pode limitar-se somente aos aspectos pedagógicos, precisa assumir um caráter político pedagógico de transformação, devendo ser uma educação construída e discutida no contexto histórico dos envolvidos com a proposta pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-08-27T16:42:06Z
2021-08-27
2021-08-27T16:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.farias
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
FARIAS, Jozilene Ferreira de. O Semiárido no contexto escolar: uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.farias
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
identifier_str_mv FARIAS, Jozilene Ferreira de. O Semiárido no contexto escolar: uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744507137163264