Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Francisca Vieira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras – PB. De modo específico, buscamos apresentar, por meio de fundamentos teóricos, a importância da formação inicial e continuada, especialmente do Professor de Língua Portuguesa. A ideia de delimitar esse tema para nossa pesquisa deve-se às experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública. O diálogo entre escola e Universidade possibilitou-nos a reflexão sobre a atual situação da sala de aula no que se refere às aulas de língua portuguesa, do mesmo modo a desenvolvermos novas perspectivas de ensino. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. As bases teóricas consultadas pautaram-se sobre a importância da formação inicial e continuada. Para tanto destacam-se os trabalhos de: Luz (2010), sobre formação de professor de língua portuguesa, Imbernón (2010) sobre formação continuada de professores, Oliveira (2010) sobre os saberes necessários ao professor de português, dentre outros. Constatamos que o PIBID contribui tanto para a valorização da formação docente nos estágios da formação inicial quanto no da formação continuada.
id UFCG_a26ba5e988d40ee72f86077d1dc2ba4b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6754
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.Contributions of the PIBID of CFP - UFCG - CAMPUS of Cajazeiras to the formation of the portuguese high school teacher.Formação de professorPrática docentePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBIDLíngua portuguesaTeacher trainingTeaching practiceInstitutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBIDPortuguese languageLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras – PB. De modo específico, buscamos apresentar, por meio de fundamentos teóricos, a importância da formação inicial e continuada, especialmente do Professor de Língua Portuguesa. A ideia de delimitar esse tema para nossa pesquisa deve-se às experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública. O diálogo entre escola e Universidade possibilitou-nos a reflexão sobre a atual situação da sala de aula no que se refere às aulas de língua portuguesa, do mesmo modo a desenvolvermos novas perspectivas de ensino. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. As bases teóricas consultadas pautaram-se sobre a importância da formação inicial e continuada. Para tanto destacam-se os trabalhos de: Luz (2010), sobre formação de professor de língua portuguesa, Imbernón (2010) sobre formação continuada de professores, Oliveira (2010) sobre os saberes necessários ao professor de português, dentre outros. Constatamos que o PIBID contribui tanto para a valorização da formação docente nos estágios da formação inicial quanto no da formação continuada.This study aims to discuss the importance and contributions of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID) for academic and professional training of Professor of Portuguese, here specifically of Full Degree in Letters - Portuguese Center Language Teacher Training (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) Câmpus of Cajazeiras - PB. Specifically, we seek to present, through theoretical foundations, the importance of initial and continuing training, especially Professor of Portuguese Language. The idea of defining this subject for our research is due to the experiences lived as fellows of that project that has given us experience the reality of the classroom, leading to her our contributions as students in an attempt to improve and situate our academic experiences at the same time contribuíamos with the improvement of basic education in public schools. The dialogue between school and university allowed us to reflect on the current situation of the classroom in relation to Portuguese classes in the same way to develop new perspectives for education. Our research is bibliographic nature with a qualitative approach. The theoretical bases consulted guided to the importance of initial and continuing training. Therefore it highlights the work of: Light (2010) on teacher training Portuguese, Imbernon on continuing education of teachers (2010), Oliveira (2010) on the knowledge necessary to Portuguese teacher, among others. We note that the PIBID contributes both to the enhancement of teacher training in the stages of initial training and in the continuous training.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389BRAGA, Elinaldo Menezes.SILVA , Abdoral Inácio da.SOUSA, Francisca Vieira de.2016-05-312019-09-05T16:51:59Z2019-09-052019-09-05T16:51:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754SOUSA, Francisca Vieira de. Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:03:07Zoai:localhost:riufcg/6754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:03:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
Contributions of the PIBID of CFP - UFCG - CAMPUS of Cajazeiras to the formation of the portuguese high school teacher.
title Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
spellingShingle Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
SOUSA, Francisca Vieira de.
Formação de professor
Prática docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID
Língua portuguesa
Teacher training
Teaching practice
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID
Portuguese language
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
title_full Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
title_fullStr Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
title_sort Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
author SOUSA, Francisca Vieira de.
author_facet SOUSA, Francisca Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
BRAGA, Elinaldo Menezes.
SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Francisca Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professor
Prática docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID
Língua portuguesa
Teacher training
Teaching practice
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID
Portuguese language
Letras - Língua Portuguesa.
topic Formação de professor
Prática docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID
Língua portuguesa
Teacher training
Teaching practice
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID
Portuguese language
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras – PB. De modo específico, buscamos apresentar, por meio de fundamentos teóricos, a importância da formação inicial e continuada, especialmente do Professor de Língua Portuguesa. A ideia de delimitar esse tema para nossa pesquisa deve-se às experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública. O diálogo entre escola e Universidade possibilitou-nos a reflexão sobre a atual situação da sala de aula no que se refere às aulas de língua portuguesa, do mesmo modo a desenvolvermos novas perspectivas de ensino. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. As bases teóricas consultadas pautaram-se sobre a importância da formação inicial e continuada. Para tanto destacam-se os trabalhos de: Luz (2010), sobre formação de professor de língua portuguesa, Imbernón (2010) sobre formação continuada de professores, Oliveira (2010) sobre os saberes necessários ao professor de português, dentre outros. Constatamos que o PIBID contribui tanto para a valorização da formação docente nos estágios da formação inicial quanto no da formação continuada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
2019-09-05T16:51:59Z
2019-09-05
2019-09-05T16:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
SOUSA, Francisca Vieira de. Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
identifier_str_mv SOUSA, Francisca Vieira de. Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392545632256